Como a indústria musical influencia a moda?
Menu & Busca
 Como a indústria musical influencia a moda?

 Como a indústria musical influencia a moda?

Home > Entretenimento > Cultura >  Como a indústria musical influencia a moda?

Muitos de nós sabemos que canções e melodias podem influenciar nossa vida em nossas expressões de comportamento e consumo, podendo interferir também em como nos vestimos. Estudos apontam que as emoções estão ligadas ao sistema límbico do cérebro, que é o responsável pelo controle do aprendizado e da memória. E é assim que a música ganha destaque nas teorias da neuroplasticidade, exatamente por criar em nossas mentes, estímulos  mentais capazes de causar comoção e até manipular sentimentos, que moldam condutas e pensamentos. Saiba mais sobre a influência da indústria musical nas nossas vidas.

Indústria musical
A música pode ser um dos mecanismos que moldam nossa forma de nos vestir. | Foto: Reprodução

Indústria musical e da moda interferindo no comportamento do consumidor

A moda e a música são duas das muitas formas de expressão que, com o objetivo de comunicar, podem também influenciar na experiência ou na decisão de uma compra. Isso porque, elas tendem a moldar e marcar o comportamento dos consumidores. 

Em tempos de avanços tecnológicos, em que profissionais são pagos para influenciar, é comum vermos parcerias entre grandes cantores e marcas de sucesso. Realizar junções entre personalidades famosas e grandes marcas tem o intuito de gerar em fãs e admiradores de ambas as partes o objeto de desejo, que nada mais é que a necessidade de satisfazer um impulso, muitas vezes é inconsciente. 

Alguns exemplos dessas parcerias são: Adidas & Beyoncé, Bruno Mars & Lacoste e Billie Eilish & Nike.

Podemos observar também a moda e seus diferentes estilos de se vestir, muitas vezes conseguimos identificar o gosto musical de uma pessoa, pela forma como se veste. Existem características muito marcantes para alguns estilos musicais. Alguns deles são: 

Hip Hop 

Esse estilo é marcado pela pegada street style, que ganha destaque nos looks compostos por jaquetas bomber, bonés, bucket hats, colares dourados, além de calças e macacões jeans bem largos. 

Movimento Hippie

Composto por calças boca de sino, mix de estampas, vestidos longos, acessórios enormes e texturas como o tricô e o couro são peças-chave da estética que, atualmente, possui variações em uma pegada mais sofisticada, como o boho chic. Podemos encontrá-los em estilos como forró pé-de-serra e reggae.

Rock

Invade e embala a rotina de jovens que, muito além da música, consomem peças pretas, com os cintos de rebite, calças justas e a maquiagem carregada.

E você, qual música veste?

Indústria da Moda
As roupas podem dizer muito sobre os gostos musicais. | Foto: Reprodução

__________________________
Por Jaiandra Correa Sampaio – Fala! Universidade Cruzeiro do Sul 

Tags mais acessadas