A epidemia de Coronavírus de Wuhan passou o marco de mil vítimas. Mais de 40.000 pessoas estão infectadas em todo o mundo, a maioria delas na China. Tedros Adhanom Ghebreyes, diretor geral da Organização Mundial da Saúde, chamou a epidemia de “uma ameaça muito séria”, que oferece risco para todo o mundo.
O governo chinês lançou agora uma nova iniciativa. Desde o último sábado, os cidadãos chineses puderam acessar um novo portal de informações por meio de vários aplicativos móveis. Graças a aplicativos como Alipay, WeChat ou QQ, basta digitalizar um código QR que dá acesso a um formulário. O usuário digita o número do celular e, em seguida, o nome e o número de identificação. O portal então informa se eles estiveram ou não em contato próximo com pessoas identificadas ou infectadas pelo vírus.
Devido à vigilância do estado, os princípios da confidencialidade médica ou do respeito à vida privada parecem não se aplicar aqui. O comunicado de imprensa também não especifica como a “detecção de contatos próximos” é realmente estabelecida e não indica onde é possível obter o famoso QR Code. Além disso, o contato próximo com pessoas doentes – se o sistema estiver correto – não significa necessariamente estar infectado. A medida foi tomada depois que o presidente chinês Xi Jinping disse que lamentava que o governo não tivesse combatido a epidemia anteriormente.
__________
Por: Redação – Fala!Universidades