quinta-feira, 18 abril, 24
HomeMercadoCursos de humanas mais concorridos do Brasil

Cursos de humanas mais concorridos do Brasil

Se você é de humanas provavelmente já parou para pensar sobre os cursos da sua área mais disputados do mercado, certo? Por isso, aproveitamos para listar aqui os 5 mais concorridos da área de humanas. Vale lembrar que a seleção foi feita pelo site Quero Bolsa e pela Árvore de Conhecimento organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), para identificarmos quais são os cursos de humanas.

Administração

O curso de Administração prepara profissionais para gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização – seja ela privada, pública ou do terceiro setor.

Durante as aulas, os alunos de Administração aprendem a planejar estratégias para aumentar a competitividade e eficiência perante os desafios de uma sociedade global.

Ao final do curso, o estudante possuirá competências conceituais, técnicas e humanas sobre todas as áreas de uma empresa e uma visão global sobre o seu funcionamento.

Com amplo campo de atuação, o estudante se qualifica tanto como empreendedor, capaz de abrir sua própria empresa, quanto como executivo de diferentes níveis gerenciais de uma organização com ou sem fins lucrativos.

Os tipos de formação para o curso de Administração são: bacharelado, pós-graduação e técnico.

2 – Pedagogia

O curso de Pedagogia forma profissionais para atuar na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Prepara, também, para as funções de suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional.

Além da recorrente preocupação com a pesquisa, existe também o foco no tema da inclusão nas escolas. Isto diz respeito não apenas às deficiências físicas ou cognitivas, mas também à diversidade de gênero e etnia, educação de jovens e adultos e direitos humanos.

Pedagogia vem se ocupando, de algumas décadas para cá, com a formação de professores capazes de lidar com essas diferenças e com o desafio de suprir as necessidades de uma população cada vez mais heterogênea.

Os tipos de formação para o curso de Pedagogia são: bacharelado, licenciatura e pós-graduação.

3 – Direito

O curso de Direito prepara profissionais para cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas vigentes em um país ou região. Durante as aulas, o estudante adquire conhecimento teórico e técnico sobre Legislação Brasileira e Legislação Internacional, além de visão crítica e consciência política e social.

Ao final do curso, o aluno pode atuar como advogado, sendo necessário passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seguir carreira jurídica. O curso de Direito forma bacharéis, com ênfases em diversas áreas de atuação.

No mercado de trabalho, o profissional de Direito pode da aulas, atuar profissionalmente nos setores público e privado ou seguir carreira diplomática. O candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia deve passar em concurso público. Para se tornar juiz é necessário, ainda, ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Os tipos de formação para o curso de Direito são: bacharelado e pós-graduação.

4 – Ciências Contábeis

O curso de Ciências Contábeis forma profissionais com capacidade de planejamento e gerência contábil de instituições. Ao final do curso, o aluno se qualifica para gerenciar as contas de empresas e pessoas físicas, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

Durante a graduação, o estudante aprende conceitos teóricos e específicos da área, como Contabilidade Geral, Tributária, Gerencial e Pública, além de Legislação.

O futuro profissional de Ciências Contábeis pode optar pela especialização em áreas como Contabilidade Rural, Industrial e Previdenciária.

Além de se capacitar para planejar e controlar o fluxo financeiro de uma instituição, o estudante torna-se capaz de orientar estratégias empresariais e prestar assessoria contábil.

Algumas atividades são exclusivas desse profissional: a auditoria e as perícias contábeis.

Os tipos de formação para o curso de Ciências Contábeis são: bacharelado, pós-graduação e técnico.

5 – Psicologia

O curso de Psicologia forma profissionais capazes de diagnosticar, prevenir e tratar doenças mentais, distúrbios emocionais e de personalidade.

Ao final do curso, o aluno está qualificado para observar e analisar as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente para ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

A área de atuação deste profissional não está limitada apenas aos consultórios e clínicas particulares. Há muitos graduados que são contratados por empresas de diferentes ramos para o setor de Recursos Humanos. Há também espaço para estes profissionais nas instituições de saúde e de assistência social.

Os tipos de formação para o curso de Psicologia são: bacharelado, pós-graduação e técnico.