Melhores franquias de games: veja as 5 maiores séries de jogos
Menu & Busca
Melhores franquias de games: veja as 5 maiores séries de jogos

Melhores franquias de games: veja as 5 maiores séries de jogos

Home > Entretenimento > Geek > Melhores franquias de games: veja as 5 maiores séries de jogos

Conheças séries de jogos eletrônicos que fazem sucesso

Não é de hoje que os games são populares e fazem sucesso entre muitas idades. Dentre tantos jogos, algumas franquias têm um lugar guardado nos corações dos gamers e a lista, a seguir, traz algumas delas. Existem muitas séries de jogos que acabaram ficando de fora, inclusive as disponíveis em uma única plataforma, como God of War (somente para PlayStation) e Forza (jogável apenas nas plataformas Microsoft), pois o intuito era trazer mais opções para todos os públicos.

Jogos de esportes

Fifa

Fifa
Kylian Mbappé do PSG é a capa do Fifa 2021. | Foto: Reprodução.

Quem nunca passou horas arrumando o time no modo Ultimate Team, ou passou raiva ao levar um gol aos 45 do segundo tempo? Lançado pela primeira vez em 1993 com o nome de Fifa International Soccer, o game desenvolvido pela EA é um dos maiores sucessos de vendas para os consoles e PCs e recebe uma nova versão lançada no início do segundo semestre de cada ano.

Vários são os modos possíveis de jogar, indo desde um amistoso simples, partidas on-line, modo carreira de jogador e de técnico, campeonatos, Ultimate Team, que permite o jogador montar um time e disputar partidas on-line para subir de divisão. Outro tipo de partida é sem faltas e impedimentos, a diversão e raiva nesse modo correm lado a lado, principalmente ao jogar com um amigo.

Versões temáticas do game foram lançadas, como os jogos baseados nas copas do mundo, que trazem, além da competição, quase todas as seleções do mundo, modo eliminatórias, carreiras, disputas on-line, dentre outros. Outra versão muito popular é o Fifa Street, que trazia partidas de até 5 x 5, em quadras e nos jogos não tinham faltas, substituições ou fora. Além de trazer muitos dribles de futebol de rua.

O game está disponível na versão de 2021 para PC, Xbox One, Xbox Series X/S, PS4, PS5, Switch e Stadia.

UFC

jogos de luta
O meio médio Jorge Masvidal e o peso médio Israel Adesanya foram os escolhidos para a capa do EA Sports UFC 4. | Foto: Reprodução.

A maior competição de MMA do mundo teve sua primeira versão em 2009 publicada pela THQ. Foram três jogos da série UFC Undisputed, lançados até 2012 e o último teve o brasileiro Anderson Silva na capa.

Em 2014, a EA produziu a primeira versão do EA Sports UFC e teve a versão mais recente lançada em 2020. Os novos games da série contam com lutas de exibição, combates apenas de luta em pé, lutas exclusivamente no solo, modo carreira, modo on-line, incluindo o Ultimate Team. E a partir do EA Sports UFC 2, as lutadoras entraram nos games, sendo possível lutar com Ronda Rousey, Holly Holm, Amanda Nunes e muitas outras.

O game mais recente, o EA Sports UFC 4, está disponível para Xbox One, Xbox Series X/S, PS4 e PS5 e há uma versão para celulares também.

Jogos de FPS

Call of Duty

Call of Duty
Clássico jogo de tiro é famoso por multiplayer e modo zombies. | Foto: Reprodução.

A franquia de games publicada pela Activision teve o primeiro jogo lançado em 2003 e, depois de quase 20 anos, tornou-se uma das mais populares de todas. Os jogos trazem campanha offline, modo zombie, multiplayer local e vários tipos de disputas on-line.

Nos 20 anos de existência do COD, vários títulos foram lançados e seguiram diferentes linhas de narrativas. A série principal (COD 1, 2, 3, World of War e WWII) aborda os acontecimentos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial. A série Black Ops (Black Ops 1, 2, 3, 4 e Cold War) foca em acontecimentos da Guerra Fria e alguns títulos tratam de guerras futurísticas e distópicas. E por falar em futuro, os games Advantage e Infinity Warfare são completamente focados em batalhas de uma era que ainda está por vir, inclusive com viagens pelo Sistema Solar. Para quem gosta mais de coisas contemporâneas, a família Modern Warfare (COD4, MW2 e MW3) é a escolha certa. Os games trazem uma fictícia guerra ocorrida nos dias atuais.

