quinta-feira, 25 abril, 24
HomeSaúdeComo Tratar a Flacidez?

Como Tratar a Flacidez?

Como Elizabete Prates, de 57 anos, leitora do nosso portal, acredito que muitas pessoas também tenham dúvida em relação à flacidez da pele, seja após o emagrecimento excessivo ou advinda de fatores como a idade, por exemplo. Indivíduos chegam a emagrecer 60 quilos e depois não sabem como fazer para que a rigidez cutânea volte a aparecer, ou às vezes, exageram nos exercícios aeróbios como corrida e não se preocupam com o fortalecimento dos músculos.

Problemas decorrentes podem ser a falta de autoestima, depressão e sensação de bem estar diminuída. Para que sejam minimamente tratados, além do acompanhamento psicológico, a principal recomendação de exercício que sempre deve ser feito, até mesmo antes ou durante o processo de emagrecimento, é a musculação. Ela irá te auxiliar principalmente no ganho de massa magra (músculos), fortalecimento de articulações e como consequência um aumento do metabolismo, necessário no processo de “quebra” da gordura.

Como Tratar a Flacidez?

Não é necessário que você deixe de fazer exercícios como bicicleta, caminhada, natação e corrida, que trabalham principalmente as vias cardiorrespiratórias, ou outros que você realmente goste. Somente é benéfico que você mescle esses dois tipos de atividades físicas caso queira um resultado estético mais satisfatório.

Outra opção para quem não quer ir à academia mas sofre com a flacidez é o pilates. Ele trabalha além do fortalecimento muscular, flexibilidade, melhora do tônus da pele e alinhamento de postura. Como movimentos simples do dia a dia  são estimulados durante a prática, torna-se muito mais fácil caminhar, correr, carregar sacolas e agachar, sem depender dos outros. 

Outro benefício é o alívio de tensões. Devido ao foco na respiração, a atividade também pode ajudar na redução do estresse. Normalmente as salas são calmas, com um som ambiente bem agradável, causando sensação de relaxamento.

Entretanto, é importante saber que o excesso de pele não irá se “contrair”, você pode prevenir que ele aconteça, mas em certos casos somente a cirurgia plástica será a solução. Só com uma avaliação nutricional e/ou médica é possível saber em qual caso você se encaixa e qual será o melhor tratamento para você.

Por: Izadora Del Bianco (@izadbr)

ARTIGOS RECOMENDADOS