Como o TikTok influenciou nos hábitos de compra de seus usuários
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Como o TikTok influenciou nos hábitos de compra de seus usuários

Como o TikTok influenciou nos hábitos de compra de seus usuários

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O TikTok é um aplicativo que se tornou um fenômeno entre os jovens e vem cada vez mais conquistando seu espaço como uma das maiores redes sociais do mundo. A plataforma tem se mostrado relevante não só nos rankings de aplicativos mais populares, mas também devido aos seus resultados na conversão de vendas para marcas. 

Antigamente conhecido como Musical.ly, o aplicativo é um verdadeiro espaço criativo, que conta com uma imensidade de recursos para criar e compartilhar vídeos curtos, difundindo-se entre dublagens, danças coreografadas, storytellings e mais uma vasta possibilidade de conteúdos. A adesão à rede foi tamanha que segundo uma pesquisa da Infobase Interativa, o TikTok se tornou a quarta maior rede social em número de usuários e o terceiro mais baixado do ano de 2019 na App Store e Google Play Store. 

O alcance significativo do app implicou também nos hábitos de compra dos seus usuários. Ainda na pesquisa da Infobase Interativa, aponta-se que a plataforma já reverteu por volta de US$ 50 milhões em compras diretas. A influência dos conteúdos postados – tanto pelas marcas, quanto pelos consumidores -, uma maior aproximação entre o consumidor e as empresas e o poder viral do TikTok, sem sombra de dúvidas, são fatores importantes para todo esse impacto do app no mercado. 

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Entenda como o TikTok influenciou os hábitos de compra de seus usuários. | Foto: Getty Images.

Um novo espaço de comunicação para as empresas

O TikTok já se tornou parte da estratégia de marketing digital de muitas empresas. O espaço é ideal para desenvolver uma maior conexão com o público. Estar inteirado sobre os memes e hits musicais do momento, criar conteúdo em cima disso, interagir em real time com os consumidores. Todas essas são formas de manter a marca em destaque e retê-la na mente do público.

Além disso, é importante ressaltar como é possível se aproveitar do formato em vídeo da plataforma para explorar e divulgar os conceitos e propósitos de uma marca de uma forma menos compacta e mais barata. Somado a todos os recursos disponíveis, o app pode ser um espaço para o desenvolvimento de branding de uma empresa.

fonte imagem: https://www.meioemensagem.com.br/home/midia/2019/11/21/tiktok-se-torna-a-quarta-maior-rede-social-em-numero-de-usuarios.html 

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A rede social tem um dos maiores desempenhos do mercado hoje. | Foto: Reprodução/Meio e mensagem.

Como o poder de viralização do TikTok influencia os usuários a consumirem?

Ainda não ficou claro como funcionam os algoritmos e as estratégias de engajamento do app, mas é nítido que ele possui um forte poder de viralização, muito maior do que para conteúdos postados no Facebook ou Instagram, por exemplo. Qualquer vídeo no TikTok é capaz de viralizar da noite para o dia, virando uma trend, um meme ou um hit. Esse poder de propagação rápida também pode ser um grande aliado das empresas. 

Essa característica do TikTok dá voz aos usuários na mesma medida em que dá para as próprias marcas ou celebridades. Sendo assim, os chamados prosumers (consumidores como criadores de opinião) podem compartilhar suas experiências de uso – por vezes, até mais válidas do que as de influenciadores digitais pagos – e levantarem aspectos positivos sobre um produto, sem que a própria marca faça nenhum esforço. Tudo isso, com uma possibilidade de alcance muito grande.  

Além disso, quanto mais alcance e mais pessoas estiverem falando sobre um produto, mais visibilidade ele terá. Dessa forma, ele pode atingir seu público-alvo ostensivamente e é inevitável que a insistência não influencie os usuários a consumirem. A exemplo disso, o modelo da bolsa Bubble Gum – Mini bag da marca brasileira Estilé, que viralizou no TikTok. As hashtags referentes ao produto e à marca, #estilebybv #estile #bolsaestile, já somam mais de 1,5m visualizações no aplicativo, além do significativo aumento de vendas do modelo, com várias versões já esgotadas e com fila de espera de quase 2 mil pessoas somente para a versão cor de rosa, como divulgado pela própria marca em vídeo recente.

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Por Manuela Lopes – Fala! Mack

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