quarta-feira, 29 maio, 24
HomeNotíciasEleições 2022: Lula Proposta de Governo; confira

Eleições 2022: Lula Proposta de Governo; confira

Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula (PT), é um dos candidatos ao cargo de presidente nas Eleições 2022. O petista já o governou o país por dois mandatos seguidos, entre 2003 e 2011.

Com o vice Geraldo Alckmin (PSB), ex-governador de São Paulo, Lula busca governar o país mais uma vez. A chapa já divulgou suas propostas para as eleições 2022, que têm seu primeiro turno no dia 02 de outubro. Confira!

Lula - Eleições 2022 - propostas, eleicoes 2022 proposta de governo, Lula proposta de governo, Lula pt, Eleicoes 2022 lula, Eleicoes 2022 pt, Lula e geraldo alckmin, Geraldo alckmin, Eleicos 2022 candidatos
Conheça as propostas de Lula para as Eleições 2022. | Foto: Montagem/Instagram.

Principais propostas de governo do Lula nas Eleições 2022

O documento, chamado de “Diretrizes Para o Programa de Reconstrução e Transformação do Brasil”, foi elaborado pela Coligação Brasil da Esperança. A organização é composta pelos partidos PT, PSB, PCdoB, PV, Psol, Rede, Solidariedade, Avante e Agir.

O documento explica que o principal objetivo da união dos partidos é reconstruir o presente e transformar o futuro do país. “Nosso horizonte é a criação de um projeto justo, solidário, sustentável, soberano e criativo para um Brasil que seja de todos os brasileiros e brasileiras”, afirma o texto.

As propostas do governo giram em torno da desenvolvimento social, econômico, direito à democracia e proteção ambiental. As medidas tem como o principal objetivo a reconstrução do país, que é a grande promessa da chapa Lula – Alckimin.

Nova Legislação Trabalhista

O documento cita uma reformulação das leis trabalhistas que englobe os mais diversos tipos de ocupações, desde empregos formais, a trabalhadores em home office, autônomos, domésticos, entre outros. Além disso, promete reestabelecer o acesso gratuito à justiça do trabalho.

Outras propostas relacionadas às leis trabalhistas são a criação de oportunidades de empregos, a reestruturação sindical, a valorização do salário mínimo, a fim de melhorar o poder de compra do trabalhador, e a reconstrução da seguridade e da previdência social.

Enfrentamento da fome e da pobreza

O governo Lula propõe a retomada da centralidade e da urgência no enfrentamento do problema da fome e da pobreza no Brasil. “Produzimos comida em quantidade para garantir alimentação de qualidade para todos. No entanto, a fome voltou ao nosso país. (…) Trabalharemos de forma incansável até que todos os brasileiros e as brasileiras tenham novamente direito ao menos a três refeições de qualidade por dia”.

Bolsa Família renovado e ampliado é uma das propostas de Lula para as Eleições 2022

Entre as propostas está o retorno do Bolsa Família, programa de assistência social que se popularizou durante o governo do petista. A proposta é que ele volte renovado e ampliado garantindo uma renda compatível com a nova realidade e necessidade da população.

Melhorias no Sistema Único de Saúde (SUS)

A chapa também propõe uma melhoria das condições do SUS e do direito à vida, que “têm sido tratados com descaso pelo atual governo”. A ideia é atender as demandas que foram negligenciadas durante a pandemia, como atender pessoas que sofrem com sequelas da doença e retomar o incentivo ao programa nacional de vacinação.

Conservação e Promoção da Segurança Pública

A chapa promete implementar políticas para melhoria da segurança pública, contemplando “ações de atenção às vítimas e priorizarão a prevenção, a investigação e o processamento de crimes e violências contra mulheres, juventude negra e população LGBTQIA+”. A proposta ainda tem o objetivo de realizar uma reforma a fim de implementar e aprimorar o Sistema Único de Segurança Pública.

Políticas de Combate às Drogas

A proposta é que o país “precisa de uma nova política sobre drogas, intersetorial e focada na redução de riscos, na prevenção, tratamento e assistência ao usuário”. A ideia é criar estratégias para enfrentar e desarticular organizações criminosas.

Combate ao racismo estrutural

Também faz parte dos planos do petista a criação e implementação de políticas públicas que combatam o racismo estrutural e promovam igualdade racial. “Construiremos políticas que combatam e revertam a política atual de genocídio e a perseguição à juventude negra, com o superencarceramento, e que combatam a violência policial contra as mulheres negras, contra a juventude e negra e contra povos e comunidades tradicionais de matriz africana e de terreiro”.

Além de criar e ampliar políticas públicas contra o racismo, Lula também promete continuar com as políticas de cotas raciais.

Proteção e garantia dos direitos dos animais

A chapa se compromete com a proteção de garantia de direitos dos animais. Para isso, a proposta inclui campanhas educativas e apoio a iniciativas que tenham eficácia no cuidado animal.

Teto de Gastos

Com o objetivo de “recolocar os pobres e trabalhadores no orçamento”, a chapa propõe revogar o teto de gastos e rever a atual política fiscal do Brasil.

Reforma Tributária é uma das principais propostas do petista para as Eleições 2022

O candidato a presidência também promete a implementação de um reforma tributária, em que os pobres paguem menos e os ricos mais. “Vamos fazer os muito ricos pagarem imposto de renda, utilizando os recursos arrecadados para investir de maneira inteligente em programas e projetos com alta capacidade de induzir o crescimento, promover a igualdade e gerar ganhos de produtividade”.

Incentivo à pesquisa

A chapa garante apoio ao desenvolvimento tecnológico e científico. Entre as propostas, podemos citar a liberdade a pesquisa e a recomposição “do sistema nacional de fomento do desenvolvimento científico e tecnológico, via fundos e agências públicas como o FNDT, o CNPq e a CAPES”.

Proteção ambiental

O candidato Lula também propõe proteção ambiental e combate à crimes ambientais. “É imperativo defender a Amazônia da política de devastação posta em prática pelo atual governo. (…) Combateremos o crime ambiental promovido por milícias, grileiros, madereiros e qualquer organização econômica que aja ao arrepio da lei”.

Liberdade de imprensa é mais uma das propostas do candidato paras as Eleições 2022

O petista promete atuar de maneira que a atividade do jornalismo possa ser desempenhada de forma livre novamente. Assim, a ideia é que “a violência contra jornalistas, meios de comunicação, comunicadores e todos os profissionais de imprensa sejam coibidas e punidas. A democracia clama pela mais ampla liberdade de imprensa”.

____________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS