Ela voltou: Confira a análise da rodada 28 da La Liga
Menu & Busca
Ela voltou: Confira a análise da rodada 28 da La Liga

Ela voltou: Confira a análise da rodada 28 da La Liga

Home > Notícias > Esporte > Ela voltou: Confira a análise da rodada 28 da La Liga

Na última quinta-feira, dia 11, a bola voltou a rolar na Espanha com a retomada da La Liga, nome como é conhecido o Campeonato Espanhol. O retorno veio com todo estilo em sua 28ª rodada, contando com transmissões televisas com arquibancadas virtuais, pelo fato dos portões estarem fechados por medidas preventivas ao controle do Covid-19 no país; um grande clássico de Andaluzia, derby entre Sevilla e Real Betis, abriu a rodada, sendo vencido pela equipe sevilhana, que tem o nome da cidade, por 2 a 0, gols marcados por Ocampos e o brasileiro Fernando.

la liga
Arquibancada com torcedores virtuais, no estádio do Sevilla, chamado Ramon Sanchés Pizjuán. | Foto: La Liga Santander.

Na sexta, dois jogos deram continuidade à rodada, o Granada endureceu a partida contra o Getafe, vencendo em sua casa pelo placar de 2 a 1; logo depois, a famosa equipe do Valencia fez um jogo apático com seu rival local, Levante, chegando até a conferir o primeiro gol do jogo perto dos 45 minutos do 2º tempo, no entanto, acabou sofrendo o empate no último minuto, pênalti assinalado com auxílio do VAR.

O destaque ficou para o sábado, dia em que foram realizadas 4 partidas: a vitória do tradicional Villarreal sobre o Celta em Vigo, o Valladolid vencendo o Leganés fora de casa, além de duas equipes catalãs que saíram com os 3 pontos.

O Espanyol venceu o Alavés no Cornellà-El Prat, porém, as luzes e holofotes estavam todos em direção ao líder Barcelona, que viajou à Ilha de Mallorca, para enfrentar o clube que tem o nome da ilha. Com apenas 1 minuto de jogo o Barça já estava na frente, bola na rede realizada pelo chileno Arturo Vidal; o craque Lionel Messi, 10 da equipe, deu duas assistências e fechou o placar com uma goleada de 4 a 1.

O domingão fechou a rodada com três jogos, logo pela manhã, 9h no horário de Brasília, um grande embate entre os Atléticos, o de Bilbao e o de Madrid no San Mamés, jogo igualado em 1 a 1; mais tarde, a Real Sociedad empatou com o Osasuna, e o Real Madrid foi a campo.

campeonato espanhol
Messi foi o destaque do confronto contra o Mallorca. | Foto: La Liga Santander.

Apesar de ser mandante, o Real Madrid não pode mandar sua partida no grandioso estádio Santiago Bernabeu, pois ele entrou em reformas durante os esforços ao combate da atual pandemia; o jogo contra o Eibar foi realizado no Estádio Alfredo Di Stéfano, homenagem ao ídolo do clube falecido em 2004, localizado no Centro Esportivo dos merengues.

Assim como seu maior rival, Barcelona, no começo do jogo, o Real já estava na frente, com uma pintura conferida pelo alemão Toni Kross, o segundo foi marcado pelo capitão Sergio Ramos e o terceiro pelo brasileiro Marcelo, tudo nos primeiros 45 minutos; a equipe do País Basco descontou no 2º tempo em falha do goleiro belga Courtois.

antirracismo no futebol
Marcelo ajoelha na comemoração de seu gol, com gesto antirracista que vem sendo manifestado pelo mundo. | Foto: Pierre-Philippe Marcou/AFP.

Como fica o Campeonato

A La Liga continua sendo liderada pelo líder Barcelona, agora com 61 pontos, tendo o Real Madrid grudado, com 59; a distância é considerável ao segundo pelotão, que disputa primordialmente as zonas de qualificação às Ligas Internacionais, nesse momento o Sevilla, o qual venceu, está isolado na 3ª colocação com 50 pontos, conseguindo se distanciar da Real Sociedad (4º) com 47, Atlético de Madrid (5º) e Getafe (6º) com 46, além do Valencia (7º) com 42; todos os quatro últimos clubes citados tropeçaram na 28ª rodada. A zona de rebaixamento segue com Mallorca (18º), Leganés (19º) e o lanterna Espanyol, que estão embolados entre si, buscando sair da posição de queda, a qual também ameaça Eibar (16º) e Celta (17º).

O Campeonato terá uma sequência intensa de jogos todos os dias, com previsão de término entre os dias 17 e 19 de julho. A 29ª rodada já será iniciada nessa segunda-feira, dia 15, com Sevilla e Levante, além de Real Betis e Granada.

O líder Barcelona volta à sua casa, o Camp Nou, na terça-feira recebendo o Leganés às 17h, horário de Brasília. Já o Real Madrid, fechará mais uma rodada na quinta-feira, em um jogo que promete ser difícil com o Valencia, no seu mesmo alternativo Estádio Alfredo Di Stéfano, às 17h. 

retorno la liga
Estádio Alfredo Di Stéfano. | Foto: Getty Imagens.

___________________________________
Por Luiz Henrique Marcolino Cisterna – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas