5 curiosidades sobre a história da maquiagem
Menu & Busca
5 curiosidades sobre a história da maquiagem

5 curiosidades sobre a história da maquiagem

Home > curiosidades > 5 curiosidades sobre a história da maquiagem

A maquiagem se tornou um item indispensável para quase todas as mulheres do mundo e, em muitas culturas, também para os homens. Mas nem sempre foi assim. Conheça 5 curiosidades sobre a maquiagem:

1. Surgimento e primeiros ingredientes

A maquiagem surgiu no Egito Antigo, por volta de 3 mil a.C. Os principais ingredientes para fazer as maquiagem eram óleo vegetal, gordura animal, insetos, raízes e chumbo, o que tornavam-as nocivas para a saúde.

2. No início, a maquiagem não era estética

Ao contrário do que muitos pensam, a maquiagem não foi criada no intuito de estética, mas sim para conceitos culturais e espirituais, para poder ajudar na identificação de determinadas sociedades e culturas.

maquiagem, curiosidades sobre maquiagem, maquiagem da cleopatra
Elizabeth Taylor como Cleópatra no filme de 1963. | Foto: Divulgação.

3. A Igreja Católica condenava a maquiagem

No início da Idade Média, a Igreja Católica comandava a Europa e passou a condenar o uso de maquiagem, associando-a com rituais demoníacos.

4. Maquiagem de luxo

Após esse período, a maquiagem passou a se tornar um item de luxo usado por reis, rainhas e a corte, principalmente nos países de seus maiores produtores, a França e a Itália.

Kirsten Dunst no papel de Maria Antonieta
Kirsten Dunst no papel de Maria Antonieta. | Foto: Reprodução.

5. Na Segunda Guerra Mundial, as mulheres produziam sua própria maquiagem

Entre a década de 1920 e 1940, a maquiagem começou a se tornar um item essencial. Porém, com a chegada da Segunda Guerra Mundial, a produção foi suspensa. Com isso, as mulheres começaram a produzir suas próprias maquiagens, muitas vezes com péssima qualidade e materiais nocivos para a saúde;

Nos dias atuais, a maquiagem ganhou diferentes formas e cores, utilizando tecnologias que incluem skincare (cuidados com a pele) na sua composição, e a tendência é que continue a evoluir cada vez mais com o passar dos anos.

______________________________________

Por  Maria Paula Soares Alves – Fala! Universidade de Franca

Tags mais acessadas