Cronograma capilar: Saiba o que é e como fazer seu próprio cronograma
Menu & Busca
Cronograma capilar: Saiba o que é e como fazer seu próprio cronograma

Cronograma capilar: Saiba o que é e como fazer seu próprio cronograma

Home > Lifestyle > Saúde > Cronograma capilar: Saiba o que é e como fazer seu próprio cronograma

O cronograma capilar é o mais indicado para quem precisa fazer uma recuperação completa dos cabelos ou quer saber como cuidar dos fios da melhor maneira possível. Mas, afinal, o que ele significa? Como fazer?

Separamos aqui um guia completo sobre o assunto com tudo que você precisa saber para entender e colocar em prática tudo e, assim, tirar o máximo de proveito dele.

O cronograma capilar trata os cabelos danificados e devolve brilho e saúde para os fios.
O cronograma capilar trata os cabelos danificados e devolve brilho e saúde para os fios. | Foto: Freepik. 

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma rotina organizada de cuidados para hidratar, nutrir e reconstruir os fios, de acordo com a necessidade do seu cabelo. Ele serve para intercalar hidratação, reconstrução e nutrição da maneira ideal para cada pessoa.

Cada um desses passos trata o cabelo de uma maneira específica. Criando um cronograma capilar que intercale essas etapas de acordo com as necessidades dos seus fios, você consegue deixá-los mais saudáveis.

O cronograma capilar pode ser feito por qualquer tipo de cabelo. Ou seja, independente se o seu cabelo é liso, ondulado, cacheado, crespo, se é um cabelo que está danificado ou mesmo se está em transição, você pode fazer o cronograma.

Conheça as três etapas principais

Hidratação

Esta é a etapa de repor a água e abrir caminho para a absorção dos nutrientes com as máscaras hidratantes. Ela é essencial porque deixa os fios bem macios, livre do ressecamento e, de quebra, prepara também o cabelo para que ele retenha bem todo o tratamento feito nas outras etapas do cronograma.

Provavelmente, mesmo que você não conhecesse o cronograma capilar até há pouco tempo, a hidratação você já conhecia. Esse tratamento, já bem conhecido, é recomendado principalmente para quem está com os cabelos ressecados, com pontas duplas e falta de brilho.

A hidratação serve para devolver às nossas madeixas toda a umidade perdida pelo fio no dia a dia, devido a ações externas como vento, sol, poluição, ferramentas de calor (secador, prancha, etc), entre outras que também retiram o óleo natural do fio e danificam sua fibra.

Nutrição

É a fase em que se devolve os óleos naturais aos fios usando os cremes nutritivos, justamente para que blindar os cabelos, protegendo da perda de água e ressecamento o que, por consequência, resulta em cabelos alinhados, com mais balanço e super saudáveis.

Os cremes de nutrição, tem como segredo priorizar os óleos na composição, como os de coco e flores preciosas, ou até mesmo manteigas, como o cacau.

Muito recomendada para cabelos ressecados por química e cacheados, a nutrição alinha as cutículas de modo que os fios fiquem mais macios e brilhantes. E, com a reposição, a hidratação do cabelo é conservada por mais tempo.

Reconstrução

A reconstrução é a fase em que o cabelo vai ser restaurado profundamente dos danos por meio da máscara reconstrutora. Nessa etapa se faz a reposição das proteínas e da massa capilar que se perde por conta das químicas, uso de ferramentas de calor e ação do sol e poluição.

Nos cremes de reconstrução, a arginina, queratina, ceramida e creatina são os ativos mais importantes e que devem estar no rótulo.

A reconstrução é a etapa do cronograma capilar que repõe proteína nos fios, devolvendo massa e tornando-os mais fortes, saudáveis e resistentes à quebra.

Porém, é importante ter atenção à frequência com que se faz a reconstrução. Esse tratamento é muito potente e, caso feito em excesso, pode acabar pesando demais o cabelo.

Por isso, o recomendado no cronograma capilar passo a passo é que a reconstrução seja feita a cada 15 dias, a não ser que o cabelo esteja realmente precisando muito.

Quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?

Para finalizar, vamos a uma dúvida muito comum, que todos costumam se perguntar, que é quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito. Como você pôde ver no começo deste texto, o cronograma é feito de ciclos que duram em média 4 semanas. A partir do primeiro mês já é possível começar a sentir diferença nos fios.

Porém, dependendo de quanto seu cabelo está danificado, pode ser que você precise fazer mais ciclos. Por isso, a resposta para “quanto tempo leva para o cronograma capilar fazer efeito?” é: depende de como está seu cabelo.

É ideal que você observe a melhora do seu cabelo e com isso consiga notar se precisa mudar algo, como, por exemplo, mudar o foco do seu cronograma.

Bom, agora você que você já sabe tudo o que precisa sobre o cronograma capilar, que tal começar a fazer o seu e deixar seus fios ainda mais lindos?

______________________________________________________

Por Sabrina Ferreira – Fala! Centro Universitário Brasileiro de Pernambuco

Tags mais acessadas