Menu & Busca
Correr é o melhor exercício para emagrecer?

Correr é o melhor exercício para emagrecer?


Para responder a essa pergunta, o entrevistado foi o educador físico Guilherme Nakadaira, formado pela UNIFAE. Ele enfatizou os pontos positivos e negativos da corrida, como também a importância da musculação e da propriocepção neste processo.

Mulher correndo ao ar livre
Correr é o melhor exercício para emagrecer?

É uma atividade física considerada uma importante arma na redução de peso e na manutenção da saúde e do bem estar. Quando praticada de forma adequada em relação ao volume x intensidade e de acordo com o nível de condicionamento do indivíduo, pode proporcionar inúmeros benefícios, como uma melhora rápida no condicionamento cardiorrespiratório; ganho de resistência muscular; diminuição da pressão cardíaca, do estresse e da ansiedade.

Coração Humano

Qual a relação entre volume e intensidade?

Relacionado ao exercício físico, de uma forma simplista, o volume significa quantidade, e a intensidade o quanto de carga é adicionado e suas implicações no movimento. Estímulos muito intensos só podem ser mantidos por certos intervalos de tempo. Por outro lado, esforços de longa duração exigem uma sobrecarga moderada de treinamento

O volume se refere a um maior número de séries, maior número de percursos, maior número de exercícios ou maior número de repetições. Já a intensidade se refere a um aumento de carga nos exercícios, aumento da velocidade de execução, diminuição do intervalo entre as séries e um aumento da amplitude de movimento.

Além dos benefícios citados anteriormente, é uma atividade que proporciona uma enorme sensação de prazer, pela liberação do hormônio endorfina, principalmente durante e após a prática, podendo combater até a depressão em alguns casos.

De acordo com Nakadaira: “Acredito que é um esporte que tem poucas contraindicações, mas que o seu maior problema seja o forte impacto sobre as articulações, principalmente as dos joelhos, já que é um exercício de alta intensidade.”

Ele também enfatizou que a corrida não proporciona grande aumento dos grupos musculares, que são essenciais para a proteção dessas articulações que estão envolvidas: “Neste caso a musculação é uma ótima alternativa para os corredores, focada principalmente em panturrilhas, glúteos, quadríceps, posteriores de coxa, músculos lombares e abdominais. Aliada aos treinos de corrida é de fundamental importância um trabalho de fortalecimento desde o início da prática.”

Homem praticando musculação
Correr é o melhor exercício para emagrecer?

O treinamento resistido associado aos exercícios de propriocepção torna o resultado ainda melhor.

Propriocepção

Propriocepção, também com nome de cinestesia, é o termo utilizado para a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo e sua orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada membro corporal em relação aos demais, sem utilizar a visão. Resulta da interação das fibras musculares que trabalham para manter o corpo na sua base de sustentação, de informações táteis e do sistema vestibular, localizado no ouvido interno. Permite também a manutenção do equilíbrio postural.

Vale lembrar que consumir água é muito importante independente da atividade física escolhida. Uma opção para quem não tem o costume de beber água durante o dia é substituí-la por alguma bebida de sua preferência. No entanto, essa bebida deve ter o objetivo de te ajudar no emagrecimento, como controlar o seu apetite, eliminar a gordura, reduzir o inchaço do corpo e, claro, causar bem-estar. 

Alguns produtos já garantem tudo isso, é o caso dos chás naturais, livres de açúcares e compostos químicos, esses chás garantem a queima de gordura e uma excelente ação diurética. 

Mas não é todo mundo que consegue um break na rotina para saborear um delicioso chá emagrecedor. Para essas pessoas, sugerimos aqui o Bodyfit Caps, um suplemento natural em formato de cápsula desenvolvido por nutricionistas de alta qualidade e recomendado por médicos para quem deseja perder peso sem se torturar com produtos caros, atividades exaustiva ou resultados demorados.

O Bodyfit Caps possui os mesmos nutrientes de um chá natural emagrecedor, mas com a vantagem de ser bem mais prático para quem possui o dia-a-dia corrido e ainda tem o poder de combater o estresse causado pela rotina, regulando e ajudando no bom funcionamento do intestino. Tudo isso acontece com uma excelente combinação de ingredientes como Alecrim, Cavalinha, Guaraná, Chá-Verde, Sálvia, Carqueja e Hibisco, que auxiliam no emagrecimento rápido e saudávelClique aqui para conhecer o Bodyfit Caps.

Agora que você já tem ótimas dicas, o que não falta são métodos e motivos para você começar a colocar em prática uma rotina saudável! E se preferir, procure profissionais que possam ajudá-lo(a) nesse processo.

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr) – Faculdade Cásper Líbero

Quer se tornar um colaborar e escrever para o fala?
Saiba como

0 Comentários

Tags mais acessadas