sexta-feira, 29 março, 24
HomeUniversidadesDicionário universitário: os termos que você precisa saber ao entrar na faculdade

Entrar na faculdade não é tão simples quanto parece. Além disso, quando você já conseguiu ser aprovado, vai precisar se adaptar ao novo ambiente, às novas pessoas e, de quebra, às novas palavras da rotina diferenciada. Confira alguns termos que são fundamentais para os universitários de plantão!

Bixo/bixete: o mesmo que calouro ou caloura. São os alunos que estão iniciando um curso universitário.

Trote: é um espécie de ritual que celebra a chegada dos novos alunos na faculdade. No Brasil, o primeiro trote aconteceu em 1831. Ao longo dos anos a prática passou por diversas mudanças e, em cada universidade, é realizado de alguma maneira específica: com tintas, música, recepções do Centro Acadêmico, entre outras práticas.

DP: significa a dependência em uma disciplina. Quando o aluno não consegue alcançar a média esperada e precisa repetir a matéria no próximo semestre ou próximo ano.

JUCA: sigla para Jogos Universitários de Comunicação e Artes que reúne algumas das mais importantes instituições de ensino de comunicação e artes de São Paulo. É realizado uma vez por ano e vários esportes compõem o evento.

Veterano: quando alguém deixa de ser um calouro, passa a ser um veterano, ou seja, uma pessoa que está há mais tempo na faculdade.

DGES: Direção Geral de Ensino Superior. Tem como missão assegurar a conceção, a execução e a coordenação das políticas que, no âmbito do ensino superior, cabem à área governativa da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Oferecem bolsas de estudo, bolsas de estudo por mérito, empréstimos bancários, entre outros. Para saber mais, clique aqui e acesse o site!

Diretório Acadêmico – DA: também chamado de Centro Acadêmico – CA. É uma entidade que representa todos os estudantes de um curso, mantendo um canal direto e permanente com todos os alunos que quiserem participar. Algumas das funções são: discutir os problemas do curso, representar os alunos, receber calouros, organizar festas e confraternizações.

Diretório Central dos Estudantes – DCE: entidade estudantil que representa todos os estudantes de uma instituição de ensino superior, sejam elas universidades, faculdades ou centros universitários. O DCE congrega vários Centros Acadêmicos e representa todos os estudantes da universidade em que ele está alocado. Dessa forma, é um espaço de luta pela democracia.

Cheerleader: é usada para pessoas, geralmente mulheres, que seguram pompons e fazem piruetas para animar o público que acompanha algum jogo. De forma mais simples, são como animadoras de torcida e, muitas vezes, presentes em jogos universitários.

Bateria: as baterias universitárias surgiram há alguns anos para levantar as torcidas nas arquibancadas e incentivar os atletas em quadra, valorizando a própria faculdade nos jogos. Para fazer parte você não precisa ser bom de música, é só ter um pouco de disposição e querer interagir.

Coletivo: muito comuns nas universidades, os coletivos ou grupos de estudos são espaços em que os estudantes se sentem à vontade para debater temas de seu interesse, como política, cinema, literatura, entre outros.

Fala! Universidades: é uma empresa de mídia e notícias considerada um portal universitário de grande abrangência em todo o país. Você encontrará tudo sobre as iniciativas universitárias, com conteúdos dos próprios universitários. Para enviar o seu material e ser um colaborar, entre no site clicando aqui e se cadastre na plataforma F5.

Referências: União Nacional dos Estudantes – UNE; Direção Geral de Ensino Superior.