O Cruzeiro Esporte Clube (mais conhecido como Raposa, mascote oficial do time) foi fundado em 1921, por isso tem muita história e curiosidades para contar.
O antigo nome do clube “Palestra Itália” teve que ser trocado por conta da chegada do Estado Novo e de Getúlio Vargas, que impedia qualquer agremiação brasileira de exaltar ou citar os nomes da Alemanha, Itália e Japão, adversários do Brasil e do mundo na Segunda Guerra Mundial.
Apesar dessa mudança, o clube não perdeu nada no quesito de originalidade e excelência em suas performances em campo. Sendo assim, confira a seguir 5 curiosidades sobre esse timaço!
Conheça 5 curiosidades sobre o Cruzeiro
1. Atrasadinho
O Cruzeiro foi um dos últimos times de futebol do Brasil a ganhar um hino oficial, a diretoria do clube só aprovou um hino oficial em 1965, vários anos depois da criação do time.
2. Ícone do esporte
A maior goleada da história do Campeonato Mineiro pertence ao Cruzeiro. O placar foi de 14×0 sobre o Alves Nogueira no Estadual do ano de 1928.
Na mesma partida, o atacante Ninão fez uma arte inédita no futebol nacional: 10 gols em um mesmo jogo!
3. Estrela em ascensão
Em 1928, o Cruzeiro fez um total de 99 gols em 15 jogos, o que significa uma média de 6,6 gols por partida.
Nos dois anos seguintes (1929 e 1930), o clube foi bicampeão estadual com 100% de aproveitamento nos dois títulos, um feito inédito no futebol brasileiro.
4. Amarelo da sorte
O goleiro Raul Plassmann foi o primeiro a usar uma camisa amarela em campo, em meados de 1970.
A cor amarela da vestimenta se tornou famosa porque Plassmann afirmava que ela era capaz de ‘hipnotizar’ os atacantes do time adversário, fazendo com que eles errassem seus chutes ao gol ou que chutassem em direção ao goleiro.
5. Campeão de primeira divisão
Desconsiderando outros times dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o Cruzeiro é um dos maiores campeões, com quatro títulos brasileiros.
Além disso, ao lado do Grêmio, o Cruzeiro também é o maior campeão da Copa do Brasil, somando cinco títulos!
Por último, mas não menos importante, vale lembrar que o Cruzeiro é um dos times brasileiros que nunca foi rebaixado para a segunda divisão.
__________________________________________
Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul