sábado, 15 junho, 24
HomeMercadoEntupimento de fossa: principais causas, o que fazer e cuidados

Entupimento de fossa: principais causas, o que fazer e cuidados

É bastante comum que entupimento de fossa aconteça, principalmente, porque as pessoas não fazem nem ideia de qual a funcionalidade dessa fossa. O que é normal já que as vezes a pessoa não precisou lidar com esse tipo de problema durante a vida toda, já que era só contratar um serviço, ou até mesmo, pedir ajuda a algum conhecido.

Entupimento Principais causas, o que fazer e cuidados
Entupimento Principais causas, o que fazer e cuidados. | Foto: Freepik.

É muito comum achar que o entupimento de fossa se dá por razões naturais ou por questões relacionadas ao uso excessivo daquele espaço. Fato é que na maioria das vezes o entupimento se dá por má utilização, ou pela péssima ou ausência de manutenção em certos casos. Por isso, entender quais são as principais causas e como você deve proceder nesses casos, é essencial para que você consiga utilizar esses recursos de maneira cuidadosa evitando futuros problemas relacionados ao entupimento. 

O entupimento de fossa pode ser mais recorrente do que você imagina, portanto confira abaixo o que pode causar esse problema. 

Principais causas do entupimento de fossa

Podemos citar três causas de entupimento de fossa: 

1. Óleos e gorduras

Entre as causas comuns de entupimento, estão as gorduras e óleos. Isso se deve ao fato de que grande parte desses resíduos acabam se solidificando dentro da tubulação. Como são compostos que não se misturam ou se dissolvem na água,  com o passar do tempo, vão ficando acumulados e podem causar grandes problemas com a obstrução.

Esse tipo de entupimento pode acontecer tanto na fossa séptica, quanto nos próprios canos. 

Desse modo, evitar esse problema é bem simples, ao cozinhar, descarte gorduras e óleos e um recipiente plástico e direcione para o lixo, nunca para os ralos, até porque existem diversas questões ambientais que orientam o descarte desses compostos dessa maneira. 

2. Objetos sólidos

Nesse caso, pode parecer até algo óbvio, mas não é. Diversas pessoas realizam o descarte de fio dental, papel higiênico e diversos outros itens sólidos através de ralos de pia, ou através do próprio vaso sanitário. 

Realmente, um fio dental não irá causar o entupimento, assim como um pedaço de papel higiênico também não irá, mas aos poucos o acúmulo acaba se tornando considerável, e nesses casos gera uma obstrução e o entupimento. Para evitar casos como esse é simples, utilize os ralos e vasos sanitários para descarte de líquidos solúveis em água, e das suas necessidades fisiológicas, respectivamente. 

3. Falta de limpeza em ralos e sifões

Naturalmente é comum, principalmente em pias de cozinha e ralos externos, que haja o acúmulo de matéria orgânica em excesso, que acaba gerando mau cheiro e até mesmo o entupimento dessas vias. Isso é normal, só não é normal que você não realize reparações e limpezas dessas vias com certa frequência. Coloque uma rede nos ralos de pias e externos, que diminuirá consideravelmente o número de objetos que cairão dentro dos ralos, diminuindo assim a necessidade de manutenção, e chance de problemas futuros. A única coisa a se atentar é tirar essa rede periodicamente, uma vez ao dia no mínimo, e limpá-la e recolocá-la no lugar.

Como evitar o entupimento da fossa?

Evitar o entupimento de fossa, pode ser uma tarefa bem simples, basta evitar ralos muito abertos e que possam acabar recebendo folhas, e diversas outras matérias que podem obstruir o fluxo de escoamento. 

E também realizar o descarte correto dos objetos é uma ótima forma de como evitar entupimento de fossa. Pense que você está vivendo em uma coletividade, e que se todo mundo pensar “É só um papel higiênico” ou “É só um fio dental”, a quantidade de matéria que será destinada erroneamente aos ralos e tubulações é gigantesca.

Qual a melhor maneira de descartar óleo de cozinha usado?

Existem diversos centros de reciclagem, igrejas e outros pontos na cidade que aceitam e recolhem óleo de cozinha usado. Portanto, o seu descarte pode e deve ser feito juntamente com o lixo, ou entregue nesses locais de coleta. Obviamente, não faz sentido algum sair despejando óleo por todo o seu lixo, isso só acaba atrapalhando o trabalho de quem atua coletando e separando o lixo. 

No caso da reciclagem, pode até mesmo inutilizar aquele material reciclado. Portanto, sempre tenha garrafas pet a disposição para realizar o descarte correto desse material. 

Quais são as causas do mau cheiro de tubulações?

O mau cheiro nas tubulações pode ter ação direta do acúmulo de matéria orgânica em ralos e tubulações, mas também com o retorno do esgoto. O retorno de esgoto é causado, principalmente em dias de chuva, nos quais existe uma entrada de água pela saída de esgoto, que ao invés de continuar no movimento de saída, acaba sendo influenciado pelo fluxo da água e acaba retornando a tubulação gerando mau cheiro. Isso pode ser resolvido com a instalação de uma válvula de retenção. 

No caso do acúmulo de matéria orgânica, instalar um triturador nos ralos de pias pode ser uma solução, mas a melhor de todas é realizar o descarte correto dos restos de alimentos e materiais orgânicos, evitando que eles tomem o rumo das tubulações. É possível utilizá-los em jardins para melhoria do solo, e também realizar o descarte correto no lixo. O triturador diminui bastante essa ação, mas não é uma garantia de que isso não acontecerá mais. 

Onde encontro o serviço de desentupimento de fossa?

Por diversas vezes procuramos soluções caseiras em situações que demandam a intervenção de profissionais. Quando o assunto é relacionado a afazeres domésticos, isso não é muito diferente. Por um lado isso gera uma economia no curto prazo, mas também trás uma dor de cabeça enorme no longo prazo, quando após diversos paliativos, o problema realmente não possui mais solução caseira, o que demanda a atuação árdua de um profissional, que pode, por muitas vezes, acaba nem conseguindo resolver o problema.

Se você estiver com um problema de entupimento de fossa, buscar um serviço especializado é fundamental, e por isso fica a recomendação da Desentupidora Eminente. No site, você encontrará como contratar desentupidor de encanamento e diversas outras opções de serviços e também um pouco mais sobre como a empresa atua, preços, informações gerais e muito mais.

____________________________
Por Bernardo Augusto E Silva Monteiro – Fala! Universidade Estadual do Rio de Janeiro

ARTIGOS RECOMENDADOS