Como fazer uma descrição de vaga
Menu & Busca
Descrição de vaga: passo a passo para atrair as pessoas certas

Descrição de vaga: passo a passo para atrair as pessoas certas

Home > Notícias > Mercado > Descrição de vaga: passo a passo para atrair as pessoas certas

Sua empresa está precisando contratar novos funcionários, mas não está conseguindo encontrar o candidato certo? Pois saiba que o impeditivo para encontrar esse funcionário pode estar na descrição de vaga.

descrição de vaga
Descrição vaga de emprego: descubra como fazer uma descrição de vaga perfeita. | Foto: Freepik/rawpixel.com.

Para atrair um candidato que tenha o perfil da empresa, é necessário fazer uma descrição de vaga precisa. Ela deve ter as informações mais importantes sobre a empresa, mas não ser muito grande, nem dar informações que não são necessárias para quem ainda não trabalha na companhia. 

Se por um lado existem empresas que dão informações demais, outras não oferecem todas as informações necessárias sobre a vaga de emprego. Em ambos os casos, as chances de perder o candidato mais apropriado para outra empresa são altas. 

Então, foi pensando em te ajudar a evitar esses erros e elaborar a descrição de vaga perfeita que a Rocketmat preparou este artigo para você. Aproveite!

O que é a descrição de vaga?

Descrição de vaga de emprego é um texto no qual a empresa torna público o seu desejo de contratar novos funcionários. Nela, são compartilhadas informações sobre a empresa, sobre o cargo, o perfil do candidato desejado e os benefícios oferecidos pela companhia. Resumindo, esse documento é o primeiro contato do candidato com a empresa e tem o objetivo de atraí-lo para a vaga.

Qual a importância de uma boa descrição?

Fazer uma boa descrição é importante para que as pessoas saibam que existe uma oportunidade de emprego aberta na sua empresa. Mas, o principal motivo da importância de uma boa descrição é atrair os candidatos mais bem preparados para a vaga. Com isso, aumentam as chances da empresa encontrar o funcionário ideal.

Passo a passo para fazer uma boa descrição

Agora que você já sabe qual a importância da vaga de emprego, vamos ao passo a passo que vai te levar a desenvolver a descrição de vaga perfeita. Aliás, lembre-se de que o passo a passo que você observará a seguir serve como um excelente exemplo de descrição de vaga de emprego, então aplique-o na sua empresa.

1. Use a linguagem adequada

O primeiro passo na hora de fazer uma descrição de vaga é usar uma linguagem clara e apropriada para o perfil de candidato que você quer atrair. Se a descrição é para estágio, o mais apropriado é utilizar uma linguagem mais neutra e escrever um texto dinâmico que converse com o leitor. Lembre-se de que descrição de vagas criativas atraem mais candidatos.

Independente de qual seja o cargo, o RH deve construir textos curtos e interessantes, que captem a atenção do leitor. Mas saiba que texto curto não significa texto sem as informações necessárias. É completamente possível passar informações importantes em um texto curto.

2. Use um título chamativo

Uma descrição de vaga de emprego precisa ter um título que faça o leitor ficar interessado e queira parar para ler o texto completo. Por isso, os títulos precisam ser chamativos e estar de acordo com o que a empresa precisa.

3. Apresente a empresa

Outra importante tarefa na hora de escrever uma descrição é apresentar a empresa. Mesmo que a empresa seja muito conhecida, é importante que a descrição da vaga tenha essa informação. Por mais famosa que a instituição seja, é possível que existam algumas informações importantes que o consumidor da marca, nesse caso o candidato, não tenha, mas que serão necessárias para concorrer à vaga.

Além disso, os candidatos tendem a se sentir mais motivados ao conhecerem a história e os valores da empresa para a qual estão se candidatando. Afinal, dessa forma eles sabem se os seus interesses são parecidos com os da companhia.

4. Descreva o cargo

Você provavelmente já deve ter visto anúncios de vagas de emprego que não apresentam uma descrição da vaga que está aberta. Por mais estranho que isso possa parecer, existem empresas que esquecem de nomear o cargo para o qual procuram um candidato. Além de não escreverem o nome do cargo, elas ainda esquecem de descrever quais as atribuições da função. Esse é um erro que você não pode cometer.

Quando estiver elaborando a sua descrição de vaga, lembre-se de dizer explicitamente para qual cargo a empresa precisa de candidatos. Lembre-se também de descrever as atribuições do cargo para que os candidatos entrem no processo seletivo sabendo quais atividades precisarão desenvolver.

5. Informe as habilidades e pré-requisitos necessários para a vaga

Outra informação importante que deve constar na descrição de vaga são as habilidades e pré-requisitos do cargo. Essa descrição de perfil de vaga é necessária para que o candidato saiba o que a empresa espera que ele faça e quais são os conhecimentos que ele precisa ter para isso.

Se a vaga é para jornalistas, por exemplo, a descrição pode pedir conhecimento intermediário em Word, Excel e Photoshop, além de boa escrita e criatividade.

6. Especifique o local de trabalho

Na descrição da vaga, é preciso constar o local de trabalho, pois pessoas de diferentes regiões do país poderão ter acesso a ela, mas, por conta da distância, nem todas poderão se candidatar. Também é preciso informar se a vaga requer que o funcionário tenha disponibilidade para viajar.

7. Conte o salário e os benefícios da vaga

Uma boa descrição para vaga de emprego não deve falar apenas das exigências para o cargo. Também é necessário informar quais são os benefícios e o salário para a função, pois o candidato precisa saber se a vaga atende às suas necessidades. 

Além desse dado ser importante para que o candidato consiga se planejar financeiramente, ele também pode motivar as pessoas a se inscreverem. Então, se você deseja que a sua empresa seja um exemplo de descrição de vaga, nunca se esqueça de informar o salário e os benefícios.

8. Informe a data limite para inscrição

A última informação importante que você deve adicionar na descrição de vaga de emprego é a data limite para a inscrição. Assim, os candidatos conseguem se programar e não perdem o prazo.

Conte com a ajuda da Rocketmat para fazer uma boa descrição de vaga

A Rocketmat, com sua plataforma Recrud, usa a tecnologia para ajudar sua empresa a encontrar bons candidatos para suas vagas em aberto. 

Com os mais modernos recursos da inteligência artificial, o Recrud identifica as hard e soft skills dos candidatos, além de analisar os requisitos da vaga. Assim, apresenta apenas o currículo dos candidatos mais próximos ao que a empresa precisa. Toda essa tecnologia associada a uma boa descrição de vaga aumenta as chances da sua empresa de encontrar o candidato ideal!

_____________________________
Por Rosamaria Santos – Fala! UFRJ

Tags mais acessadas