Após as eleições de outubro do ano passado (2022), Luís Inácio ‘Lula‘ da Silva assumiu, neste 1º de janeiro de 2023, o maior cargo do País: a Presidência da República.
Lula (PT – Partido dos Trabalhadores) e Geraldo Alckmin (PSB) disputaram as eleições contra o ex-presidente e candidato à reeleição Jair Messias Bolsonaro (PL – Partido Liberal).
Em um discurso emocionante, o novo Presidente da República, reeleito pela terceira vez – aliás, primeiro e único a conseguir tal feito na história da Democracia Brasileira desde o fim da Ditadura Militar-, afirmou que pretende “governar para os 205 milhões de brasileiros”, não somente para aqueles que votaram nele.
Confira na íntegra os principais detalhes que marcaram a posse do novo presidente brasileiro.
O mundo de olho no Brasil de Lula
O presidente eleito Lula, desde seus outros mandatos, estabeleceu boas relações com diversos países nos mais variados continentes. Mesmo após tantos anos, a situação não se mostrou diferente na atualidade: ao todo, ao menos 65 delegações de chefes, vices ou representantes de Estado marcaram presença na posse de Lula.
Homenagem a Pelé, eterno Rei do Futebol
A posse do novo presidente eleito Lula contou com uma programação bem interessante, focando também no público que esteve ali presente durante a cerimônia.
Um dos últimos eventos foi o chamado ‘Festival do Futuro’, que trouxe mais de 60 artistas para animar as pessoas durante a posse. O Festival teve início às 10 horas da manhã e terminou às 3 horas da madrugada.
A princípio, prestou-se uma homenagem à Pelé, como era conhecido o jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento.
Pelé é o único jogador na história de todas as edições da Copa do Mundo de Futebol Masculino da FIFA a ter ganhado 3 títulos mundiais. Além disso, foi e sempre será um símbolo para o esporte.
Aos 82 anos, poucos dias antes do Ano-Novo, o ‘Rei do Futebol’ veio a falecer, deixando um enorme vazio para toda a comunidade esportiva. Diversas figuras famosas e clubes estrangeiros de renome, como o Paris Saint-German (PSG), prestaram homenagens à Pelé, que não foi esquecido durante a posse de Lula.
Anúncio dos Ministros do Governo Lula
Em primeiro lugar na agenda do novo presidente Lula estava a tarefa de anunciar os 26 ministros e as 11 ministras de seu governo.
Após intensos debates e negociações antes mesmo da posse, alguns nomes já eram discutidos para algumas posições. Os maiores destaques foram: Marina Silva (Meio Ambiente), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Sonia Guajajara (Povos Originários), Fernando Haddad (Fazenda), Flávio Dino (Justiça) e Nísia Trindade (Saúde).
Partidos como o MDB, PSB e o UB (União Brasil) também foram contemplados com alguns ministérios.
Mudanças vêm aí
(1) José Guimarães, deputado federal representante do governo Lula na Câmara dos Deputados, afirmou que uma das principais medidas a serem tomadas pelo novo governo é a aprovação da Reforma Tributária.
(2) Houve a criação de uma nova Secretaria, a Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
(3) Lula afirma que será um mandato de “reconstrução do Brasil”, onde “a democracia foi a maior vitoriosa nessas eleições”.
(4) O novo governo mostra preocupação com o meio-ambiente e resgata a luta contra o desmatamento na Amazônia e outros biomas brasileiros, a transição energética e a industrialização ‘limpa/verde’.
_____________________________________________
Por Maísa Siena – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul