NFL Draft: conheça Trevor Lawrence, o QB1
Menu & Busca
NFL Draft: conheça Trevor Lawrence, o QB1

NFL Draft: conheça Trevor Lawrence, o QB1

Home > Notícias > Esporte > NFL Draft: conheça Trevor Lawrence, o QB1

Conheça Trevor Lawrence, o melhor Quarterback do próximo NFL Draft e futura primeira escolha geral

Trevor Lawrence
Trevor Lawrence jogando por Clemson. | Foto: Bola Oval.

No dia 6 de outubro de 1999, nasceu uma criança loira em Knoxville, no estado americano do Tennessee. O nome desta criança? William Trevor Lawrence, ou apenas Trevor Lawrence, o qual 21 anos depois viria a se tornar um dos melhores prospectos da história recente do College Football, e que está há alguns dias de ser draftado na primeira escolha geral do NFL Draft de 2021.

Onde tudo começou

A trajetória de Trevor Lawrence no esporte começou, de fato, no ensino médio, mas, na época, ainda estava dividido entre a bola laranja e a bola oval. Jogando pela Cartersville High School, no estado da Geórgia, jogou tanto pelo time de basquete, quanto pelo time de futebol americano, mas foi nos gramados que Lawrence deu sinais de que não era apenas mais um.

No seu primeiro ano jogando como Quarterback pela sua escola, lançou para 3042 jardas e 26 touchdowns ao longo da temporada. No segundo ano, foram 3655 jardas 43 touchdowns, demonstrando o salto gigantesco da primeira para a sua segunda temporada jogando futebol americano.

Porém, foi no terceiro ano comandando o ataque de Cartersville que Trevor Lawrence marcou seu nome entre os melhores jogadores do futebol no ensino médio. Em 2016, foi nomeado o Atlanta Journal-Constitution Player of The Year, após completar 250 de 406 passes, para 3904 jardas e lançar incríveis 51 touchdowns.

futebol americano
Trevor Lawrence durante o High School. | Foto: USA Today.

Entre o segundo e o quarto ano jogando futebol americano pela sua escola, liderou o Purple Hurricanes a 41 vitórias consecutivas, vencendo dois campeonatos estaduais, quatro regionais e ainda recebeu diversas nomeações de melhor jogador da temporada. 

Para se ter uma ideia do quão talentoso é Trevor Lawrence, em 2017 ele quebrou o recorde de um Quarterback no High School de jardas e touchdowns, que antes pertenciam a quem? Ninguém mais, ninguém menos que Deshaun Watson, um dos melhores Quarterbacks da NFL e comandante do ataque do Houston Texans.

De maneira quase que óbvia, Lawrence era considerado um recruta cinco estrelas saindo do ensino médio e foi, sem dúvida, um dos jovens jogadores mais disputados pelas universidades durante o período de recrutamento no final de 2016. 

Em 16 de dezembro daquele ano, Trevor Lawrence, um dos melhores prospectos de QB saindo do High School de todos os tempos, havia tomado uma decisão: defenderia o laranja e roxo de Clemson na próxima temporada do College Football.

A explosão de Trevor Lawrence, ‘Sunshine’, no College Football 

Apelidado de ‘Sunshine’, por conta de seu famoso longo cabelo loiro, Trevor Lawrence mostrou em campo, logo em seu primeiro ano, que toda a expectativa criada após sua passagem pelo High School era mais do que justa.

Começou o ano atrás de Kelly Bryant no elenco dos Tigers, mas recebeu o mesmo tempo de jogo que seu concorrente no início da temporada. Após quatro jogos, o treinador principal de Clemson, Dabo Swinney, nomeou Trevor Lawrence como o Quarterback titular de sua equipe. O resultado? A universidade foi campeã da Conferência ACC, terminou o ano ranqueada na segunda posição, e foi a grande vencedora do College Football Playoff Championship (CFP) contra Alabama, ao vencer por um expressivo 44 a 16, em uma partida histórica do calouro Trevor Lawrence.

NFL Draft
Trevor Lawrence com o troféu do College Football após vencer Alabama, em 2019. | Foto: SB Nation.

‘Sunshine’ foi nomeado o MVP Ofensivo da grande final e tornou-se o primeiro calouro a iniciar uma decisão do futebol americano universitário desde Jamelle Holieway, o qual defendeu Oklahoma na temporada de 1985. Trevor Lawrence, estava pronto para fazer história.

No segundo ano, acabou não tendo o mesmo desempenho na temporada regular, que teve no ano anterior. Porém, Clemson terminou a temporada invicto e acabou ficando com a Seed 3, classificando-se para os Playoffs. Na semifinal, bateu Ohio State por 29 a 23, e os Tigers e Trevor Lawrence estavam na grande decisão do College Football pelo segundo ano consecutivo. Mas, dessa vez, não conseguiram sair com o título e acabaram perdendo por 42 a 25 para o fortíssimo time de LSU, comandado por Joe Burrow no ano retrasado. Esta foi a primeira derrota da carreira de Trevor no futebol universitário.

Em seu terceiro ano, voltou a mostrar o porquê é um dos principais prospectos de Quarterback dos últimos tempos e lançou para 3154 jardas aéreas, 24 touchdowns e apenas 5 interceptações, sendo nomeado o ACC Player of the Year e terminando em segundo na votação do Heisman Trophy, o troféu de melhor jogador da temporada do College, ficando atrás apenas do Wide Receiver de Alabama, DeVonta Smith.

Na semifinal do CFP, Clemson foi derrotada por Ohio State, em uma partida memorável do Quarterback dos Buckeyes, Justin Fields. Ao final da temporada passada, Trevor Lawrence finalmente anunciou que estaria indo para o NFL Draft de 2021, e todo o talento e expectativa criada em cima do ‘Sunshine’ agora poderão ser vistos entre os profissionais, na principal liga do esporte no mundo.

O Jacksonville Jaguars detém a primeira escolha geral deste ano, e não é segredo para ninguém, qual nome a franquia escreverá no papel que será entregue para Roger Goodell, em Cleveland, daqui exatos 24 dias. Mesmo concorrendo com outros bons nomes da posição, como Zach Wilson, Justin Fields, Trey Lance e entre outros jovens QBs, já é sabido por todos que o primeiro nome anunciado na noite de gala do Draft deste ano será o de “Trevor Lawrence, Quarterback, Clemson”.


*Nós, do projeto Esporte em Pauta, estamos realizando uma parceria com o Fala!; se quiser ter acesso a mais conteúdos sobre os mais variados esportes, procure nossa página no Instagram (@esporte_em_pauta) e no Twitter (@EsportePauta).

__________________________
Por Filipe Saochuk – Fala! PUC-SP

Tags mais acessadas