quinta-feira, 28 março, 24
HomeCinema e SériesConheça as 5 teorias mais incríveis sobre a saga 'Harry Potter'

Conheça as 5 teorias mais incríveis sobre a saga ‘Harry Potter’

Mesmo após seus livros terem sido lançados e finalizados há mais de dez anos, Harry Potter continua tendo muita relevância nos dias de hoje, causando teorias e discussões para os fãs mais chegados na saga. Confira, agora, 5 das teorias mais incríveis sobre a série que o farão querer reler os livros e assistir aos filmes novamente!

Teorias mais incríveis de Harry Potter

O mal comportamento dos Dursley

teorias mais incríveis de harry potter
Os Dursley. | Foto: Reprodução.

É indubitável que os Dursley sempre desprezaram Harry em sua presença e suas atitudes. Mas, segundo esta teoria, o motivo se daria ao explicar que os tios do menino estariam sob o efeito de uma Horcrux: o próprio Harry! Um dos fatores que levam a crer que essa teoria faz sentido é no sétimo livro/filme, onde Rony encontra dificuldades de controlar suas emoções ao revezar o broche da Sonserina junto com seus amigos.

Assim, ao passarem dez anos ao lado do mago adolescente, seus familiares podem ter sido influenciados negativamente no comportamento para com ele. Apesar disso, a teoria não explica o porquê de outras pessoas ao redor de Harry não terem sido afetadas dessa maneira também.

Bichento era de Lilian e Tiago Potter

melhores teorias de Harry Potter
Hermione com Bichento. | Foto: Reprodução.

Bichento se aproximou muito facilmente de Sirius nos acontecimentos de Prisioneiro de Azkaban, ao mesmo tempo que sua birra com Perebas era muito intensa, sendo que a própria Hermione achou estranho por ele não ter essa aversão com outros ratos de Hogwarts. Uma justificativa dessa atitude é a teoria de que Bichento pertencera primeiro a Lilian e Tiago Potter, pais de Harry, antes de chegar até Hermione.

Em As Relíquias da Morte, Harry lê uma carta escrita por Lilian em que ela menciona um gato. Já quando Hermione comprou Bichento, o vendedor da loja afirma que o gato estava lá há muito tempo. A autora não revela a idade do animal, mas sabemos que ele é adulto e gatos vivem em média 16 anos, tornando possível ser o mesmo gato.

Voldemort é incapaz de amar

teorias de Harry Potter
Voldemort. | Foto: Reprodução.

Explorando um pouco mais sobre o passado de Voldemort no decorrer dos livros, descobrimos que sua mãe, Mérope Gaunt, enfeitiçou seu pai, Tom Riddle, através de uma poção do amor para eles ficarem juntos. Com isso, a teoria em questão supõe que Voldemort seria incapaz de amar devido ao “amor” artificial entre seus pais e que, por conta disso, ele teria sido destroçado pela proteção que Lilian deu ao jovem Harry.

O Conto dos Três Irmãos

as relíquias da morte
O Conto dos Três Irmãos. | Foto: Reprodução.

Nesta teoria, O Conto dos Três Irmãos, apresentado no final da saga, diz que cada irmão é representado por um personagem da série, sendo eles Voldemort, Snape e Harry. Vamos relembrar este conto.

O irmão mais velho pede para a Morte uma varinha poderosa, a Varinha das Varinhas, que, eventualmente, causa sua própria morte no final. Esta seria uma alegoria para Voldemort, que roubou a Varinha das Varinha de Dumbledore e sua ganância o levou à sua própria ruína.

O segundo, pede algo que lhe permita trazer mortos de volta à vida, ganhando a Pedra da Ressurreição. Porém, após usá-la para trazer sua amada de volta à vida, ele percebe que ela não pertence mais a este mundo e decide se matar. Este irmão seria representado por Snape, que passou a vida inteira arrependido, buscando o amor da falecida Lilian.

Já o irmão mais novo, desconfiando das intenções da Morte, pede algo que lhe permite esconder-se de todos, inclusive dela, recebendo a Capa da Invisibilidade. Harry seria a representação deste irmão, pois ganhou a capa e, ao final, “cumprimentou a morte como uma velha amiga”.

Além disso, a representação da Morte seria Dumbledore, que foi o proprietário dos três itens antes de entregues aos irmãos. Outro ponto para se lembrar nesta história é o momento em que Harry “morre” e é levado para a estação de King’s Cross, onde o professor Dumbledore o recebe e pergunta se o garoto quer voltar ao mundo dos vivos ou pegar o trem e partir para sempre.

Newt (Animais Fantásticos) levou Aragogue para Hogwarts

animais fantásticos e harry potter
Newt. | Foto: Reprodução.

Em A Câmara Secreta, descobrimos que Hagrid é acusado pela morte e petrificação dos estudantes de Hogwarts quando Tom Riddle abre a Câmara Secreta pela primeira vez, por ter levado a acromântula cega, Aragogue, para a escola. E, quando o Basilisco volta a perambular pelo colégio, os dois são novamente acusados pelo feito e Hagrid é afastado da escola.

Mas o que é relevante para esta teoria nessa história é o fato de Hagrid ter contado a Harry que a aranha “não nasceu no castelo, e sim em uma terra distante” e que um “viajante misterioso” doou Aragogue para ele quando ela ainda estava em um ovo. Conectando essa informação com o spin-off da série, Animais Fantásticos e Onde Habitam, é provável que o viajante a respeito tenha vindo da maleta de Newt Scamander.

________________________________
Por Niara Viana de Brito – Fala! PUC