quarta-feira, 24 abril, 24
HomeCulturaDitadura Nunca Mais: 5 filmes para assistir neste 31 de março

Ditadura Nunca Mais: 5 filmes para assistir neste 31 de março

No dia 31 de março de 1964, iniciou-se um dos períodos mais violentos da história do Brasil: a Ditadura Militar. Com apoio político e civil, militares se organizaram para depor João Goulart (Jango), que governou o país de 1961 a 1964. A justificativa era defender o país do ‘comunismo‘, apontando que Jango tinha tendências ‘esquerdistas’ em seu governo.

O período foi marcado por autoritarismo e repressão, e teve fim em 1985 com a eleição de Tancredo Neves. Ao logo dos 21 anos da Ditadura, 5 presidentes assumiram o poder:

  • Humberto Castello Branco (1964 – 1967);
  • Artur Costa e Silva (1967 – 1969);
  • Emílio Médici (1969 – 1974);
  • Ernesto Geisel (1974 – 1979);
  • João Figueiredo (1979 – 1985);

Neste dia 31 de março, faz 59 anos que o golpe militar foi instaurado. Para relembrar o período de repressão que o país vivenciou e trazer conscientização, diversos filmes retratam o acontecimento. Por isso, conheça 5 filmes que abordam a Ditadura Militar para assistir nesta data.

Ditadura Nunca Mais - 31 de março - filmes
Conheça 5 filmes que retratam o período da Ditadura Militar. | Foto: Montagem/ Unsplash

5 filmes que abordam a Ditadura Militar

1) O Dia que Durou 21 anos (2012) retrata o apoio dos EUA na Ditadura

O Dia que Durou 21 anos é um documentário que explora a participação dos Estados Unidos no golpe militar do Brasil em 1964. A produção traz documentos e gravações originais da época que evidenciam a influência norte-americana, destacando a participação da CIA e da Casa Branca na tomada do poder do poder.

2) Pra Frente, Brasil (1982)

O Brasil estava em clima de euforia com a Copa do Mundo de 1970 e o milagre econômico, mas enquanto isso, um pacato cidadão de classe média é confundido com um ativista político e acaba sendo preso e torturado por agentes federais.

3) Memória Pra Uso Diário (2007) é um dos filmes que relembram a Ditadura

Memória Pra Uso Diário retrata a luta do grupo Tortura Nunca Mais, formado por ativistas e militantes da esquerda e parentes de mortos e desaparecidos durante o regime. A ideia é relembrar a história daqueles que morreram ao longos dos 21 anos de Ditadura, a fim de que suas narrativas não sejam esquecidas e o passado não repita.

4) Tempo de Resistência (2003)

Tempo de Resistência é um documentário baseado no livro de Leopoldo Paulino, que explora a luta guerrilheira contra o regime militar a partir da perspectiva do movimento estudantil.

5) Guerra Sem Fim – Resistência e Luta do Povo Krenak (2016)

O filme aborda a violência sofrida pelos indígenas durante o período da Ditadura Militar no Brasil, apresentando depoimentos do povo Krenak e de especialistas, que refletem sobre a luta e a resistência contra a perseguição e genocídio dos indígenas durante esse período.

________________________________________
Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!

ARTIGOS RECOMENDADOS