Como aproveitar a quarentena para dar mais atenção a si mesmo
Menu & Busca
Como aproveitar a quarentena para dar mais atenção a si mesmo

Como aproveitar a quarentena para dar mais atenção a si mesmo

Home > Lifestyle > Saúde > Como aproveitar a quarentena para dar mais atenção a si mesmo

Com a pandemia cada dia mais avançada e as previsões nada boas, as pessoas em isolamento social têm travado uma incansável guerra contra o tédio e as crises existenciais.

Diante de inúmeras notícias tristes, perdas e falsas esperanças, a população busca alívio em atividades distrativas.

Com as aglomerações totalmente fora de cogitação, os praticantes do isolamento social devem aprender a usufruir da sua própria companhia que, muitas vezes, são ofuscadas por outras atividades externas. Por isso, aqui estão algumas formas de se adaptar a solidão causada pelo isolamento social.

autoconhecimento
Aproveite a quarentena para cuidar de si mesmo. | Foto: Unsplash.

Como cuidar de si e desfrutar de sua companhia no isolamento social

Autoconhecimento

Um passo necessário, antes de tudo, é se conhecer. Descobrir se você realmente gostava dos programas e atividades que exercia ou era apenas por obrigatoriedade social, adaptação ou por estar em uma zona de conforto.

Crises existenciais e de identidade estão cada vez mais comuns. Diante dessa redução de comunicação e do contato social, o cérebro entra em colapso, pois, devido à falta de informação externa, ele não consegue  estabelecer uma diferença entre nossas vontades e obrigações, fazendo-nos questionar a cada segundo se fazemos o que realmente queremos ou estamos apenas acomodados. 

Uma forma simples de se conhecer é refletindo sobre sua vida antes da pandemia. Você realmente estava satisfeito com seu emprego ou com seus amigos e parceiros? Estava se divertindo de verdade naquelas saídas às sextas à noite? Ou, simplesmente, você gostava mesmo daqueles filmes e músicas que assistia/ouvia?

Se não encontrar as respostas dessas perguntas, você pode facilmente se inserir em um período de testes consigo mesmo; reflita sobre sua profissão, suas relações; descubra novos ares, teste novas atividades. Faça as coisas por vontade própria. 

Ao encerrar esses passos, descobrirá atividades que te trarão uma verdadeira  realização, junto com um sentimento de emoção, e não apenas de dever cumprido.

O autoconhecimento é importante, pois estabelece suas reais vontades e descobre sua verdadeira personalidade, muitas vezes, escondida lá no fundo da sua mente. Com o autoconhecimento, você cria novos objetivos e sente uma maior realização consigo mesmo.

Autocuidado

Após praticar o autoconhecimento, basicamente, você e você se tornarão extremamente íntimos, logo deverão começar a praticar o autocuidado. Já que descobriu suas reais vontades e objetivos, comece a praticá-las. Cuide de você mesmo, trate seu corpo como o templo, que ele realmente é, faça aquele skincare que você ama, porém, não tinha muito tempo; se quiser, mude seu cabelo, relaxe e desfrute de sua própria companhia. Caso sinta-se entediado, leia livros e assista a filmes que o interessam, escute suas músicas favoritas, cozinhe seus pratos preferidos, se acalme e tente ficar em paz consigo mesmo.

Cuide da sua mente, tente deixar o ambiente em que vive mais aconchegante, caso não more sozinho, interaja mais com a sua família e amigos, conheça-os! 

Após dias cuidando de si, notará que a relação entre você e você mudará drasticamente, porém, para melhor, agora você se conhece, basicamente, abraçou o seu eu interior como um amigo inseparável. O autocuidado e o autoconhecimento mudam não apenas suas relação com você, mas sim, com o mundo, estabelecendo uma maior  autoestima a autoconfiança, melhorando seu equilíbrio emocional e tornando-o uma pessoa mais estável. 

___________________________
Por João Pedro da Costa – Fala! UFPE

Tags mais acessadas