Cadastre-se e tenha acesso a conteúdos exclusivos!
Quero me cadastrar!
Menu & Busca
Conheça 5 Startups que nasceram na universidade

Conheça 5 Startups que nasceram na universidade

Enquanto cursavam suas graduações, estudantes criavam empresas como o Facebook e o Buscapé

Startups que nasceram na universidade.

Você já deve saber que o Facebook nasceu na Universidade de Harvard, quando Mark Zuckerberg resolveu criar uma plataforma onde alunos de sua faculdade conseguissem se socializar digitalmente entre si através de diferentes tipos de interação dentro daquele novo sistema.

O FENÔMENO DOS COWORKINGS

Veja também outras grandes ideias que surgiram dentro da faculdade, se transformaram em uma startup e hoje são empresas de sucesso. E para encabeçar nossa lista, vamos relembrar melhor o início do Facebook:

1 – Facebook

Startups que nasceram na universidade.
Facebook.

Atualmente o Facebook é um dos sites mais acessados do mundo e foi Criado por Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, quando eles ainda estavam em Harvard.

Zuckerberg fazia ciência da computação quando criou o Facemash, uma rede social que ranqueava através de votos as pessoas mais bonitas da universidade. Hoje, Zuckerberg é considerado uma das pessoas mais influentes do mundo e aparece na lista dos maiores bilionários do planeta.

2 – Buscapé

Startups que nasceram na universidade.
Buscapé.

Buscapé, um site que compara preços nas mais diversas lojas virtuais disponíveis na internet, foi idealizado por Romero Rodrigues, Rodrigo Borges e Ronaldo Takahashi.

Também em tempos de faculdade, quando cursavam a Escola Politécnica (USP), a ideia surgiu da necessidade de compra de uma impressora e da dificuldade de encontrá-la devido à baixa eficiência dos buscadores da época. Um ano depois, eles já haviam lançado o Buscapé.

6 APLICATIVOS PARA EMPRESÁRIOS E EMPREENDEDORES ORGANIZAREM AS FINANÇAS

3 – Peixe Urbano Delivery

Startups que nasceram na universidade.
Peixe urbano.

“O Entregador nasceu enquanto eu ainda estava na Federal de Itajubá.”, diz Leandro Morais, um dos fundadores da startup que hoje se chama Peixe Urbano Delivery. A necessidade veio de encontrar um lugar que entregasse comida de madrugada, enquanto passava noite afora trabalhando.

startup teve início em 2008 e foi comprada pelo Peixe Urbano em 2012. Leandro Morais ainda reforça a importância da faculdade no start da empresa: “Usávamos os laboratórios, tínhamos acesso a professores e colegas faziam estágio na empresa. Até porque quando você está lá dentro, sua rede de contatos está formada”.

Em 2013, o Peixe Urbano Delivery foi vendido para a empresa HelloFood/Rocket Internet. Jé em 2017, a Peixe Urbano foi comprada pela rival, Groupon.

4 – Recomind.net

Startups que nasceram na universidade.
Recomind.net.

Formado em marketing, Juliano Martinez é sócio do Resolva.me. Ele conta que a ideia surgiu no último ano da faculdade, quando criou um serviço de classificação de serviços via indicações.

Martinez conta que desenhou o projeto para seu TCC, mas que foi recusado pelos professores, pois diziam que seu projeto não tinha potencial nem para uma vida de 5 anos. Hoje, sua empresa foi comprada pela Buscapé Company e passou a se chamar Recomind.net.

5 – Quero Bolsa

Startups que nasceram na universidade.
Quero bolsa.

Três engenheiros de computação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica criaram o portal Quero Bolsa para disponibilizar bolsas oferecidas por universidades particulares de todo o país.

A ideia dos empreendedores Bernardo de Pádua, Lucas Gomes e Thiago Brandão deram tão certo que todos os meses, dois milhões de estudantes acessam o site – e 70 mil deles já usaram o serviço.

A startup brasileira chamou até a atenção de uma das maiores aceleradoras do mundo: a Y Combinator, do Vale do Silício.

0 Comentários

Tags mais acessadas