Confira cinco séries de TV com finais decepcionantes

Todas as pessoas amam falar sobre as séries de TV que ficam guardadas no coração, aquelas com personagens memoráveis, que evoluíram ao longo das temporadas, trazendo finais inspiradores e dignos de emoção. Mas nem tudo são flores nesse universo tão querido do entretenimento, várias produções encerraram seus enredos de maneira desagradável e são lembradas por finais que não agradaram o público.

Conheça cinco séries de TV que tiveram finais decepcionantes:

Pretty Little Liars

Pretty Little Liars
Pretty Little Liars. | Foto: Reprodução.

Inspirada nos livros escritos por Sara Shepard, a série norte-americana Pretty Little Liars marcou uma geração de jovens e tornou-se um grande fenômeno adolescente. A trama acompanhou a vida de quatro garotas que começaram a receber mensagens anônimas repletas de chantagens depois do desaparecimento da líder do grupo, seus episódios não só chamavam atenção pela curiosidade de quem estaria por trás das ameaças e do sumiço de Alison, mas também pelo desenvolvimento pessoal de Spencer, Aria, Emily e Hanna, personagens que cresceram junto com os fãs da série.

Mesmo sendo um grande sucesso, as tentativas de renovar os mistérios do enredo não estavam dando certo há algumas temporadas, já estava cansativo acompanhar novos episódios de uma produção que deveria ter encerrado sua história há algum tempo.

Mas como toda série de mistério, os espectadores seguiam discutindo e criando teorias sobre quem estaria por trás das ameaças assustadoras. Entretanto, foi uma completa decepção ver a última vilã da série sendo introduzida apenas no episódio final. Pretty Little Liars acabou sendo mais uma daquelas histórias onde o vilão é praticamente um figurante, o que foi um desprazer para os fãs.

Muitos mistérios não ganharam respostas, já que a série focou em dar uma explicação (ainda que ruim) apenas ao principal deles. Apesar das lindas cenas de amizade entre as protagonistas, o final de Pretty Little Liars teve um desempenho abaixo das expectativas.

Lost

séries
Lost. | Foto: Reprodução.

A grande jornada da série Lost teve início em 22 de setembro de 2004, a história dos sobreviventes de uma queda de avião em uma ilha misteriosa revolucionou a maneira de se apresentar narrativas na televisão, o enredo não linear desenvolvido por seus criadores foi uma grande novidade na época e, pouco tempo depois, os espectadores já se encontravam sedentos pelas respostas dos mistérios que tornaram a série inesquecível.

Muitas questões foram levantadas durante os episódios, porém nem todas ganharam conclusões. Por que os números – que todo grande fã sabe de cor – foram amaldiçoados por Hurley? Quem construiu a estátua de quatro dedos e por que Jacob vive embaixo dela? Como a Iniciativa Dharma, que disputava locais da ilha com os hostis, conseguiu gerenciar as estações especiais?

Os fãs de Lost jamais conhecerão as respostas para essas e outras perguntas. A decisão de encerrar a grande produção preocupando-se apenas com a jornada dos personagens foi, sem dúvidas, emocionante. Entretanto, Lost foi uma série grandiosa por causa de sua inovação, criatividade e bons enigmas, tais fatos não deveriam ter ficado de fora em seu desfecho.

Chilling Adventures of Sabrina

piores finais de séries
Chilling Adventures of Sabrina. | Foto: Reprodução.

A última temporada da série que acompanha a vida de uma jovem bruxa sofreu as consequências de um cancelamento inesperado. Com uma trama desconexa daquilo que foi apresentado no final da terceira temporada, o final da série serviu apenas para referências bacanas e fan service.

Personagens enriquecedores que CAOS sempre teve prestígio em abordar foram deixados de lado, o que foi uma escolha nem um pouco inteligente, já que poderiam ter sido a chave para evitar o final trágico que a série recebeu. O maior exemplo disso é a personagem Mambo Marie, que sempre agregou muito ao enredo, mas recebeu uma conclusão amarga e nem um pouco convincente.

Ainda analisando as conclusões, não foi nem um pouco agradável ver as escolhas de Nick para que ele pudesse ter um final feliz com Sabrina, mesmo vista como algo romântico por alguns, a decisão apagou fortemente um dos aprendizados mais bonitos que a série trazia: a independência de Sabrina.

O final apressado, focando apenas em garantir aspectos aleatórios que os fãs gostam, não se compara com a qualidade das primeiras temporadas.

The Good Wife

séries com finais ruins
The Good Wife. | Foto: Reprodução.

Por sua vez, The Good Wife é uma excelente série que se destacou de qualquer outra já produzida por saber mesclar perfeitamente questões pessoais, políticas e jurídicas. Era repleta de narrativas dignas de iluminar os olhos, acompanhando, principalmente, a advogada Alicia Florrick, que precisa recomeçar a vida depois de um grande escândalo sofrido por seu marido político.

Todavia, a produção começou a perder seu brilho quando os espectadores perceberam um pequeno detalhe nos episódios que eram lançados a cada semana, as personagens Alicia e Kalinda não ganhavam novas cenas juntas e o rumor de que as atrizes Julianna Margulies e Archie Panjabi haviam brigado cresceu cada vez mais.

O estopim que confirmou o boato foi a percepção de efeitos especiais em uma cena entre as duas personagens, revelando que Archie e Julianna gravaram suas falas separadamente, foi preciso muita criatividade para adaptar enredo e cenas, de forma que ambas não precisassem se encontrar nos sets de gravação. A situação se tornou um grande contratempo para o bom desenvolvimento da série. Infelizmente, o esforço não foi suficiente, antes mesmo da estreia de sua temporada final, The Good Wife já estava completamente saturada.

Os finais de temporada marcantes sempre foram pontos fortes da série premiada, mas seu último episódio é menos notável do que qualquer outro da trama. É constrangedor ver uma série genial e até mesmo inspiradora encerrando seus últimos minutos no ar com Diane batendo em Alicia. Onde ficou o crescimento das personagens? E as lições tão lindas sobre recomeço que a produção sempre ressaltava? Deveria ser proibido finalizar uma série tão boa de uma maneira tão azeda.

Vis a Vis

Vis a Vis
Vis a Vis: El Oasis. | Foto: Reprodução.

A série espanhola Vis a Vis não estaria nessa lista se não fosse por seu spin-off, intitulado Vis a Vis: El Oasis, que foi desenvolvido com a proposta de finalizar a história de Macarena e Zulema após os eventos na prisão.

Depois de duas temporadas sem a atuação de Maggie Civantos como Macarena e, consequentemente, sem as rivalidades inesquecíveis entre sua personagem e Zulema, a série já não era mais a mesma. Entretanto, El Oasis foi anunciado e a ideia de que finalmente voltaríamos a acompanhar a dupla que tornou Vis a Vis uma ótima produção deixou os fãs animados.

Mas assim como alguns outros spin-offs, El Oasis murchou tudo aquilo que tornava Vis a Vis atraente, os episódios são vazios, sem o humor e a estética única que a série original trazia. Como se não fosse o bastante, o destino de Zulema, uma das personagens mais complexas de todas as séries de TV, foi jogado fora. Além de desnecessária, a nova leva de episódios foi também decepcionante. O final do spin-off pode ser considerado qualquer coisa, menos um oásis para os fãs. 

________________________________
Por Giovanna Araujo Ragano – Fala! Cásper

Artigos relacionados