Saiba tudo sobre o novo vírus que tem assustado autoridades de todo o mundo.
O que é o coronavírus
Um novo vírus tem assustado a população chinesa e, mais recentemente, a americana. O Coronavírus, pertencente à família de vírus denominada Coronaviridae, que abarca desde um vírus simples como a gripe até doenças de maior grau de risco à saúde, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (transmitida de dromedários para humanos) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (vinda de felinos para humanos).
Desta vez, uma nova variante do vírus foi encontrada na cidade de Wuhan, na China central. Foi em 11 de janeiro deste ano que a primeira morte ocasionada pelo novo vírus foi registrada. Ontem, terça-feira, (21) o primeiro caso foi detectado nos Estados Unidos.
Tudo o que se sabe até o momento sobre o vírus é que ele pode, em tese, se reproduzir ao se hospedar nas células de uma pessoa e, ao se instalar, o vírus pode se multiplica no corpo do hospedeiro.
De acordo com Zhong Nanshan, cientista nomeado pelo governo e responsável pelo painel de especialistas em estudos sobre o surto, em entrevista concedida a uma televisão estatal
Por enquanto o que podemos dizer que é que o Coronavírus é um fenômeno de transmissão de humano para humano.
Zhong Nanshan.
Síntomas do Coronavírus
Os sintomas do coronavírus são parecidos com os da gripe. São eles: dificuldade de respirar, coriza, tosse, dor de garganta e febre.
Embora não se tenha ainda muitas informações sobre o Coronavírus, sabe-se que os grupos de maior risco, como idosos e crianças, podem desenvolver doenças mais graves ao serem contaminadas com o coronavírus, como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, falha renal e morte.
Primeiros casos do Coronavírus
Nesta quarta-feira (22), o número de mortes causadas pelo coronavírus na China chegou a 17, de acordo com o governo chinês. O vírus já infectou 473 pessoas e já se espalhou pelas metrópoles chinesas como Pequim e Xangai, além de Estados Unidos, Tailândia, Taiwan, Coréia do Sul e Japão. Segundo o ministério da saúde da china, quase 1.400 pessoas estão sob observação no país.
Já no México, o presidente Andrés Manuel López Obrador, chegou a dizer que foram identificados dois possíveis casos no país.