sexta-feira, 29 março, 24
HomeUrbanoConheça cinco formas de reutilizar roupas antigas

Conheça cinco formas de reutilizar roupas antigas

A reutilização de roupas é uma ótima forma de ajudar o meio ambiente de forma sustentável

roupas
Conheça cinco formas de reutilizar roupas antigas. | Foto: Reprodução.

Formas de reutilizar roupas antigas

Algumas maneiras de reutilizar roupas são mais simples do que outras, como uma camiseta manchada ou rasgada, em que é possível cortá-la. Se for na parte superior da blusa, o que pode ser feito é diminuir as mangas e fazer um acabamento com linha e agulha ou com cola de tecido. Se o problema for próximo à gola, é possível, com o auxílio de uma régua e giz de lousa, marcar um decote no formato V e também fazer o acabamento com linha e agulha ou com cola de tecido (essa técnica fica muito boa se feita na parte de trás da blusa também). Fica muito mais fácil de corrigir se o defeito estiver na parte inferior da blusa, que pode ser resolvido transformando-a em um top, cortando na altura desejada de uma extremidade à outra.

Outra forma de reutilizar roupas antigas e ajudar o meio ambiente é por meio da técnica de Tie Dye, que pode ser feito com cloro ou com tinta para tingimento, principalmente se a peça estiver manchada. Se for com cloro, basta enrolar a peça e prender com um elástico da forma de gostar e deixar de molho por uns 40 minutos em um balde com água e cloro. Caso use pó para tingir, é necessário ferver água em uma panela e colocar o pó lá dentro. Depois, é só enrolar e prender do modo como achar melhor de deixar de molho por 1 hora. Após o processo, é necessário lavar as peças, independente de qual for o método escolhido.

Se estiver precisando de uma bolsa para fazer compras no mercado, é bem simples de fazer com uma camiseta regata antiga. O que você precisa fazer é basicamente costurar a parra da blusa para fechá-la e usar as alças da blusa como alças da bolsa. Ou se o que estiver parado em um canto do seu armário for uma calça, uma forma de alterar a peça é você cortar as pernas, formando em uma bermuda ou um shorts (lembrando que é importante medir antes de cortar para não ficar mais curto do que você planejava).

Uma forma bem diferente de utilizar essas roupas é para encapar peças de madeira, vidro ou metal que você já tenha em casa, mudando um pouco a decoração e dando um charme único. Muitas decorações bonitas saem da sua criatividade também e da prática de customizar e reutilizar suas roupas ou tecidos que estão sobrando.

Por Ana Beatriz Sanas Zamboni – Fala! Universidade Federal do Pampa – RS