Segundo estudo realizado na China, pessoas com sangue tipo A podem ser mais suscetíveis a contrair o coronavírus.
Em comparação aos outros tipos sanguíneos, os pesquisadores notaram que o tipo A possuía uma taxa maior de infecção e desenvolvia sintomas mais graves também.
Para isso, o estudo analisou padrões dos tipos sanguíneos de 2.173 pessoas infectadas pelo covid-19. Sendo assim, a pesquisa foi divulgada na plataforma MedRxiv.
No entanto, não foi revisada e confirmada ainda. Além disso, os especialistas ressaltam a necessidade de outras constatações, uma vez que a pesquisa não seria o suficiente para evitar o contágio pelo vírus.
Essas constatações dos pesquisadores chineses também mostram que o sangue tipo O é o menos infectado. De acordo com o estudo, a taxa de mortalidade devido ao coronavírus no tipo A superou em 63% a do grupo O.
Mais do que isso, os indivíduos com sangue do grupo O também são menos infectáveis pela SARS, outra doença causada pelo coronavírus.
Pode ser útil adotar a identificação da tipagem sanguínea ABO em pacientes e equipes médicas como parte rotineira do gerenciamento de SAR-CoV-2 e outras infecções por coronavírus, para ajudar a definir as opções de gerenciamento e avaliar os níveis de exposição das pessoas ao risco.
Afirma Wang Xinghuan, responsável pelo estudo
Assim, pesquisadores e médicos ainda correm contra o tempo para elaborar uma vacina que cure os infectados pelo coronavírus e ampliam cada vez mais os estudos para contê-lo.
__________________________________________
Por Isabela Cagliari – Redação Fala!