Conheça as cinco construções mais antigas da humanidade
Menu & Busca
Conheça as cinco construções mais antigas da humanidade

Conheça as cinco construções mais antigas da humanidade

Home > Entretenimento > Cultura > Conheça as cinco construções mais antigas da humanidade

As construções do homem existem muito antes dos conceitos modernos de engenharia e arquitetura e, mesmo assim, mostram tamanha habilidade de quem as construiu. Uma prova disso são as construções do período Neolítico, entre 12000 a.C. e 4000 a.C., que estão nesta lista.

Na verdade, é difícil saber exatamente qual a construção mais antiga da humanidade, afinal, podemos nem tê-la encontrado ainda. Sabendo disso, escolhemos mostrar para você as que foram construídas pelo homem para algum propósito.

Construções mais antigas da humanidade

GöbekliTepe (12000 a. C. – 8400 a. C.)

A estrutura de GöbekliTepe, no sudeste da Turquia, é a construção mais antiga encontrada até hoje pelos arqueólogos e, ainda assim, estima-se que pode ser mais antiga do que imaginamos.

O achado dela é recente e as escavações começaram em 1994. O edifício é circular e composto por 12 pilares em forma de T, com animais esculpidos. Os pesquisadores sugerem que era um local de culto, como um templo, porém, também poderia ter servido de casa durante algum tempo. O templo foi classificado como Patrimônio Mundial pela Unesco, em 2018.

GöbekliTepe
GöbekliTepe. | Foto: Reprodução.

Tell Qaramel (11000 a.C. – 9670 a. C.)

Este sítio arqueológico, no norte da Síria, é o complexo de torres mais antigo já encontrado. O sítio é formado por diversas casas circulares, vários edifícios públicos (talvez usados para reuniões) e restos de 5 torres feitas de blocos de pedra. Essas torres poderiam estar relacionadas ao sistema defensivo da área ou a fins rituais.

construções antigas
Tell Qaramel. | Foto: Reprodução.

Torre de Jericó (±8000 a.C.)

Situada em Jericó, cidade mais antiga da humanidade, a Torre foi encontrada durante escavações em 1952. É feita de pedra, com uma escadaria interna.

Pesquisadores a interpretam como uma fortificação local, um sistema anti-inundação e até mesmo um centro ritual. É a torre mais antiga depois de Qaramel, e era a construção mais alta até a pirâmide de Djoser.

Torre de Jericó
Torre de Jericó. | Foto: Reprodução.

Çatalhuyük (±6500 a. C.)

Localizado na Turquia, Çatalhuyük é um grande assentamento que foi habitado por até 8000 pessoas. As casas eram rentes umas às outras e os telhados, com buracos no teto para a entrada e saída de pessoas, serviam de ruas por onde elas circulavam.

Além disso, a arte é muito presente no lugar, com desenhos pelas paredes e muitas estatuetas de argila, o que o faz ser muito importante para a história da arte em si.

construções mais antigas da humanidade
Çatalhuyük. | Foto: Reprodução.

Khirokitia (7000 a. C. – 4000 a. C.)

Descoberta em 1934, Khirokitia, ou Choirocoitia, era uma vila muito bem organizada, onde havia lavouras e criação de ovelhas, cabras e porcos.

A vila é rodeada por um muro de pedras, que servia para a proteção do local. Para dentro do muro ficavam vários edifícios redondos, que eram como salas e, juntos, formavam uma casa.

Khirokitia
Khirokitia. | Foto: Reprodução.

Referências: Unesco, History, Cambridge Archaeological Journal.

__________________________
Por Bianca Mazon – Fala! Uniso

Tags mais acessadas