Quase todos sabem, a educação a distância (EAD) é uma tendência da atualidade. Boa parte disso se deve à pandemia, que fez com que várias pessoas passassem a trabalhar e estudar diretamente das suas casas, tornando assim o EAD mais cobiçado e acessível nessa realidade pós-pandêmica.
O estudo EAD pode ser um benefício para algumas pessoas, isso porque o Ensino a Distância dispõe de vários artifícios que contribuem para a flexibilidade e a auto instrução do indivíduo, além de evitar o deslocamento do estudante.
Ainda, essa modalidade de ensino pode ser incluída em algumas categorias congêneres, pois compartilham das mesmas similaridades, por exemplo: autoensino, autoestudo, estudo regulado, estudo dirigido, estudo independente e estudo autônomo.
Pontos positivos e negativos da Educação a Distância
Todos os materiais utilizados na Educação a Distância têm seus pontos positivos e negativos. Veja a seguir:
Materiais impressos
Foi através desse tipo de material que começou a história do ensino a distância.
Veja só, na escola, já aconteceu de você receber um livro do professor para estudar em casa e depois devolvê-lo? É bem provável que sim. Então, isso é considerado uma modalidade de ensino a distância, pois é uma forma de auto instrução e estudo assíncrono, além do mais foi considerado como um dos primeiros modos de EAD.
Pontos positivos do material impresso
Portabilidade, versatilidade, leitura e familiaridade.
Pontos negativos
Atualização custos de produção, linearidade, pouca interação e dificuldade de atualização.
Materiais auditivos: pontos positivos
Áudio, familiaridade, estímulo auditivo e memorização.
Pontos negativos
Atualização, custo de produção e distribuição.
Mídias autoinstrucionais em vídeo: pontos positivos
A modalidade visual e auditiva parecem compartilhar de benefícios parecidos: riqueza de estímulos, dinamicidade, sentimento e envolvimento sensorial.
Pontos negativos
Atualização, custos de produção, e distribuição.
Aulas práticas
Muitas pessoas ficam receosas ao fato de não terem contato humano ou até mesmo perderem de praticar as características da profissão. No entanto, atualmente, esse medo é provável que seja superado, pois grande parte das instituições que oferecem ensino a distância dispõe de uma rotina bem articulada de aulas-provas e avaliações presenciais, além de programas que auxiliam o diálogo com o tutor de cada disciplina.
Observando com calma os pontos positivos e negativos, parece que os positivos se sobressaem.
Na verdade, o grande impasse do ensino a distância hoje em dia é o investimento, a atualização e a redistribuição das mídias internacionais que, inclusive, estão cada vez mais presentes em nossas vidas. Mas a parte boa é que só é necessário acesso à internet e um computador ou um celular para ter acesso às aulas e aos conteúdos.
No entanto, para quem busca liberdade e versatilidade ou tem a vida um pouco corrida, a modalidade de ensino à distância é perfeita para esses casos. Contudo, é necessário ter prudência e utilizar das ferramentas que foram ditas no começo deste artigo: Flexibilidade e auto instrução.
Gostou de aprender mais sobre os pontos positivos e negativos do Ensino a Distância? Espero ter ajudado você a escolher uma modalidade de ensino que mais combina com sua rotina e preferências!
______________________________
Por William José – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul