Menu & Busca
Efeitos e Consequências da Alta do Dólar

Efeitos e Consequências da Alta do Dólar


O Dólar hoje vale R$ 4,13 centavos. É um número alto, que flutua entre os maiores valores do dólar em relação ao real nas últimas décadas. Há setores que ganham e setores que perdem com a valorização do dólar, confira:

BENEFICIADOS PELA ALTA DO DÓLAR:

Indústria Nacional
Como os produtos estrangeiros ficam mais caros, empresas que produzem e vendem no Brasil ficam mais competitivas – principalmente se essas empresas não precisam importar matéria-prima.

Empresas exportadoras
Empresas que produzem gastando em reais e vendem ganhando em dólares se beneficiam muito, já que os preços dos produtos ficam mais competitivos lá fora e a margem de lucro sobe.

Turismo nacional
Como fica muito mais caro viajar para o exterior, o brasileiro, que continua ganhando o mesmo salário em reais, prioriza os destinos nacionais. Quem iria para Cancún acaba indo para o Nordeste. A vinda de turistas estrangeiros, atraídos pelo real mais baixo, também ajuda o turismo interno.

 

PREJUDICADOS PELA ALTA DO DÓLAR

Indústria Importadora
Quem importa peças e matéria-prima vê seu custo de produção disparar. Pra não ter perdas, as empresas elevam seus preços, o que pode afastar consumidores. E com o real fraco, os produtos importados se tornam menos competitivos frente aos produtos nacionais.E tome inflação!

Intercambistas/Turistas com viagem ao exterior
Os preços das passagens aéreas, dos hotéis e das compras ficam mais caros. A fatura do cartão de crédito ou pré-pago também aumenta, além da cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 6,38% e incerteza da cotação a ser paga.

Empresas com dívidas em dólar
Naturalmente, quanto maior for seu endividamento em moeda estrangeira, mais difícil será pagar sua dívida.

 

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas