Exposição sobre Egito Antigo chega a São Paulo
Menu & Busca
Exposição sobre Egito Antigo chega a São Paulo

Exposição sobre Egito Antigo chega a São Paulo

Home > Notícias > Cultura > Exposição sobre Egito Antigo chega a São Paulo

A exposição Egito Antigo: do Cotidiano à Eternidade estreia no CCBB de São Paulo nesta quarta-feira (19) e traz 137 itens originais emprestados do Museu Egípcio de Turim, na Itália.

Exposição sobre Egito Antigo estreia em São Paulo nesta quarta-feira (19) | foto: Reprodução
Exposição sobre Egito Antigo estreia em São Paulo nesta quarta-feira (19) | foto: Reprodução

Encerrada no início de fevereiro, a versão destinada ao Rio de Janeiro bateu recordes de visitação, contando com 1,4 milhão de pessoas. Assim, a mostra superou o surrealista Salvador Dalí e Yayoi Kusama, japonesa afionada por bolinhas, que estiveram no mesmo centro cultural em 2014.

No entanto, as expectativas de público são menores no espaço paulistano, uma vez que o local é bem menor do que o do Rio – cerca de 4 vezes reduzido. Além disso, o número máximo de visitantes que o ambiente cultural paulista já recebeu foi de 381 mil em uma exposição.

Publicidade

Com relação à disposição dos objetos, há três seções. A primeira conta com os utensílios do dia a dia dos egípcios, a segunda traz peças que tratam da relação do povo com o sagrado e a última reúne as tradições funerárias.

Dentre os objetos expostos são encontrados artefatos originais, papiros, estátuas e até múmias. Sobre isso, o historiador da arte e curador da mostra, Pieter Thomas Tjabbes, explica que “[os egípcios] gostavam tanto da vida que queriam perpetuá-la. Todos os objetos daqui foram encontrados mumificados. Os egípcios queriam levar com eles”.

Mais do que isso, as cores das paredes das salas do edifício explicam fatos e curiosidades dessa cultura. Ademais, há também uma simulação de escavação e vários quadros para que os visitantes apreciem.

Publicidade

Além disso, há a estátua da deusa Sekhmet, divindade guerreira com cabeça de leoa que acaba por ser considerada um dos pontos altos da mostra.

 Estátua da deusa Sekhmet | foto: Reprodução
Estátua da deusa Sekhmet | foto: Reprodução

Passeio pela exposição do antigo Egito

A visitação completa tem duração de 2 horas, sendo guiada sempre por um historiador. Por intermédio do profissional, o público entenderá um pouco mais sobre a história dos egípcios e dos itens ali encontrados.

Sendo assim, o passeio começa da parte de cima à parte de baixo, ou seja, do 4º andar até o subsolo do espaço cultural.

Portanto, a exposição gratuita começa hoje (19) no CCBB paulista, na rua Álvares Penteado, número 112. Diante disso, os horários serão de domingo à segunda, das 9h às 21h.

Além disso, hoje (19), às 14h, terá uma palestra com Christian Greco, diretor do Museu Egípcio de Turim no CCBB-SP também. O evento será gratuito e terá a divulgação de senhas uma hora antes da apresentação de Greco.

Tags mais acessadas