Conheça a primeira seleção brasileira na história do País
Menu & Busca
Conheça a primeira seleção brasileira na história do País

Conheça a primeira seleção brasileira na história do País

Home > Notícias > Esporte > Conheça a primeira seleção brasileira na história do País

A seleção mais vitoriosa da história teve seu começo com um amistoso contra a equipe inglesa Exeter City F.C, e assim se deu a largada para começar a história da seleção brasileira no mundo do futebol. A seguir, conheça o primeiro time do Brasil, que deu início a uma série de conquistas para o país denominado “País do Futebol”.  

Jornal “O Imparcial” falando sobre vitória da Seleção Brasileira sobre o Exeter City F.C.
Jornal “O Imparcial” falando sobre vitória da Seleção Brasileira sobre o Exeter City F.C. | Foto: Arquivo CBF.

O primeiro jogo da seleção brasileira

A Seleção Brasileira veio a campo pela primeira vez na história para enfrentar o time inglês Exeter City F.C, em um amistoso feito no Rio de Janeiro. A equipe inglesa estava vindo de uma excursão pela Argentina e parou no Brasil para um jogo que contava com o Estádio das Laranjeiras completamente lotado.

No dia 21 de julho de 1914, iniciava-se a trajetória vitoriosa da maior seleção de futebol da história. Com a torcida estarrecida pela presença dos inventores do futebol e uma vontade insaciável de ver os brasileiros contra os britânicos, a partida já era algo grandioso antes mesmo de começar.

Convocação

A Federação Brasileira De Sports (FBS) sabia que precisava contar com os jogadores do mais alto nível para enfrentar a equipe profissional britânica, que na época disputava a 3°divisão inglesa.

Para isso, foi decidido a convocação dos melhores atletas brasileiros que jogavam em São Paulo e no Rio de Janeiro, pois esses dois estados eram o centro dos grandes craques brasileiros.

E assim nasceu a primeira escalação da Seleção Brasileira: Marcos de Mendonça, Píndaro e Nery; Sylvio Lagreca, Rubens Salles e Rolando; Abelardo, Oswaldo Gomes, Friedenreich, Osman e Formiga. Comissão Técnica: Sylvio Lagreca e Rubens Salles (capitão).

Jogadores brasileiros usando o uniforme totalmente branco com detalhe azul nas mangas.
Jogadores brasileiros usando o uniforme totalmente branco com detalhe azul nas mangas. | Foto: Arquivo CBF.

E a equipe do Exeter City F.C veio a campo com a seguinte escalação: Loram; Forte Strettle; Rigby, Lagan e Hardin; Holt, Whittaker, Hunter, Lovett e Goodwin. Treinador: Harrison Mcgahey.

Equipe do Exeter City F.C pronta para o jogo contra a seleção brasileira.
Equipe do Exeter City F.C pronta para o jogo contra a seleção brasileira. | Foto: Arquivo CBF.

Rolou a Bola

Com a bola rolando, o Brasil demonstrou ser muito superior à equipe britânica e assim surpreendendo todos que estavam acompanhando a partida. Com apenas 15 minutos de jogo, a equipe canarinha abriu o placar com Oswaldo Gomes – sendo o primeiro gol que a Seleção Brasileira fez em sua história – e ainda no primeiro tempo, Osman ampliou o placar para a equipe brasileira.

Os ingleses, por serem profissionais, estavam acostumados com um futebol mais duro e acabavam chegando com entradas muito fortes diferentes dos brasileiros que tinham vindo para jogar mais por diversão, por ainda serem amadores. E esse excesso de violência da equipe britânica acabou ocasionando em diversas lesões nos jogadores brasileiros. Rubens Salles acabou sendo acertado nas costelas, Friedenreich foi o que mais sofreu com as entradas duras da equipe do Exeter City F.C, pois acabou saindo de campo ensanguentado após perder 2 dentes, mas o mesmo voltou a campo logo depois de ser atendido pelos médicos. E com o segundo tempo em andamento, os ingleses Jack Fort e James Logan queriam sair de campo, mas foram impedidos após o capitão da equipe britânica, Jimmy Rigby, os convencer a voltar ao jogo.

Com destaque para Rubens Salles que mostrou a todos sua liderança, a Seleção Brasileira encerrou a sua primeira partida na história do futebol com a vitória para cima do Exeter City F.C pelo placar de 2 a 0. E o resto é história.

__________________________________________________

Por Thiago Antunes – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul

Tags mais acessadas