Outros títulos de COD são o Ghost, que conta a história de uma invasão aos EUA no ano de 2023, e o Warzone que é um Battle Royale gratuito. E também há uma versão de Call of Duty disponível para celulares.

Os títulos de Call of Duty fazem bastante sucesso, são ótimos para jogar com a família e amigos, mas poderiam ter um modo campanha melhor desenvolvido, apesar de ser possível passar boas horas jogando. Há versões disponíveis para PC, celulares e consoles, desde os mais antigos até a nova geração.

Battlefield

jogos
FPS traz destruição de cenários incríveis e muitos modos multiplayers. | Foto: Reprodução.

Se em toda guerra é necessário ao menos dois inimigos, podemos dizer que BF é o adversário de Call of Duty na categoria de game de FPS mais popular. Battlefield é desenvolvido pela Dice e publicado pela EA e teve o primeiro título em 2002. Após quase 20 anos, a franquia é uma das mais famosas de todas.

Assim como COD, Battlefield traz diferentes histórias para agradar um maior público. O primeiro jogo (BF 1942) aborda acontecimentos da Segunda Guerra, assim como os BFs 1943 e o 5, o mais recente da franquia. Sobre a Guerra do Vietnã há o Battlefield Vietnam. São vários os títulos sobre guerras modernas, como o Battlefield 2, 3, 4, Bad Company 1 e 2. E para os fãs de batalhas futuristicas há o BF 2142

O game da Dice também teve como pano de fundo a Primeira Guerra Mundial e o jogo que aborda esse período histórico é o BF1. Há também um título que traz como trama a polícia e a guerra contra o crime e as drogas, que é o Battlefield Hardline.

Há diversos modos de jogos de jogar, desde campanhas offline (que são boas, mas poderiam ser mais bem construídas) até os mais variados jogos multiplayer, indo além de mata-mata em equipes, podendo usar veículos, aviões e dirigíveis até. Os games trazem uma destruição de cenários incríveis, sendo possível derrubar boa parte das construções dos mapas. Há versões disponíveis para PC e consoles das primeiras gerações até os mais modernos. E, segundo o Twitter oficial do jogo, novidades estão por vir no mês de junho.

Jogos de ação e aventura

Assassin’s Creed

Assassin’s Creed
Viaje a vários períodos históricos com a franquia da Ubisoft. | Foto: Reprodução.

Uma das franquias mais populares de games que inclusive chegou aos cinemas em 2016 é Assassin’s Creed, lançado pela primeira vez em 2007 pela Ubisoft e, nesses 14 anos de existência, os games já levaram os jogadores para diferentes períodos históricos.

A trama baseia-se na disputa entre os Cavaleiros Templários que buscam criar uma nova ordem mundial e dominar a Terra, e os Assassinos que buscam defender a paz e o livre arbítrio. Os games trazem acontecimentos no presente, mas são bem raros esses momentos já que a maioria do tempo estamos no passado. 

Nos games da franquia principal os jogadores viajam para o Antigo Egito (AC Origins), Grécia (AC Odyssey), Expansão Vikings (AC Valhalla), Idade Média (AC1), Renascimento (AC2, Brotherhood e Revelations),  Revolução Americana (AC3), Era de Ouro da Pirataria (AC Black Flag), Guerra dos Sete Anos (AC Rogue), Revolução Francesa (AC Unity) e para a Revolução Industrial (AC Syndicate). 

Os games são focados em campanhas single player com muitas missões secundárias (muitas mesmo, os dois últimos títulos lançados, Valhalla e Odyssey, levam por volta de 130 horas para serem platinados). Durante a história alguns personagens históricos aparecem e interagem com o jogador, como a Rainha Victoria, Napoleão, Júlio César, Cleópatra, Winston Churchill, dentre outros. Há games disponíveis para PC, consoles desde o Xbox 360 e PS2 até os mais modernos.   

GTA

GTA
Encarne um criminoso e crie o caos em GTA. | Foto: Reprodução.

Uma das franquias mais famosas e polêmicas de todas é Grand Theft Auto, desenvolvida pela Rockstar em 1997. De lá para cá, foram lançados 7 jogos (GTA 1, 2, 3, Vice City, San Andreas, 4 e 5) e mesmo com o último título sendo lançado em 2013, até hoje é um sucesso de vendas e de jogadores.

