Entenda por que precisamos falar sobre apropriação cultural Entenda por que precisamos falar sobre apropriação cultural
Menu & Busca
Entenda por que precisamos falar sobre apropriação cultural

Entenda por que precisamos falar sobre apropriação cultural

Home > Entretenimento > Cultura > Entenda por que precisamos falar sobre apropriação cultural

O Brasil é formado por diversos povos, etnias e raças. Diante disso, temos uma cultura miscigenada, com uma variedade de costumes e influências de outros países, como, por exemplo, a cultura africana. Podemos observar que ela está presente no cotidiano do brasileiro, naquela feijoada toda quarta-feira ou, até mesmo, aquela festa típica que todos amam, o Carnaval.

Por ser um país diversificado, infelizmente, algumas pessoas não respeitam as diferenças culturais, gerando um desrespeito naqueles que carregam a essência da cultura brasileira. Isso gera uma discussão que está em alta nos dias atuais, a apropriação cultural. Mas, afinal, o que significa esse termo que está presente, especialmente, nas redes sociais?

apropriação cultural
Entenda por que precisamos falar sobre apropriação cultural. | Foto: Reprodução.

Apropriação cultural

Apropriação cultural é quando uma pessoa adota alguns costumes de uma cultura que não é sua, e acaba utilizando-as sem referência daquela cultura adotada. Essas práticas podem ser alguns acessórios, trajes típicos, danças, símbolos e crenças religiosas. Ou seja, aquelas pessoas que não sabem o significado cultural dos costumes absorvidos, ou até mesmo quando alguém de uma cultura dominante que explorou aqueles grupos minoritários, assume os hábitos desses grupos sem permissão. 

Podemos observar esses atos, por exemplo, quando um indivíduo de raça branca decide usar um turbante, dreads ou trancinhas na cabeça, e com isso é vista como estilosa. Enquanto, ao mesmo tempo, quando um negro decide usar esses elementos, acaba sendo discriminado pelos brancos. 

A dica é: antes de incorporar algum costume que pertence à outra cultura, informe-se a respeito do seu significado. Isso pode fazer com que você aprenda melhor o lugar de todos nós no mundo, descobrindo diversos detalhes de cada cultura e, assim, inserir na sua vida com mais conhecimento.

_____________________________
Por Giovana Martuscelli Costola – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas