Como o avanço tecnológico impactou o mundo dos esportes?
Menu & Busca
Como o avanço tecnológico impactou o mundo dos esportes?

Como o avanço tecnológico impactou o mundo dos esportes?

Home > Notícias > Esporte > Como o avanço tecnológico impactou o mundo dos esportes?

Assim como toda a sociedade, o mundo dos esportes também foi impactado pelas novas tecnologias. Graças a essa nova realidade, homem e máquina se unem cada vez mais e esta aliança vem trazendo um aumento de qualidade e exigências aos atletas de alto rendimento. Por isso, trazemos algumas mudanças e novidades que os avanços tecnológicos trouxeram para o mundo esportivo.

esportes
Entenda como o avanço tecnológico impactou o mundo dos esportes. | Foto: Reprodução.

Como o avanço tecnológico impactou o mundo dos esportes?

Futebol 

A princípio, pensa-se que as mudanças são só nas partes mais complexas de análise e preparo físico. Porém, as mudanças também estão nas coisas mais simples. Desde a chuteira que deixou de ser feita de metal e prego para virar um aparato que praticamente se adapta ao pé.

Além disso, o uniforme auxilia na transpiração e na manutenção da temperatura do corpo, e as bolas, que hoje em dia retêm menos água, interferindo pouco no andar do jogo. Em termos mais técnicos, atualmente, existe a análise de desempenho, testes e treinos personalizados, além de aparelhos de última geração ajudam a otimizar o desempenho dos atletas em campo.

Basquete

A análise tecnológica neste esporte é um pouco diferente. Aplicativos e softwares auxiliam os atletas a se adequarem às regras, além de guiar o treinador nas avaliações técnicas de fundamentos como arremesso passe e outras coisas. Também é possível que jogadores, comissões técnicas e até torcedores anotem, consultem e comparem estatísticas de jogo com mais facilidade.

Voleibol

Além da análise de performance e de auxílios nos treinamentos, o voleibol demonstra, com muita clareza, a importância da tecnologia na hora de ajudar os árbitros. Ao contrário de outros esportes como o futebol e o basquete, que utilizam o assistente de vídeo também para lances interpretativos, o vôlei usufrui deste artifício para lances objetivos. A bola saiu por milímetros? A tecnologia vê com exatidão. A bola tocou no dedo mínimo do bloqueador? Isso não passa. Assim, não há espaço para discussões, polêmicas e opiniões contra o aparato de auxílio.

______________________________
Por Lucas Stank – Fala! UFSC

Tags mais acessadas