Diversidade no mercado de trabalho: saiba a importância de um recrutamento diverso
Menu & Busca
O que é um mercado de trabalho diverso?

O que é um mercado de trabalho diverso?

Home > Notícias > Mercado > O que é um mercado de trabalho diverso?

Um ambiente de trabalho diverso é uma das maiores tendências do mercado de trabalho atual. A diversidade no mercado de trabalho é uma necessidade para promover a inclusão e torná-la uma vantagem estratégica para as empresas. Pois, a partir da construção de uma equipe diversificada, um negócio passa a contar com distintas perspectivas. 

Além do contexto social, a diversidade no mercado de trabalho traz inúmeros benefícios. Neste artigo, contamos tudo sobre o assunto diversidade e inclusão. Quer promover mais diversidade na sua empresa? Continue a leitura e entenda como e por que fazer isso!

diversidade no mercado de trabalho
A diversidade racial no mercado de trabalho e a diversidade de gênero no mercado de trabalho devem ser iniciativas tomadas pelas empresas. | Foto: Pexels/Pavel Danilyuk.

O que é diversidade?

A diversidade caracteriza tudo aquilo que é diferente, que tem pluralidade. Ao abordarmos o tema da diversidade na população, podemos afirmar que ela é a convivência entre indivíduos com diferentes etnias, orientações sexuais, culturas, entre outros aspectos. 

Muitas vezes, a população não sabe lidar com a diversidade. Isso acontece em razão das normas que tentam moldar comportamentos, aparência, orientação sexual e outros aspectos. Essas normas acarretam em uma sensação de inadequação por aqueles que não se encaixam nelas. 

As pessoas que não estão de acordo com as normas passam por uma pressão social e ao falharem na tentativa de se encaixar no padrão tendem a sofrer com preconceitos. O grupo que foge dos padrões é conhecido como minoria. É fundamental ressaltar que as minorias não necessariamente são grupos com menor quantidade numérica na sociedade. 

A população conta com muita diversidade na sua formação. São várias etnias, grupos LGBTQ, pessoas com deficiência, homens e mulheres que devem ser respeitados e aceitos, inclusive, no mercado de trabalho.  

Portanto, a diversidade e inclusão no mercado de trabalho é um ponto crucial para o desenvolvimento de uma organização. Ao contratar profissionais diversos, a empresa tomará uma atitude que demonstra uma postura madura diante da diversidade da sociedade. Ou seja, aceitar colaboradores e suas diferenças é apoiar a inclusão e a tolerância. 

É possível garantir que o Brasil tem um mercado de trabalho diverso?

A população brasileira foi configurada a partir da interação entre diversos povos, o que a torna muito diversificada. Porém, dentro do mercado de trabalho, o Brasil ainda necessita de desenvolvimento em alguns pontos para aumentar a diversidade nas empresas.

Em 2020, foi realizado um estudo pela consultoria McKinsey, chamado “Diversity Matters”, que revelou dados sobre a diversidade do mercado de trabalho brasileiro. A partir de uma entrevista feita com 3.900 funcionários de 1.300 grandes companhias do Brasil, Chile, Peru, Argentina, Colômbia e Panamá, o estudo concluiu que somente 21% dos profissionais brasileiros apontaram que sua empresa possui diversidade.

Mas, ainda há esperanças. Em 2019, a pesquisa “A Diversidade e Inclusão nas Organizações no Brasil”, desenvolvida pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, ouviu 124 grandes empresas. 63% das empresas consultadas revelaram que fazem investimentos em programas e políticas de diversidade e inclusão. 

Os benefícios da diversidade no mercado de trabalho

Até aqui você já compreendeu o que é a diversidade no mercado de trabalho. Ademais, mencionamos que a diversidade pode trazer benefícios importantes para uma organização. A seguir, separamos as principais vantagens, acompanhe: 

1. Criatividade organizacional

Uma das principais vantagens da diversidade no ambiente de trabalho é o aumento da criatividade organizacional. Ao desenvolver um espaço com diferenças e com equipes diversificadas, haverá mais liberdade para expressar opiniões. A partir do encontro de diferentes perspectivas, configura-se um local com maiores chances de desenvolvimento da criatividade. 

2. Diminuição dos conflitos

Em um negócio com valores direcionados para o respeito pela diversidade, a chance de surgirem conflitos é menor. 

A diversidade propicia mais capacidade para os colaboradores lidarem com as diferenças que podem surgir durante a realização das tarefas. Com isso, haverá menos atritos ou confusões.

3. Liberdade de expressão de opiniões

A diversidade traz a sensação de inclusão para os colaboradores, independentemente de seguirem os padrões esperados pela sociedade ou não. Diante dessa realidade, a diversidade e a inclusão diminuem o medo de rejeição, o que favorece a expressão de opiniões livremente dentro do ambiente de trabalho. 

4. Alcance de melhores resultados

Até agora citamos as vantagens que a diversidade no mercado de trabalho traz. Essas vantagens resultam na obtenção de melhores resultados. O principal motivo disso é a presença de um ambiente de trabalho onde há diversidade e o respeito pelas diferenças. 

A diversidade no mercado de trabalho influencia os profissionais a se sentirem mais motivados na realização de suas atividades laborais. Isso aumenta tanto a qualidade de vida dos colaboradores quanto os rendimentos da empresa, visto que as tarefas passam a ser realizadas com mais eficiência. 

Logo, a diversidade no mercado de trabalho é vantajosa para as empresas e para os colaboradores. 

Saiba como garantir a diversidade na sua empresa

A partir da leitura do tópico anterior, você entendeu quais as vantagens da diversidade no mercado de trabalho. Ficou interessado em adotar a diversidade na sua empresa? Separamos ações imprescindíveis para implantar a diversidade em uma organização. Veja:

Faça uma avaliação do quadro de funcionários

A primeira dica para adotar a diversidade em um negócio é manter o hábito de realizar um diagnóstico do quadro de funcionários da empresa para compreender como ele é composto. Entenda os motivos que levaram à contratação de determinado colaborador e como ampliar a diversidade na equipe. 

Diversifique as contratações

Para ter uma equipe diversa dentro do ambiente organizacional, é preciso se atentar para o processo de recrutamento e seleção. Para atingir a diversidade no mercado de trabalho, é preciso focar na contratação de profissionais diversificados. 

Ou seja, uma ação interessante nesse sentido é firmar parcerias com instituições que apoiam a diversidade. Além disso, divulgue vagas de emprego que sejam voltadas para essa causa. 

Mantenha uma comunicação honesta com a sua equipe

Outro aspecto crucial para a adoção da diversidade dentro de um negócio é manter uma comunicação honesta com a equipe, já que é fundamental que todos estejam alinhados com a causa e tenham disposição para acolher os novos integrantes.

Ao final da leitura deste artigo, esperamos que você tenha entendido todos os detalhes referentes à diversidade no mercado de trabalho, pois essa é uma iniciativa essencial para qualquer organização que queira ter uma imagem positiva na sociedade e contribuir para a evolução do mundo. Agora, acesse o site da Rocketmat e torne o seu processo de recrutamento e seleção mais diverso com a ajuda de tecnologias!

____________________
Por Juliany Rodrigues – Fala! Cásper

Tags mais acessadas