Entenda por que whey protein é indicado para idosos!
Menu & Busca
Entenda por que whey protein é indicado para idosos!

Entenda por que whey protein é indicado para idosos!

Home > Lifestyle > Saúde > Entenda por que whey protein é indicado para idosos!

O whey protein é uma proteína de alto valor biológico retirada do soro do leite. Por conter vários aminoácidos essenciais, é indicado para quem quer ter uma alimentação saudável e equilibrada. Inclusive, para idosos ainda contém outros benefícios e merece um destaque.

Entenda por que whey protein é indicado para idosos!

O suplemento nada mais é do que uma fonte de proteína, assim como ovos, peixe, frango, carne bovina, alguns vegetais e leguminosas. O seu diferencial é a praticidade de consumo e o sabor: pode ser usado para substituir refeições doces, por exemplo, além de ser outra opção de proteína diária em lanches como a ceia ou café da manhã.

Panquecas: podem ser preparados com whey protein

Hoje, diversos estudos apontam que o whey protein não deve ser associado somente ao esporte, à hipertrofia ou à definição muscular: pode ser utilizado por qualquer pessoa, exceto as que têm algum tipo de alergia ou intolerância.

Nos idosos pode suprir a falta de proteínas diárias ingeridas, pois a ação de mastigar pode estar prejudicada pelo uso de dentaduras, o que atrapalha a absorção dos aminoácidos. Além disso, é um poderoso aliado para a redução da sarcopenia: contém todos os nutrientes necessários para diminuir a perda de massa muscular, como também favorecer a síntese proteica, proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Mas o que é sarcopenia?

É uma doença, muitas vezes silenciosa, caracterizada por uma progressiva redução de músculos, desempenho muscular e força. Pode estar associada a diversas outras morbidades e ocasiona um aumento do risco de incapacidade física, perda da qualidade de vida e até a morte.

Para que o quadro de diminuição da massa muscular esquelética não aumente ou entre em estágios mais severos, atividades como fisioterapia e musculação são muito indicadas, além de hábitos alimentares saudáveis.

Referências: “Proteínas do soro do leite: composição, propriedades nutricionais, aplicações no esporte e benefícios para a saúde humana” – Revista de Nutrição; Juliana Veloso Nutricionista (@julianavelosonutri).

Tags mais acessadas