sexta-feira, 19 abril, 24
HomeUniversidadesEnem 2020: Começa hoje o prazo para pedidos de isenção da taxa

Enem 2020: Começa hoje o prazo para pedidos de isenção da taxa

Começa hoje (6) o prazo para os pedidos de isenção da taxa de inscrição para a prova do Enem 2020, no valor de R$85. Estudantes de baixa renda podem fazer o pedido através da Página do Participante, no site oficial do Inep.

enem 2020 pedido de isenção da taxa
Começa hoje o prazo para pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2020. | Foto: Reprodução.

Além do pedido de isenção da taxa, o estudante que não conseguiu participar do Enem em 2019, poderá, a partir de hoje, justificar a ausência. O prazo para os dois serviços vai até o dia 17 de abril.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 1 e 8 de novembro. No primeiro dia, a prova terá 45 questões de Ciências Humanas, 45 sobre Linguagens e Códigos e uma Redação. No segundo dia, a prova será composta por 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 sobre Matemática.

Quem pode pedir isenção da taxa?

Conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aqueles que estudaram todo o ensino médio em escola pública ou em colégio particular como bolsista integral e que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 1.567,50), podem pedir isenção da taxa.

Além disso, quem possui renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 522,50) ou total de até três salários mínimos (R$ 3.135), ou que estão inscritos no CadÚnico, também têm direito.

Os estudantes que estão no último ano do ensino médio em escola pública e os participantes que conseguiram a certificação para o ensino médio através do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) também podem solicitar a isenção.

Justificar ausência no Enem 2019

Os estudantes que, no ano passado, obtiveram a isenção da taxa do Enem, mas não compareceram a um ou aos dois dias da prova, devem justificar a ausência. Somente após a justificativa ser aceita, o pedido para uma nova isenção da taxa será aceito.

Para justificar a ausência, é necessário seguir o passo a passo disponível na Página do Participante. Entre os motivos aceitos para a ausência, estão: assalto, casamento, acidente, morte na família, trabalho e intercâmbio. Documentos que comprovem a ausência serão exigidos.

Erro no sistema do Enem

Nas redes sociais do Inep, alguns participantes reclamaram de erros no sistema, que os impediram de solicitar a isenção da taxa. A maioria relatou falha na data de nascimento.

Erros e lentidão no sistema do Enem são comuns nos primeiros dias de inscrições, solicitações e resultados. Até o momento da publicação desta matéria, o Inep não havia se pronunciado a respeito.

_____________________________________
Por Rafaele Oliveira – Redação Fala!