Com a lesão de Andy Dalton, Justin Fields é o novo QB1 de Chicago
Menu & Busca
Com a lesão de Andy Dalton, Justin Fields é o novo QB1 de Chicago

Com a lesão de Andy Dalton, Justin Fields é o novo QB1 de Chicago

Home > Notícias > Esporte > Com a lesão de Andy Dalton, Justin Fields é o novo QB1 de Chicago

A escolha da primeira rodada dos Bears fará seu primeiro jogo como titular diante do Cleveland Browns

Justin Fields, novo Quarterback do Chicago Bears.
Justin Fields, novo Quarterback do Chicago Bears. | Foto: reprodução/Chicago Sun-Times.

Escolhido na primeira rodada do NFL Draft deste ano, Justin Fields chegou em Chicago com grande expectativa da torcida, que sofre há algumas décadas com a falta de um Franchise Quarterback para chamar de seu. O jovem produto de Ohio State terá a primeira oportunidade de comandar o ataque dos Bears como titular no próximo fim de semana, diante do Cleveland Browns, após a lesão sofrida pelo veterano Andy Dalton no último domingo.

Do High School ao NFL Draft: A trajetória de Justin Fields no futebol americano 

Natural de Kennesaw, cidade do estado americano da Georgia, Justin Skyler Fields iniciou sua trajetória no futebol americano atuando pela Harrison High School, escola localizada em sua cidade natal. Foi o Quarterback titular por dois anos, totalizando algumas estatísticas bastante expressivas durante o período no ensino médio.

Foram 4187 jardas aéreas, 41 passes para touchdowns, 2096 jardas terrestres e 28 touchdowns corridos em sua carreira pela Harrison. Vale destacar que como outros grandes quarterbacks da NFL, como Patrick Mahomes e Kyler Murray, Justin Fields também era um grande jogador de beisebol, e praticava os dois esportes durante os tempos de High School. Após uma carreira de grande destaque no futebol americano do ensino médio, Fields foi nomeado o Mr. Georgia Football em 2017, pelo Touchdown Club of Atlanta, e ainda foi selecionado como first-team all-state.

Justin Fields jogando pela Harrison High School.
Justin Fields jogando pela Harrison High School. | Foto: Rusty Mansell/247Sportsrep.rodução/MaxPrep.

Entrando no processo de recrutamento para o futebol americano universitário, Justin Fields foi avaliado como um “Recruta Cinco Estrelas” pela ESPN, Rivals e 247Sports, sendo classificado como o melhor Dual Threat QB de sua classe (um Quarterback que se destaca tanto passando, quanto correndo com a bola, sendo uma ameaça aérea e terrestre). Para a ESPN, Fields era o melhor QB de sua classe, enquanto segundo a Rivals e a 247Sports, estava ranqueado atrás apenas de Trevor Lawrence, atual comandante do ataque do Jacksonville Jaguars.

Inicialmente, Justin Fields havia se comprometido com a Universidade da Pensilvânia (Penn State), mas ao receber uma oferta da Geórgia, universidade de sua terra natal, acabou mudando de ideia e se tornou parte dos Bulldogs em outubro de 2018. A título de curiosidade, Fields participou em seu último ano de Ensino Médio da série da Netflix, QB1: Beyond the Lights, a qual acompanha alguns dos principais jogadores da posição que atuam no High School.

Em seu ano de estreia pela Universidade da Geórgia, foi escolhido como reserva da equipe pelo treinador Kirby Smart, sendo preterido por Jake Fromm (atualmente o terceiro reserva do Buffalo Bills). Após uma temporada sem tantas participações, Fields decidiu que gostaria de se transferir para Ohio State, a mudança não poderia ter sido mais acertada.

Na temporada de 2019, foi o Quarterback titular dos Buckeyes, terminando a temporada com 3273 jardas aéreas, 41 touchdowns passados e mais 10 corridos, totalizando 484 jardas terrestres. Ajudou Ohio State a vencer a conferência Big Ten e garantiu uma vaga no College Football Playoffs contra Clemson, em um duelo que os Tigers acabaram levando a melhor. A grande temporada do camisa 1 dos Buckeyes o fizeram terminar em 3º na votação do Heisman Trophy e ainda foi nomeado first-team all-conference e o Melhor Jogador Ofensivo da Big Ten.

Em 2020, com a pandemia, foi fundamental para que sua conferência disputasse a temporada do College Football, reunindo mais de 320.000 assinaturas em um abaixo-assinado, que acabou surtindo efeito. Mesmo com uma temporada encurtada de Ohio State, a universidade terminou o ano invicto e recebeu um novo convite para o College Football Playoffs, onde enfrentaria novamente o Clemson Tigers de Trevor Lawrence.

Em uma partida fantástica de Justin Fields, que seguiu no jogo mesmo depois de levar uma forte pancada nas costelas, Ohio State venceu o duelo por 49 a 28, com o QB dos Buckeyes lançando para 385 jardas e seis touchdowns. Na grande decisão do futebol americano universitário, Alabama acabou levando a melhor pelo placar de 52 a 24, mas o nome de Justin Fields já estava mais do que estabelecido.

Partida contra Clemson pelo College Football Playoffs de 2021.
Justin Fields na partida contra Clemson pelo College Football Playoffs de 2021. | Foto: Reprodução.

Após mais um grande ano em 2020, o Quarterback se declarou para o NFL Draft de 2021, o qual teria a companhia de outros jovens e talentosos nomes como Trevor Lawrence, Trey Lance, Zach Wilson e Mac Jones. Com a 11ª escolha, após realizar uma troca com o New York Giants para subir no Draft, o Chicago Bears escolheu Justin Fields, com a esperança de ser o seu tão sonhado Franchise Quarterback.

Novo QB1 do Chicago Bears

Durante a pré temporada, Fields se destacou tanto nos treinamentos, quanto nas partidas de preparação para a temporada regular. Porém, optando por iniciar o ano com a experiência, o treinador Matt Nagy nomeou o veterano Andy Dalton como o quarterback titular da equipe de Illinois.

No duelo da Semana 2 contra o Cincinnati Bengals, Dalton sofreu uma lesão no joelho, sendo obrigado a deixar a partida. Justin Fields entrou em seu lugar e ajudou os Bears a saírem com a vitória, mesmo que não tenha tido um desempenho de encher os olhos. Com a lesão de Andy Dalton se estendendo por algumas semanas, Justin Fields foi nomeado o novo Quarterback titular do Chicago Bears, fazendo sua verdadeira estreia diante do Cleveland Browns no próximo domingo.

O jovem atuando contra o Cincinnati Bengals.
Justin Fields atuando contra o Cincinnati Bengals. | Foto: Reprodução.

É bem verdade que o Coach Nagy segue afirmando que seu QB titular é Andy Dalton, e que retornará ao time titular assim que estiver saudável. Porém, se Justin Fields mostrar em campo aquilo que já demonstrou ao longo de sua carreira até aqui, essa decisão de recolocá-lo no banco de reservas, talvez não seja uma tarefa tão fácil assim. De qualquer maneira, a partida de domingo marca o início de uma nova era na posição de Quarterback no Chicago Bears, que finalmente voltou a ter esperanças em encontrar um grande nome para comandar as suas tropas em campo.

*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala! Universidades. Se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

___________________________________________________

Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas