Cirurgia de rinite: quando é recomendada?
Menu & Busca
Cirurgia de rinite: saiba quando é necessário fazer

Cirurgia de rinite: saiba quando é necessário fazer

Home > Lifestyle > Saúde > Cirurgia de rinite: saiba quando é necessário fazer

O momento certo de fazer uma cirurgia de rinite ainda é uma incógnita para muitas pessoas. Para descobrir isso, é importante saber todos os detalhes e motivos da operação, sempre com auxílio médico. São essas informações, como o que é cirurgia de rinite alérgica e como é feita cirurgia de rinite, que este artigo pretende disponibilizar, por isso, continue a leitura!

O que é rinite?

A rinite é uma doença crônica em que seu tratamento busca controlar as crises alérgicas recorrentes que ela gera. É uma inflamação crônica das fossas nasais que se desenvolve por conta de alergias que o paciente tenha a diversas substâncias; as mais comuns, nesse caso, são de mofo, ácaros, pelos de cachorro/gato, pólen, etc.

Essa inflamação se forma pois toda vez que o paciente possui crises alérgicas os cartuchos nasais crescem e só depois que a crise passa que eles voltam a diminuir. Tais movimentos contínuos podem afetar permanentemente os cartuchos que incham, como uma forma de resposta do organismo, acostumado com esse aumento frequente. Assim, há um remodelamento nasal.

Quais são os sintomas da rinite?

  • Obstrução nasal;
  • Coriza (secreção nasal hialina);
  • Prurido (coceira) no nariz;
  • Espirros.
cirurgia de rinite
Saiba como funciona e quando recorrer à cirurgia de rinite. | Foto: Freepik.

Quando é recomendada a cirurgia?

De acordo com o doutor André Neri, pós-graduado e mestrando na área de otorrinolaringologia, o primeiro tratamento da rinite alérgica é o clínico, isto é, passado após uma avaliação médica sem envolvimento em cirurgias. Deve-se à prática de usar spray de corticoide, antialérgico, corticoide oral ou injetável, fazer lavagem nasal e cuidado com a alimentação.

Caso não haja melhoras consideráveis, é possível pensar no tratamento cirúrgico. A cirurgia da rinite também é conhecida como turbinectomia parcial e consiste na remoção ou diminuição dos cornetos nasais (adenoides).

Tais cornetos são carnes nasais que aumentam quando há inflamação da mucosa nasal, o que forma a rinite alérgica. O objetivo da cirurgia é melhorar o bem-estar do paciente, sua respiração e proporcionar muitos outros facilitadores na sua saúde e qualidade de vida.

A cirurgia de rinite

Pré-operatório

É de extrema importância que se realize uma avaliação pré-operatória adequada conforme a avaliação e orientação de um bom médico clínico. Além disso, é necessário interromper o uso de medicações agentes de alguma forma na coagulação sanguínea. 

Como é feita a cirurgia de rinite

A cirurgia da rinite é toda feita dentro do nariz, por endoscopia nasal. Dessa forma, não há cortes externos e nem marcas ou cicatrizes expostas. Depois que o paciente é encaminhado para o centro cirúrgico, a anestesia é aplicada, podendo ser local ou geral.

As técnicas da operação buscam realizar a remoção ou cauterização de parte dos cartuchos (ou cornetos) nasais inferiores, estruturas que se localizam na parte interna das cavidades nasais.

Os instrumentos cirúrgicos podem ser diferentes, a depender de determinada técnica utilizada pelo médico e do seu caso específico. Alguns exemplos de ferramentas cirúrgicas para a cirurgia da rinite alérgica são: microdebridador, que são aparelhos de radiofrequência, laser, entre outros.

Quando se trata da visibilidade interna do nariz, o equipamento de iluminação que proporciona isso para o médico se chama fotóforo, mas também pode ser feita uma videoendoscopia.

Duração e recuperação

Segundo Fabrizio Romano, doutor em otorrinolaringologia pela USP, a duração da cirurgia de rinite é, em média, de 40 a 60 minutos. Entretanto, outros procedimentos nasais podem ser realizados na mesma operação, o que aumenta o tempo cirúrgico.

Quando se trata da recuperação, o paciente já pode retomar suas atividades depois de quatro dias de repouso relativo. No entanto, exercícios físicos são uma exceção, por precisarem ficar suspensos por duas a três semanas.

É muito importante a lavagem nasal com soro fisiológico para acelerar a cicatrização, o cuidado principal é justamente evitar o sangramento nasal. Por isso é tão importante o repouso, uma dieta balanceada – sem alimentos quentes – e a aplicação de compressas frias no rosto durante os primeiros dias.

Onde devo procurar fazer minha cirurgia de rinite?

Entendeu a importância de cuidar da saúde e quer saber onde encontrar os melhores médicos e o tratamento perfeito para o seu problema otorrinolaringológico? A Otorrino Paulista é a opção ideal para você!

É uma clínica que possui profissionais extremamente qualificados e humanizados na área de otorrinopediatria, otorrinolaringologia geral, endocrinologia, cardiologia, bucomaxilo e clínica médica. Toda equipe está preparada para atender as necessidades do paciente, sendo o melhor time de especialistas e cirurgiões otorrinos da região.

A Otorrino Paulista trabalha com cirurgias estéticas e outros procedimentos relacionados à otorrinolaringologia, além de oferecer consultas on-line, aderindo a telemedicina. Marque sua consulta para que seja feito o diagnóstico do seu caso, seja devido à rinite ou qualquer outro incômodo otorrinolaringológico, pelo número de WhatsApp 11 2157.0067, de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h!A clínica está pronta para atender você com o melhor que a medicina oferece nos dias atuais. Saiba mais informações acessando o site e confira a seção de artigos da Otorrino Paulista, que complementa o assunto de cirurgia de rinite, disponibilizando 5 dicas para prevenir a rinite!

___________________________
Por Meliah Batista – Fala! UFPE

Tags mais acessadas