Conheça cinco histórias da mitologia marítima
Menu & Busca
Conheça cinco histórias da mitologia marítima

Conheça cinco histórias da mitologia marítima

Home > Entretenimento > Cultura > Conheça cinco histórias da mitologia marítima

Desde a Idade Antiga até os dias atuais, os oceanos e mares têm sido objeto de curiosidade, estudo e especulação por parte do ser humano.  Sobretudo antes da consolidação da ciência, marinheiros viam coisas que julgavam inexplicáveis durante suas longas e exaustivas jornadas, atribuindo, assim, um caráter místico a certas supostas criaturas ou fenômenos da natureza. Sendo assim, naturalmente diversos mitos e lendas surgiram ao longo dos séculos, em diversas partes do mundo. Confira, agora, 5 histórias da mitologia marítima:

Histórias da mitologia marítima

1 – Kraken

mitologia marítima
Representação do Kraken. | Foto: Reprodução.

Famoso por sua aparição no segundo filme da saga Piratas do Caribe, O Baú da Morte, o cefalópode gigante que aterroriza os marinheiros tem suas origens na mitologia escandinava. O mito teria surgido do contato dos marinheiros com a lula gigante, espécie que tem seu tamanho variado entre 13 e 15 metros.

A palavra “Kraken” tem suas origens na palavra sueca e norueguesa “krake”, que designa um animal pouco saudável ou algo torcido.

2 – Sereias

Presentes em diversas culturas ao redor do mundo e popularizadas pela mitologia grega, as sereias estão entre as figuras mais emblemáticas não só dentre a mitologia marítima, como na mitologia global como um todo. Sua versão mais popular consiste em um ser do gênero feminino, mulher da cintura para cima, peixe da cintura para baixo. Servindo como uma personificação dos medos e mistérios oceânicos.

O folclore brasileiro possui seu próprio mito da sereia: a Iara, um ser de extrema beleza e longos cabelos ruivos que residiria no Rio Amazonas. Segundo a lenda, Iara seduz suas vítimas, que acabam afogadas. Muitas vezes a criatura também assume forma humana.

3 – Triângulo das Bermudas

O triângulo das Bermudas é uma área da América Central que pode ser observada, em sua delimitação mais famosa, ao se conectar as ilhas de Bermudas, Porto Rico e a ponta do estado da Flórida. A região é famosa por ser palco de diversos mistérios, a maioria deles envolvendo o desaparecimento de aeronaves e embarcações.

Um dos mais famosos foi o misterioso naufrágio da embarcação USS Cyclops da marinha americana. O evento é considerado como maior perda de vidas em um incidente fora de combate na história da marinha americana. Várias explicações surgiram ao longo dos anos, como tempestades e até mesmo atividade inimiga na área, porém nenhuma delas foi completamente aceita. 

Apesar dos mistérios que envolvem tais desaparecimentos, a maioria deles poderia ser explicado pela alta incidência de furacões e tempestades na área, que frequentemente eram omitidas de notícias para fomentar o mistério.

4 – Poseidon

Um dos maiores e mais importantes deuses da mitologia grega, Poseidon é o deus dos mares e terremotos, geralmente representado com um tridente. 

Teve um papel importante nas obras de Homero, Odisseia e Ilíada, auxiliando os gregos na guerra de Tróia e, posteriormente, se vingando de Ulisses, que enfrentou um de seus ciclopes. É filho dos deuses Cronos e Reia.

5 – Atlântida

Atlântida é um dos mais conhecidos mitos marinhos da história. Aceita como verdadeira durante a Antiguidade Clássica e rejeitada nos dias atuais, sua história teria sua primeira menção sido feita por Platão.

Trata-se de uma cidade perdida, uma potência naval que teria afundado em um único dia após uma tentativa fracassada de invasão de Atenas. De acordo com o filósofo, “Havia de todos os metais, a serem extraídos da terra, fossem sólidos ou fundíveis, tais como o minério de ferro, encontrado em vários pontos da ilha, e o ouro, o mais apreciado de todos”.

Um recente documentário do Discovery Channel aponta para a ilha de Santorini, localizada no mar Egeu, e que teria sido destruída por uma erupção vulcânica por volta de 1650 a.C.. Escavações no local nos últimos anos mostraram indícios de arte e engenharia avançadas para a época. Apesar disso, nenhuma hipótese é definitiva e teses tendem a continuar surgindo ao longo dos anos. 

Documentário How Santorini May Be The Source Of The Atlantis Legend, do Discovery Channel (em inglês). | Fonte: YouTube.

______________________________
Por Felipe Parlato – Fala! Cásper

Tags mais acessadas