Como a vitamina B12 ajuda a prevenir o envelhecimento precoce?
Menu & Busca
Como a vitamina B12 ajuda a prevenir o envelhecimento precoce?

Como a vitamina B12 ajuda a prevenir o envelhecimento precoce?

Home > Lifestyle > Saúde > Como a vitamina B12 ajuda a prevenir o envelhecimento precoce?

Nosso organismo está em constante produção de vitaminas e sais minerais, porém com o passar dos anos o corpo vai tendo deficiências de várias dessas vitaminas, e com isso precisamos repor esses nutrientes com ajuda de medicamentos que junto com a prática de atividade física e alimentação saudável, faz com que a longevidade e qualidade de vida permaneça por um bom tempo. Uma dessas vitaminas, que constantemente precisamos repor é a Vitamina B12. A seguir, saiba o que é essa vitamina, para que serve e como repor de maneira natural em seu organismo. 

Conheça a Vitamina B12 e seus benefícios

A Vitamina B12, também conhecida como Cobalamina, realiza uma série de funções fundamentais para o nosso organismo, sendo importante para, entre outras coisas, manter o metabolismo em funcionamento. É um nutriente que realiza várias funções sendo uma delas a produção de glóbulos vermelhos no sangue. A falta dessa vitamina pode desencadear uma série de problemas em nosso corpo. Exemplos são a fadiga, a dificuldade para respirar, a anemia perniciosa (que é anemia causada pela deficiência de glóbulos vermelhos), quadro depressivo, falhas no sistema digestivo, ossos fracos dentre outros problemas. 

Além disso, a falta de vitamina B12 no organismo pode causar envelhecimento precoce, principalmente o envelhecimento do cérebro com a homocisteína, além do envelhecimento externo como pele flácida, rugas e linhas de expressão.

Para resolver essas e outros males relacionado a deficiência de vitaminas, principalmente a B12 devemos seguir alguns passos pois essa vitamina carrega vários benefícios como a preservação do DNA, aumento do bom colesterol (HDL), melhora do sono, regeneração dos músculos, proteção do sistema nervoso central, dentre outros benefícios. Como não é novidade, tudo o que ingerimos influencia diretamente na nossa qualidade de vida. Por isso, ter uma dieta rica em vitaminas e sais minerais é fundamental. 

Alguns alimentos como as ostras, atum e laticínios são ricos em Vitamina B12.
Alguns alimentos como as ostras, atum e laticínios são ricos em Vitamina B12. | Foto: Montagem/ Reprodução.

E, nesse processo, colocar na sua dieta alimentos ricos em Vitamina B12 também é muito vantajoso para a sua saúde.

Algumas fontes naturais onde esse nutriente pode ser encontrado são, principalmente, de origem animal. Vamos ver alguns exemplos de alimentos ricos em B12:

  • Ovo;
  • Derivados do Leite;
  • Ostras;
  • Peixes de águas frias, como atum.

Todos esses alimentos atrelados a uma prática de atividade física são uma combinação perfeita para evitar o envelhecimento precoce. Por isso o consumo de vitamina B12 é tão importante.

E você? Está com sua vitamina B12 em dia?

__________________________________________________

Por Lucas Miranda – Fala! Universidade Federal do Tocantins

Tags mais acessadas