terça-feira, 7 maio, 24
HomeCopa do MundoCopa do Mundo 2022: saiba a origem e o significado do mascote

Copa do Mundo 2022: saiba a origem e o significado do mascote

E um dos eventos mais esperados do ano já começou! A Copa do Mundo 2022 teve sua cerimônia de abertura neste domingo (20) e contou com o jogo de estreia entre o anfitrião, Catar, e o Equador. A seleção equatoriana levou a melhor com um placar de 2 x 0 e esta foi a primeira vez que um país sede perde o jogo de estreia do torneio.

Mas se teve uma coisa que chamou atenção e rendeu até muitos memes na web foi o mascote escolhido pelo Catar. Em todos os anos da Copa do Mundo, o país sede escolhe seu mascote para representar o evento e, nesta edição, o mascote se chama La’eeb. A seguir, conheça a origem e o significado do mascote da Copa do Mundo 2022.

La'eeb - Copa do Mundo 2022
Entenda a origem de La’eeb. | Foto: Montagem/ Reprodução

Conheça a origem e significado de La’eeb, mascote da Copa do Mundo 2022

La’eeb foi apresentado como o mascote oficial da Copa do Mundo 2022 pela Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) em abril deste ano, durante o sorteio dos grupos da disputa. O nome do mascote vem do árabe e significa “jogador habilidoso”. La’eeb ainda usa uma indumentária típica da cultura árabe e é o primeiro mascote do Oriente Médio.

Os criadores dos mascote afirmaram que: “La’eeb será conhecido por seu espírito jovem; espalhando alegria e confiança por onde passa”.

No vídeo de anúncio da Fifa, La’eeb se apresenta e relembra mascotes de edições anteriores enquanto viaja no “mascote-verso”. Veja a seguir o vídeo na íntegra:

Relembre o mascotes das edições anteriores

A seguir, relembre todos os mascotes da Copa do Mundo, que teve sua primeira edição em 1966:

• World Cup Willie (1966) – Reino Unido;
  • Juanito Maravilha (1970) – México;
  • Tip e Tap (1974) – Alemanha;
  • Gauchito (1978) – Argentina;
  • Naranjito (1982) – Espanha;
  • Pique(1986) – México;
  • Ciao (1990) – Itália;
  • Striker (1994) – Estados Unidos;
  • Footix (1998) – França;
  • Kaz, Ato, Nick (2002) – Coreia do Sul e Japão;
  • Goleo VI (2006) – Alemanha;
  • Zakumi (2010) – África do Sul;
  • Fuleco (2014) – Brasil;
  • Zabivaka (2018) – Rússia;

Polêmicas envolvendo o Catar, país sede da Copa do Mundo 2022

Apesar do foco ser o futebol, desde que o país sede da edição de 2022 foi anunciado, muitos debates surgiram na sociedade. Esta é a primeira que o evento é sediado em um país do Oriente Médio e algumas violações aos direitos humanos e proibições comuns na cultura do Catar tem chamado atenção das pessoas.

Entre elas, destacam-se a proibição do consumo de cerveja nos estádios, a criminalização do sexo fora do casamento, a falta de direitos femininos para tomarem suas próprias decisões e a proibição da homoafetividade.

Por Giovana Rodrigues – Redação Fala!