domingo, 5 maio, 24
HomeNotíciasDebate na Band: Bolsonaro, Lula e Simone Tebet; melhores momentos

Debate na Band: Bolsonaro, Lula e Simone Tebet; melhores momentos

Neste domingo (28), aconteceu o Debate na Band, o primeiro entre os candidatos à presidência das Eleições 2022. O evento foi organizado pela TV Bandeirantes em parceria com o Uol, a Folha de S.Paulo e a Tv Cultura. Os seis candidatos com as maiores intenções de voto foram convidados, são eles: Ciro Gomes (PDT), Felipe D’Ávila (NOVO), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Debate na Band - Eleições 2022
Veja os momentos mais marcantes do Debate na Band. | Foto: Montagem/Reprodução.

O debate presidencial foi dividido em 3 blocos e a dinâmica funcionou da seguinte forma: no 1° bloco, cada candidato, por ordem definida por sorteio, tinha direito a 1 minuto e meio para responder uma pergunta sobre planos de governo. Foram separadas 3 perguntas diferentes, cada uma para dois candidatos. Em seguida, foi realizada a primeira rodada de confronto direto com ordem também definida por sorteio, ou seja, todos perguntam e todos respondem.

No 2° bloco, os jornalistas dos veículos integrantes do pool que organizou o debate fizeram perguntas para os candidatos, escolhendo quem responderia e quem comentaria. Nesta etapa, todos respondem e todos comentam.

Para o 3º bloco, os jornalistas Leão Serva (Tv Cultura) e Fabíola Cidral (Uol) mediaram a dinâmica, que começou com mais um confronto direto entre os candidatos. Em seguida, os candidatos responderam perguntas programáticas. Para finalizar, cada candidato teve 2 minutos para fazer suas considerações finais.

A seguir, confira os destaques do Debate na Band.

Destaques do Debate na Band

Com uma duração de quase 3 horas, o debate na Band esquentou o clima entre os candidatos e alguns momentos deram que falar na web. Veja os momentos mais marcantes do evento.

Lula x Bolsonaro

Um dos momentos mais esperados do Debate na Band era o confronto entre os candidatos com as maiores intenções de voto, Lula e Bolsonaro. Para alguns internautas, a performance dos candidatos não surpreendeu, mas ainda assim houve confronto entre os dois durante o debate.

Durante o confronto direto, o atual presidente questionou Lula sobre a corrupção na Petrobras de seu governo.

As pessoas precisam saber de que inverdades não valem a pena na televisão. Citar números que são mentirosos também não compensa na televisão. Aqui é importante a gente citar o seguinte: não teve nenhum presidente da república que fez mais investigação para que a gente apurasse corrupção do que nós fizemos.

respondeu Lula

O seu governo foi marcado a base de roubo. Essa roubalheira era para conseguir apoio dentro do parlamento, não era apenas para o ex-presidente Lula. Assim sendo, nada justifica essa resposta mentirosa que você deu nessa questão, se o seu governo foi o mais corrupto da história do Brasil.

disparou Bolsonaro

Lula se defendeu e relembrou as conquistas de seu governo, como as políticas de inclusão social e a diminuição das taxas de desemprego. Confira na íntegra:

Simone Tebet chamou atenção

A candidata Simone Tebet chamou atenção no Debate da Band e foi considerada como o “destaque da noite” pelos internautas.

A senadora falou sobre a pandemia da covid-19, polarização política, feminismo, corrupção e muito mais.

Temos radicalização e desarmonia em função de termos um presidente que ameaça a democracia a todo o momento, não respeita a imprensa livre, a independência do Supremo, do Poder Judiciário e do Legislativo. Precisamos trocar o Presidente da República.

defendeu Tebet

Simone Tebet ainda questionou Bolsonaro sobre sua postura diante das mulheres:

O candidato Bolsonaro como deputado defendeu um assassino de uma mulher no senado, defendeu um torturador de mulheres, assim mesmo no plural, votou contra os direitos das empregadas domésticas, votou contra o contrato de trabalho e os direitos trabalhistas das mulheres, ameaça jornalistas, comete misoginia, agride as mulheres brasileiras, eu mesma já fui vítima, repito aqui, de violência política de seus ministros. Candidato Bolsonaro, por que tanta raiva das mulheres?

questionou a candidata

Confira na íntegra:

Jair Bolsonaro atacou a jornalista Vera Magalhães no Debate da Band

Um dos pontos que mais chamou atenção dos espectadores foi o ataque de Bolsonaro a jornalista Vera Magalhães. No 2º bloco, a jornalista fez uma pergunta para Ciro Gomes e o atual presidente. “A cobertura vacinal está despencando no últimos anos. Em que medida que a desinformação difundida pelo presidente pode ter agravado a pandemia de covid?”.

Vera, não podia esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido num debate como esse, fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo

atacou o atual presidente

Para quem perdeu o Debate na Band, pode conferir na íntegra no canal do Youtube da emissora.

Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!