Descubra os filmes de terror mais assustadores segundo a ciência
Menu & Busca
Descubra os filmes de terror mais assustadores segundo a ciência

Descubra os filmes de terror mais assustadores segundo a ciência

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Descubra os filmes de terror mais assustadores segundo a ciência

Se você é daqueles que gosta de um filme de terror bem produzido e daquela sensação de ansiedade causada por toda atmosfera da trama ameaçadora, prepare-se para conhecer os filmes mais assustadores segundo a… ciência!

Ao assistir um filme de terror, seu cérebro, como um interruptor, ativa as regiões responsáveis ​​pela visão e pela audição e seu sistema nervoso passa a se preparar para enfrentar uma ameaça.

Descubra os filmes de terror mais assustadores segundo a ciência
Descubra os filmes de terror mais assustadores segundo a ciência

De repente, as áreas do cérebro ligadas à emoção e à tomada de decisões acordam da mesma maneira abruptamente. No entanto, não faz sentido combater a ameaça, pois ela é fictícia e coloca em risco apenas os protagonistas de um filme que você está assistindo.

Este é o processo neurológico experimentado por qualquer espectador diante de um filme de terror, de acordo com um estudo publicado na revista científica NeuroImage por pesquisadores finlandeses da Universidade de Turku.

Os pesquisadores recrutaram 37 voluntários para assistir ao filme Invocação do Mal 2 e Sobrenatural: A Última Chave, sozinhos e diante de um scanner de ressonância magnética. Apenas um terço dessas pessoas já tinha visto algum dos filmes. De acordo com as observações dos pesquisadores, a maioria dos participantes do teste sentiu dois tipos de medo: se preocupar com algo anormal e a resposta instintiva de surpresa ao se deparar com um “pulo de susto” , técnica frequentemente usada em filmes de terror e jogos eletrônicos com intuito de assustar o público, o que comprova que, do ponto de vista neural, ambos geraram emoção.

Diante de um filme de terror nossos cérebros estão constantemente se antecipando e se preparando para uma possível resposta a uma ameaça, aumentando nossa empolgação, e é isso que os produtores de filmes de terror exploram.

Comentou o pesquisador Matthew Hudson em um comunicado.

Segundo o estudo, 72% dos entrevistados assistem a pelo menos um filme de terror a cada seis meses, com o objetivo de realmente sentir alguma emoção mais intensa. Depoimentos revelam que filmes de terror psicológicos ou baseados em eventos reais são considerados os mais assustadores.

Além disso, acredita-se que, na maioria das vezes, quando a ameaça não aparece diretamente na tela a cena fica mais assustadora. Os pesquisadores aproveitaram a oportunidade para elaborar uma lista dos dez filmes de terror, suspense ou terror considerados os mais assustadores. Confira:

  • A Espinha do Diabo
  • Os Estranhos
  • Invocação do Mal
  • REC 2: Possuídos
  • Sobrenatural
  • O Exorcista
  • Boa Noite, Mamãe
  • Uma História Chinesa de Fantasmas
  • Invocação do Mal 2
  • Sob a Sombra
Tags mais acessadas