sexta-feira, 14 junho, 24
HomeUniversidadesENEM 2023: MEC divulga resultados nesta terça-feira 

ENEM 2023: MEC divulga resultados nesta terça-feira 

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foram divulgadas nesta terça-feira (16). O ENEM 2023 foi realizado nos dias 05 e 12 de novembro e contou com mais de 3,9 milhões de inscritos. 

O exame é a principal porta de entrada para o ensino superior público e privado. As notas podem ser usadas para programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema Único de Seleção (SISU) e o Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, elas podem ser usadas para auxílios como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

A previsão do Ministério da Educação (MEC) era que o resultado fosse liberado às 09h (no horário de Brasília), assim que começasse a coletiva de imprensa marcada. No entanto, as notas não foram divulgadas no horário previsto e muitos estudantes estão relatando dificuldade em acessar o site do INEP. 

ENEM 2023 - resultado
Saiba como acessar a nota do ENEM 2023. | Foto: Freepik.

Como acessar o resultado do ENEM 2023? 

Mas, afinal, como conferir o resultado do ENEM 2023? O estudante deve acessar a página do Participante no site do Inep, a partir do login único com a conta gov.br. Para o login, é necessário CPF e senha da conta. Caso o participante tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la clicando em “esqueci minha senha”. 

Após o login, o participante tem acesso a nota de cada área do conhecimento: Redação, Ciência Humanas e suas Tecnologias, Linguagens Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. 

A nota da Redação varia de 0 a 1000 e é pontuada a partir de 5 competências. E em cada uma dessas competências, o participante pode pontuar de 0 a 200 pontos.

As notas das outras áreas do conhecimento, que são avaliadas por meio das questões objetivas, são calculadas a partir do sistema TRI (Teoria de Resposta ao Item). O sistema visa evitar chutes e avalia a coerência das respostas dos candidatos por meio de critérios como dificuldade da questão e habilidades dominadas. Por isso, as notas das provas objetivas podem variar bastante, inclusive a cada ano, não havendo uma escala de nota mínima e máxima possível.

_______________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS