Copa do Brasil: as primeiras zebras da competição
Menu & Busca
Copa do Brasil: as primeiras zebras da competição

Copa do Brasil: as primeiras zebras da competição

Home > Notícias > Esporte > Copa do Brasil: as primeiras zebras da competição

A Copa do Brasil é uma competição que sempre rende grandes expectativas a clubes de todos os patamares do futebol brasileiro. Aos grandes, é a chance de conquistar um título importante e levar uma bolada de dinheiro, já que o campeão poderá levar até R$ 79,5 milhões. Aos pequenos, é a oportunidade de se mostrar no cenário nacional e também conseguir uma boa premiação financeira, que permite alguns clubes elevarem de patamar em estrutura e qualidade.

Na última terça-feira (22), os duelos da primeira fase começaram a ser disputados. Nesta etapa, os confrontos são jogados em partidas únicas na casa do clube pior ranqueado pelo ranking da CBF. A vantagem do empate é do time visitante, o que faz com que o mandante precise ganhar o jogo para se classificar à próxima fase. E, nos primeiros duelos, cinco equipes já superaram elencos mais qualificados e surpreenderam a todos, como é de praxe na Copa do Brasil.

Copa do Brasil
Saiba mais sobre a Copa do Brasil. | Foto: Reprodução

FC Cascavel 1×0 Ponte Preta

copa
Futebol Clube Cascavel levou a vitória. | Foto: Reprodução

O primeiro mandante a vencer o seu confronto foi o Futebol Clube Cascavel, que derrotou a Ponte Preta, clube da Série B do Campeonato Brasileiro, por 1×0. A equipe paranaense começou a partida em cima do adversário, já prometendo que ia dificultar a vida dos paulistas. Léo Itaperuna teve um gol bem anulado de cabeça aos 22 minutos. E, de tanto insistir, o zagueiro Diego Giaretta abriu o placar no finalzinho da etapa inicial.

No 2º tempo, a Ponte não conseguiu criar grandes chances e teve o seu zagueiro Fabrício expulso aos 45 minutos do 2º tempo, em uma confusão generalizada, que também rendeu a expulsão do paraguaio do Eduardo Echeverria, do FC Cascavel. Os paranaenses irão enfrentar o Tocantinópolis do Tocantins, na próxima fase.

Azuriz Futebol Clube 1×0 Botafogo-SP na Copa do Brasil

Clube onde o dono é o lateral-esquerdo Marcelo, jogador do Real Madrid, o Azuriz Futebol Clube superou o tradicional Botafogo de Ribeirão Preto apenas no apagar das luzes por 1×0. A partida foi disputada no Estádio Os Pioneiros, em Pato Branco-PR. Desde o início da partida, o jogo foi situado em uma situação de ataque x defesa. A missão dos paulistas era segurar o empate até o final e garantir assim a sua classificação.

Porém, aos 49 minutos do 2º tempo, em uma bola levantada na área, o zagueiro Salazar, de dois metros de altura, marcou de cabeça e fez a alegria do torcedor do Azuriz, garantindo a classificação para a fase seguinte na sua estreia na competição. Agora, eles irão enfrentar o vencedor do confronto entre Mirassol e Grêmio.

Tuntum 4×2 Volta Redonda

Copa do Brasil
Tutum Esporte Clube venceu o Volta Redonda. | Foto: Reprodução

A surpresa mais marcante aconteceu lá no interior do Maranhão. O Tuntum Esporte Clube, equipe fundada em junho de 2021, superou o Volta Redonda pelo placar de 4×2 e fez história na última quarta-feira (23). O jogo começou com um domínio completo do time mandante. Logo aos 10 minutos, Andrezinho abriu o placar para os maranhenses. Aos 30, o zagueiro Maicon ampliou e, aos 38, Andrezinho fez mais um e colocou 3×0 no placar. No final do primeiro tempo, Pedrinho diminuiu para os cariocas de pênalti.

O início perfeito do Tuntum deu confiança ao time da casa, que estava fazendo uma partida histórica. Com um minuto do 2º tempo, Emerson Freitas fez o 4º gol dos maranhenses. Depois, deu tempo apenas do Volta Redonda fazer mais um, com o atacante Lelê. Resultado: classificação surpreendente do Tuntum Esporte Clube e confronto marcado contra o Cruzeiro na próxima fase.

Glória 1×0 Brasil de Pelotas, clubes gaúchos na Copa do Brasil

Em um duelo entre clubes gaúchos, mais um estreante se deu melhor. O Grêmio Esportivo Glória, situado na cidade de Vacaria, derrotou o Brasil de Pelotas por 1×0 e garantiu a sua classificação para a próxima fase da Copa do Brasil. O gol foi marcado pelo zagueiro Léo aos 31 minutos do 2º tempo. O próximo adversário do Glória sairá do confronto entre Vitória e Castanhal-PA.

Tocantinópolis 1×0 Náutico

Copa
Tocantinópolis também garantiu a vitória. | Foto: Reprodução

Para finalizar as zebras da Copa do Brasil, até o momento, o Tocantinópolis, situado no estado do Tocantins, venceu o Náutico, clube tradicional da Série B do Campeonato Brasileiro, por 1×0 e garantiu a sua classificação. O time mandante abriu o placar aos 17 minutos de jogo, em uma linda cobrança de falta do meia Raí. Depois, os pernambucanos tiveram algumas chances de empatar o duelo, mas todas pararam no goleiro Jefferson.

Na etapa final, os tocantinenses voltaram melhores e quase ampliaram o placar em duas oportunidades, ambas perdidas pelo atacante Bilau. As mudanças ofensivas feitas pelo técnico Felipe Conceição não surtiram o efeito e o Náutico amargou uma queda precoce no torneio. O Tocantinópolis irá enfrentar o FC Cascavel na segunda fase da competição.

* Nós do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

________________________________
Por Victor Fardin – Fala PUC!

Tags mais acessadas