Consoles de videogames: você sabe quais foram os primeiros?
Menu & Busca
Consoles de videogames: você sabe quais foram os primeiros?

Consoles de videogames: você sabe quais foram os primeiros?

Home > Entretenimento > Geek > Consoles de videogames: você sabe quais foram os primeiros?

Atualmente, quando falamos sobre consoles de videogames somos direcionados para os atuais, cheios de tecnologia e inovações. Porém, não podemos esquecer daqueles primeiros consoles que deram início a uma geração vidrada em jogos e que são importantes para o mundo do videogame de hoje.

O desenvolvimento da tecnologia permitiu que os jogos de videogame e consoles da nova geração evoluíssem de uma maneira absurda, com gráficos cada vez mais realistas, histórias incríveis, elementos sonoros, entre outros inúmeros componentes do universo de games atual. Diferente de agora, os consoles pioneiros rodavam jogos bem simples, sem muitos detalhes visuais ou sonoros, muitas vezes, cards separados vinham junto aos consoles para colocar na frente da TV e dar a ilusão de cenários, cores, linhas e contornos.

Confira os primeiros consoles de videogames

Magnavox Odyssey – o primeiro console de videogames da história

consoles de videogames
Odyssey. | Foto: Reprodução.

Magnavox Odyssey foi o primeiro console da história, a ideia inicial foi de Ralph Baer, em 1966. Em 1968, surgiu o primeiro protótipo do produto, que tinha o nome de Brown Box, porém o projeto foi vendido para a Magnavox, subordinada da Phillips e, finalmente em 1972, teve seu lançamento oficial.

Mesmo sendo um console com apenas 29 jogos, que não suportava tamanhos grandes de tela, não possuía efeitos sonoros e tinha gráficos simples e sem cor, o produto foi um sucesso para a época, vendendo aproximadamente 100 mil unidades.

Home Pong

videogames
Home Pong. | Foto: Reprodução.

Um console com um único jogo, o Home Pong foi um produto lançado pela Atari e foi o responsável por popularizar o nome da marca no mercado de games, mesmo que de uma maneira nem tão agradável, pois o motivo principal para a fama foi um processo movido pelos criadores do Odyssey. De acordo com eles, a empresa Atari utilizou o jogo e a tecnologia por trás do produto sem a devida autorização da Magnavox.

Home Pong foi um console bem simples que continha dois botões giratórios que controlavam as barras do jogo, onde uma bolinha ficava batendo de um lado para o outro.

Atari 2600

games
Atari 2600. | Foto: Reprodução.

O Atari 2600 foi um console lançado em 1977 e é considerado o responsável por revolucionar o universo dos videogames. Ele trouxe aos jogadores a liberdade de adicionar novos cartuchos no console, dando assim a possibilidade de variar e não ficar mais preso apenas aos jogos já disponíveis na memória do videogame.

O console foi um sucesso. Contendo um controle com um joystic e um botão, o produto foi o responsável pela popularização dos aparelhos de videogame caseiros. O videogame foi o culpado pelo sucesso de diversos jogos conhecidos até hoje, como Pac-Man, Space Invaders, Adventure, Kaboom!, entre muitos outros.  

Depois de conferir os primeiros consoles de videogames, se você ainda não os conhecia, lembre-se da importância que eles tiveram para o desenvolvimento dos jogos super tecnológicos que temos hoje no mercado.

__________________________
Por Carolina Helena – Fala! Universidade Metodista de São Paulo

Tags mais acessadas