Os jogos de GTA nos colocam no papel de um criminoso que, em muitos casos, age em busca de vingança, associando-se a gangues e cometendo diversos tipos de crimes. Os games dão liberdade para que o jogador escolha quais ações tomar, podendo escolher matar, roubar e criar todo o caos que quiser pelos mapas. Claro que a cada atitude criminosa, a força da polícia aumenta para capturar o personagem.

O mais recente título da franquia (nem tão recente assim) é o GTA 5, lançado em 2013 para PC, Xbox 360 e PS3, de lá para cá, duas gerações de consoles já foram lançadas e nada de sair o sexto jogo. Mas, mesmo assim, o game é muito popular, com novas atualizações sendo lançadas, inúmeros modos on-line e um preço acessível, fazendo com que mais jogadores comecem a jogar. Isso sem falar dos modos que existem para PC 

Mesmo se você não gostar de GTA, não há como não reconhecer o tamanho e a fama da franquia. Com tantos modos on-line, a diversão com os amigos é garantida, então vale a pena jogar GTA 5, que está disponível para PS3, PS4, PS5, Xbox 360, Xbox One, Xbox Series X/S e PC.

Jogos de terror

Resident Evil

Resident Evil
Game criou um novo gênero e revolucionou o mundo dos jogos. | Foto: Reprodução.

O título desenvolvido pela Capcom revolucionou o mundo dos games e criou um novo gênero, o de Horror Survival. Lançado em 1996, o jogo fez muito sucesso na época e, após mais de 20, a franquia é uma das mais populares, com vários títulos lançados e inclusive adaptações para o cinema.

A história do primeiro game se passa em Raccoon City quando uma equipe de soldados de elite vai ao local para investigar alguns crimes ocorridos por lá e, ao chegar, descobre que criaturas, fruto de experiências de uma empresa farmacêutica chamada Umbrella, habitam o local. Os jogos da franquia são focados em sobrevivência, fazendo com que os recursos e munições sejam limitados, então escolha bem em como vai enfrentar os zumbis. Os games mais recentes da série (RE7: Biohazard e RE Village) têm a jogabilidade em primeira pessoa, aumentando ainda mais a adrenalina e os sustos.

Foram 6 filmes produzidos até o momento, e há um previsto para ser lançado ainda em 2021, com um enredo próximo dos primeiros jogos da franquia. Os filmes já lançados fizeram sucesso, mas desagradaram os fãs dos games por trazerem uma história bem diferente dos títulos de videogames, incluindo uma nova personagem que não existia nos games, Alice (Milla Jovovich). Outra grande diferença é que a protagonista tinha habilidades especiais, muito diferente dos personagens dos jogos que são pessoas comuns tentando sobreviver.

Há versões do game disponíveis para todas as gerações de videogames e remakes dos primeiros títulos foram lançados recentemente. E por falar em lançamento, o novo jogo da franquia foi lançado no dia 7 de maio de 2021 com o nome de Resident Evil Village e está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X/S e Stadia.

Outlast

jogos videogame
Muitos sustos aguardam os jogadores em Outlast. | Foto: Reprodução.

A mais recente franquia e, com menos títulos dessa lista é Outlast, o game de terror desenvolvido pela Red Barrels e lançado em 2014. Até o momento, foram lançados dois jogos e ambos com muitas cenas de terror fortes e perturbadoras que deixaram muitos gamers acordados durante a noite.

O primeiro jogo tem como história e cenário os acontecimentos ocorridos em um hospício abandonado e estamos na pele do jornalista Miles Upshur, que resolve investigar o local. “Armado” somente com uma câmera, o repórter entra no hospital e logo é perseguido por criaturas horripilantes que tentam matá-lo a qualquer custo. 

O segundo título da franquia saiu em 2017 e manteve a jogabilidade em primeira pessoa, o terror e a sensação agoniante que o primeiro jogo teve. O enredo se passa em uma vila onde o casal Blake e Lynn Langermann investiga um assassinato. Logo no início, o helicóptero da dupla cai e os acontecimentos macabros começam e cabe a Blake descobrir o que está acontecendo e achar a esposa que desapareceu após o acidente. O game mistura flashbacks e acontecimentos no presente.

Os momentos de terror e tensão são inúmeros em ambos jogos, e mais agoniante é não poder usar nenhuma arma para se defender, apenas uma câmera (tenha cuidado para não ficar sem pilhas). Os games são pesados, mas para quem curte um bom terror, eles são uma boa escolha e estão disponíveis para PC, Switch, PS4, PS5 e Xbox One e Series X/S.

_______________________________
Por Raul Galetti – Fala! Anhembi

Tags mais acessadas