quinta-feira, 2 maio, 24
HomeEntrevistasEmpreendedorismo feminino com Naiman Cumba Sanhá Injai

Empreendedorismo feminino com Naiman Cumba Sanhá Injai

Naiman Cumba Sanhá Injai – mais conhecida por Perola Injai nasceu em Bissau (Guiné Bissau). Em 2005, deixou o país e foi viver em Portugal, onde terminou o ensino secundário, mas de uma forma limitante – sem os objetivos traçados em termos académicos.

Já em 2019 deixou Lisboa e foi morar em Peterborough, Inglaterra.

Com a influência e estímulo do seu saudoso avô, ex-ministro das finanças Issuf Sanha, ainda muito nova, com apenas 3 anos de idade começou a dançar. Chegou a fazer parte de Associação das Crianças Jovens Trabalhadores e Pequenos Jornalistas (Rada Barney, INDE, PLAN, AMIC e UNICEF), depois jogou o basquetebol na Seleção Nacional da Guiné-Bissau. Uma história marcante!

Naiman Cumba Sanhá Injai
Naiman Cumba Sanhá Injai. | Foto: Arquivo Pessoal.

Entrevista com Naiman Cumba Sanhá Injai

Naiman participou também em vários vídeos clipes (quase 150) com artistas nacionais e internacionais, teve oportunidade de viajar para vários países, nomeadamente: Macau, França, Espanha, Inglaterra, Luxemburgo, Itália, Senegal e Boston, com o intuito de representar Guiné Bissau através da dança.

O nome Pérola Injai é uma alcunha dado a ela, com muito amor e carinho, pelo saudoso cantor guineense, o irreverente BADJUNCO DE FERRO - NENÊ TUTY, contou ela
O nome Pérola Injai é uma alcunha dado a ela, com muito amor e carinho, pelo saudoso cantor guineense, o irreverente BADJUNCO DE FERRO – NENÊ TUTY, contou ela. | Foto: Arquivo Pessoal.

“Agora o meu foco empresarial é angariar fundos para criar uma instituição de caridade, a fim de acolher crianças, jovens e adultos carenciados. É nesse sentido e não só, que tenho como lema da vida: ‘Juntos somos mais fortes’ (todos por um e um por todos)”, contou.

Atualmente, Naiman é empreendedora social e CEO da empresa Djintis Fx’s (a sua marca) e em 2020, inaugurou a sua loja de venda de roupas e calçados variados.

A sua marca Djintis Fx’s é um embrião do sonho de criar algo atrelado aos mais carenciados, em especial às crianças.

Emprendedora Naiman Cumba Sanhá Injai e o secretário de estado de cultura da Guiné-Bissau Sr. Francelino Cunha. | Foto: Arquivo Pessoal.

“Sonhos? Tenho um desejo de abrir uma escola de dança, para materializar o sonho de ensinar a dança aos mais novos. Para finalizar; e para quem não sabe: Sou mãe de um menino, com o nome de Leonardo Aladji Mandjai.”, completou Naiman.

Por Benazira Djoco – Fala! UNIESP PB