domingo, 24 novembro, 24
HomeMercadoConfira dicas de como sair do aluguel e comprar uma casa própria

Confira dicas de como sair do aluguel e comprar uma casa própria

O sonho de muitos brasileiros é saber como sair do aluguel e conquistar a tão desejada casa própria. O fato é que esse pode ser um caminho complicado, já que muitos dizem que ganham pouco, outros que os gastos já consomem todo o dinheiro do mês, entre outros obstáculos. 

Porém, com calma, planejamento e sabendo que ações tomar, a cada dia você vai estar mais perto de ir de inquilino para proprietário. Então sim, o sonho de ter o imóvel próprio, mesmo com baixa renda, é super possível! 

Continue a leitura e receba as melhores dicas de como sair do aluguel!

Sua oportunidade de sair do aluguel: veja as melhores dicas
Sua oportunidade de sair do aluguel: veja as melhores dicas. | Foto: Freepik.

Por que sair do aluguel?

Por ser encarado como um sonho impossível, ninguém pensa em como existem vantagens em ter a casa própria. Claro que, não pagar uma conta todos os meses é um benefício notável e um dos mais almejados, porém, há outros além desse. 

Um desses benefícios, por exemplo, é a liberdade de modificar os ambientes da casa como preferir. Isso vai para além da decoração e envolve também as paredes, pisos, entre outros detalhes. Como o imóvel é seu, você é capaz de reformar e mudar tudo o que desejar. Se o imóvel é alugado, você ficará mais limitado em fazer essas mudanças e precisará da permissão do dono e, mesmo que ela seja dada, nem sempre vale a pena fazer as mudanças.

Pense que, provavelmente, o custo das mudanças não será pequeno e o imóvel tem que ser entregue da maneira que foi alugado. Imagina ter um trabalhão na reforma e ter que mudar tudo como era antes depois? Ninguém quer esse gasto de tempo e dinheiro! 

Inclusive, com uma casa em seu nome, você tem mais segurança em momentos de instabilidade econômica. Caso fique sem dinheiro em um mês ou até mesmo desempregado, não precisa se preocupar com seu local de moradia. 

Não ache que para por aí. Um dos principais benefícios de comprar um imóvel é que ele, geralmente, é um ótimo investimento. Todas essas são grandes vantagens para quem quer sair do aluguel e se tornar proprietário. 

De início, muitas pessoas pensam que adquirir uma propriedade é apenas para quem quer um lar fixo e deseja parar de pagar um valor todo mês para morar ali. Claro, esse é um dos principais objetivos, porém, pode ser mais do que isso. 

Entretanto, depois de um tempo, se você tiver que mudar de cidade ou quiser morar perto do trabalho novo, por exemplo, pode olhar para a sua casa como um investimento. Ter um imóvel alugado é a possibilidade de ter uma renda extra todo mês e, caso seja um imóvel à venda, pode conseguir uma boa quantia de dinheiro, já que na maioria dos casos, o imóvel sempre acaba se valorizando com o tempo. 

Nos próximos tópicos, iremos mostrar as vantagens de ter uma casa própria e ainda dicas essenciais de como sair do aluguel.

Vantagens da casa própria

Confira, abaixo, quais são as vantagens:

É um patrimônio pessoal

Um imóvel alugado, mesmo com o maior esforço na decoração, nunca parece ter ar de seu. Sempre haverá elementos que você gostaria de ter modificado. Portanto, uma casa própria te dá liberdade para fazer o que você quiser, seguindo a estrutura da planta. Além disso, o dinheiro da reforma pode ser encarado como um investimento, já que vai valorizar seu imóvel se um dia quiser vendê-lo.

É um investimento seguro

Saiba que o mercado de trabalho é realmente considerado um nicho de investimentos seguro. Ele é previsível, já que funciona em ciclos, por isso, na maioria das vezes, um imóvel é sempre valorizado quando passado adiante. Assim, você sai da categoria de gasto e passa para o de investimento.

É segurança e estabilidade

Estar livre de contratos de locação, não precisar lidar com fiadores, imobiliárias e surpresas de proprietários que acabam com suas preferências, porque a todo momento interferem nas decisões do imóvel, com certeza, é uma vantagem. Assim, você pode chamar o lugar de seu e você decide o que, como e quando fazer.

É uma conta previsível

Quando uma pessoa opta por um financiamento imobiliário, ela já conhece as condições de entrada, prazo e juros da primeira à última parcela. Essas condições se baseiam em taxas diferentes e podem possuir parcelas com valores variados, tudo para facilitar o pagamento e garantir que você vai conseguir comprar seu imóvel de forma tranquila e sem ter gastos maiores da sua capacidade financeira.

É fácil começar

A dica, aqui, é muita pesquisa! Se você realmente está dedicado em como sair do aluguel, nada melhor do que navegar sem compromisso e conhecer várias casas e apartamentos diferentes. Assim, você é capaz de definir qual é o tipo ideal de imóvel para as necessidades da sua família.

6 dicas de como sair do aluguel e comprar uma casa própria

Confira, a seguir, quais são as dicas:

1. Defina um planejamento financeiro

O primeiro passo para conseguir sair do aluguel de maneira correta é o planejamento financeiro e não existe um modelo restrito a ser seguido. Basicamente, o que deve ser feito é colocar no papel seus objetivos, suas metas, os problemas que podem acontecer e o que você pode fazer em relação a eles. O ideal é estipular que vai sobrar menos dinheiro do que provavelmente será possível.

2. Estabeleça metas

É importante definir as metas já no período do planejamento, mesmo que elas possam ser alteradas, caso algumas variáveis ou condições mudem. Definindo as metas com antecedência, você pode ter mais assertividade em suas decisões e planejar os próximos passos com mais precisão.

3. Evite gastos supérfluos

A dica é simples: saiba distinguir os gastos que são realmente necessários, daqueles que podem ser cortados.

4. Encontre fontes de renda extra

Nos dias de hoje, especialmente com a internet, a variedade e o alcance das atividades geram muitas oportunidades para aqueles que estão dispostos a pensar fora da caixa. O que mais você sabe fazer ou acha que pode se dar bem, que pode te gerar alguma renda extra? Vale de tudo!

5. Comece a investir

Sim, é possível começar a investir com pouca renda. Para iniciantes que não querem correr grandes riscos, uma boa alternativa é o Tesouro Direto. Ao investir seu dinheiro em títulos públicos, você não apenas tem a opção de escolher o quanto investir, mas os riscos de perder algum dinheiro são muito baixos.

6. Consulte a possibilidade de adquirir um imóvel retomado 

Para aqueles que possuem dinheiro guardado e não sabem onde investir, o ideal seria adquirir casa própria e uma das maneiras de economizar nessa compra são os imóveis retomados, pois os imóveis retomados permitem descontos de 70%. Além disso, podemos encontrar imóveis desocupados, isto é, compra-se um imóvel com um deságio menor e que está disponível para morar, pois está desocupado.

E, então, viu como sair do aluguel é possível, mesmo ganhando pouco? E por falar em compra e venda de imóveis, conheça a Resale, o maior Outlet Imobiliário do Brasil. Facilite o seu acesso a imóveis retomados em operações de financiamento imobiliário, entre outras.

__________________________________________

Por Paula Paolini – Fala! PUC-SP

ARTIGOS RECOMENDADOS