O açúcar, por ser um alimento muito calórico e com alto índice glicêmico, contribui para doenças cardiovasculares e diabetes. Para você que deseja emagrecer ou simplesmente melhorar a sua saúde, o indicado é que você diminua o consumo.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é que a ingestão diária não ultrapasse 10% das calorias totais. Maiores benefícios à saúde podem ser alcançados se este consumo for reduzido para 5%, ou seja, 25g por dia.
Mas eu amo doce, o que posso fazer?
O xilitol, também chamado de xylitol, é um alimento funcional que pode ser consumido em substituição ao açúcar. É classificado como um edulcorante nutritivo que possui sabor doce igual ao da sacarose (o açúcar comum). Além disso, é considerado um adoçante natural de baixo índice glicêmico.
Uma colher de sopa de xilitol tem 48 calorias e 20g de carboidrato, uma redução calórica de 40% comparado ao açúcar. E, mesmo com o tanto de amido similar, o efeito no organismo é completamente diferente.
Ele é um composto que pode contribuir na melhora da composição corporal (menos gorduras e mais músculos) por ser metabolizado por uma via diferente, que não eleva a liberação de insulina repentina no sangue, como ocorre com os carboidratos do tipo simples, devido ao seu índice glicêmico que é 7, enquanto o da sacarose é 65 e da glicose (padrão) é 100.
Posso substituir para adoçar o que eu quiser?
A resposta é sim. O xilitol pode ser utilizado para adoçar cafés, chás e sucos, como também no preparo de bolos, pudins, tortas e qualquer tipo de sobremesa.
Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)