O trader esportivo de apenas 23 anos possui, atualmente, 13 fontes de renda e serve de exemplo nas redes sociais
O que você fez aos 19 anos? Entrou na faculdade? Começou um namoro? Tirou habilitação de motorista? Em São João de Meriti, Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, um jovem largou tudo para ir morar nos Estados Unidos. Atualmente, quatro anos depois, ele é sucesso nas mídias sociais e popularmente conhecido por Lucas Tylty – sobrenome surgido a partir de seu canal no YouTube, intitulado “Minha vida deu Tylty”.
Desde os primeiros vídeos do canal, o corajoso carioca já demonstrava aptidão para atrair audiência. Logo no vídeo de apresentação de sua vida no novo país, Tylty traz uma paródia que, embora com produção amadora, entretém e atrai espectadores para o canal. Ele, inclusive, brinca com o fato de não saber inglês: “mas eu só sei falar 5 palavras em inglês, mas que se dane, na marra que vamo aprender”.
Trabalhei lavando louça, entregando panfleto, lavando carro.
Em 2018, Tylty retornou ao Brasil e começou a empreender com uma agência americana de viagens. Porém, antes de entrar no mundo dos negócios, ele afirma ter trabalhado de diversas maneiras enquanto morava fora. Em entrevista ao setorista Cahê Mota, ele disse:
– Trabalhei lavando louça, entregando panfleto, lavando carro, fiz de tudo um pouco.
O marketing digital
Os números de Tylty são grandes: mais de 280 mil seguidores no Instagram, quase 200 mil inscritos no YouTube, além de milhares de comentários e curtidas em ambas as plataformas. Com tanta gente fã de seu conteúdo, Lucas tornou-se um verdadeiro profissional do marketing digital.
Com autonomia para falar da relação público-conteúdo, ele explica que quanto mais as pessoas se relacionam de alguma forma com sua postagem, para mais pessoas ela será entregue. “Tem que criar gatilho para comentarem, compartilharem”, afirma. Ele também defende que a qualidade da produção, como uma boa edição e um bom conteúdo, é crucial para otimizar a relação com os seguidores.
Para atrair consumidores, Tylty defende que ter apenas o dinheiro como objetivo pode desanimar, afinal, o início costuma ser cruel para quem decide investir no trabalho digital. Assim, é necessário focar no propósito, em transformar vidas e em agregar valor ao produto/serviço oferecido. Disponibilizar demonstrações gratuitas, por exemplo, segundo ele, é uma maneira de conquistar clientela e, então, fazê-la naturalmente querer consumir o conteúdo pago.
Mundo dos negócios
Embora não saiba de tudo – o que é humanamente compreensível – a mente empreendora de Lucas se coloca à frente da mente de muitos jovens de sua idade. Dentre suas 13 fontes de renda, está a venda e compra de carros. Mesmo sendo leigo no assunto, ele desenvolve parcerias com pessoas que possuem autoridade na área e, assim, consegue lucrar em um negócio que ele sequer entende bem. É uma mente preparada para empreender, negociar e estabelecer parceiros.
Além disso, ele considera os estudos um diferencial. Para ele, conhecimento nunca é demais e exemplifica isso com o fato de que, às vezes, enquanto exerce atividades do dia a dia, procura ir ouvindo pessoas que já são autoridades no assunto.
Investimentos no esporte
Como trader esportivo, Lucas é um investidor da bolsa esportiva, analisa os jogos e identifica operações dentro do mercado, tudo isso em aplicativos e sites de aposta do mundo do futebol. As análises são feitas a partir da variação das probabilidades, que resultam em compras e vendas de operações dentro do que ele chama de “casas de aposta”.
Polêmica
Se, por um lado, Lucas é reconhecido por seu trabalho e admirado por muitos, por outro, algumas pessoas acusam-no de corrupção em empresas “pirâmides”. No YouTube, por exemplo, um vídeo acusando-o de golpe alcançou quase 270 mil visualizações e reúne diversos comentários, dentre eles, há um que diz: “eu gostava tanto do Lucas Tylty, infelizmente, o dinheiro corrompe as pessoas.”
Em sua defesa, Lucas esclarece que a empresa pela qual trabalhou é, na verdade, adepta do marketing multinível. Como aqui no Brasil não há considerável adoção desse modelo, nem seu conhecimento é divulgado, muitos brasileiros interpretam, ainda segundo ele, de maneira equivocada.
Dessa maneira, Lucas Tylty se torna uma personalidade singular no país, imerso no mundo digital e em profissões que surgiram aliadas à tecnologia. Uma mente jovem e empreendora que, assim como desperta dúvida para uns, é inspiração para outros. Assim, o garoto que antes circundava as ruas de São João de Meriti, hoje, pode alcançar milhares de pessoas, de norte ao sul, de zonas prestigiadas ao subúrbio, no Brasil ou fora dele: tudo isso pelo poder do universo digital.
___________________________________
Por Larissa Carvalho – Fala! UFRJ