Cinco filmes de Stanley Kubrick que você precisa assistir
Menu & Busca
Cinco filmes de Stanley Kubrick que você precisa assistir

Cinco filmes de Stanley Kubrick que você precisa assistir

Home > Entretenimento > Cinema e Séries > Cinco filmes de Stanley Kubrick que você precisa assistir

Para sair do óbvio, aqui está uma lista de cinco obras do diretor que você talvez não tenha assistido 

Quando o nome Stanley Kubrick entra em pauta, alguns filmes são certeiros na discussão. O diretor é reconhecido por grandes clássicos do cinema, como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971) e, é claro, a adaptação cinematográfica, amada pelo público e odiada pelo próprio Stephen King, de O Iluminado (1980). Mas essas não foram as únicas grandes produções do consagrado cineasta. Aqui estão cinco obras de Kubrick que você precisa conhecer:

Filmes de Stanley Kubrick 

1- O Grande Golpe (1956)

filmes de Stanley Kubrick
O Grande Golpe (1956). | Foto: Reprodução.

O ex-presidiário, Johnny Clay, tem um plano: roubar dois milhões de dólares. Esse é o seu último golpe antes de sossegar na vida tranquila do casamento, mas a missão deve permanecer em segredo. Quando um dos envolvidos compartilha a informação com a esposa, Clay descobre que as coisas não vão ser tão simples quanto ele imagina. O filme é baseado no romance Clean Break, do autor Lionel White.

2- Lolita (1962)

Stanley Kubrick
Lolita (1962). | Foto: Reprodução.

O filme é uma adaptação homônima da obra clássica de Nabokov. A trama gira em torno da relação de Hubert, um professor europeu recém-chegado nos Estados Unidos, e Lolita. Após alugar um quarto na residência da viúva Charlotte, Hubert se apaixona pela filha pré-adolescente da mulher.

A obra é uma materialização em tela da garota Lolita, reconhecida, e controversa, por sua simbolização sexual. O filme foi bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica especializada, atingindo 84% e 91% de aprovação pelo Rotten Tomatoes, respectivamente. Ciente da natureza polêmica e delicada da história, Kubrick afirmou após o lançamento do filme que precisou tomar bastante cuidado na construção do relacionamento entre o homem e a menina, suavizando o erotismo que envolve toda a trama.

3- Dr. Fantástico (1964)

filmes Stanley Kubrick
Dr. Fantástico (1964). | Foto: Reprodução.

Outra adaptação cinematográfica, o filme se baseia no romance Red Alert, de Peter George. O filme gira em torno do confronto entre duas grandes potências mundiais: Estados Unidos e União Soviética. Jack D. Ripper é um general que acredita que os comunistas planejam a dominação mundial. Para impedir que isso aconteça, o homem ordena o bombeamento da União Soviética, iniciando uma possível Guerra Nuclear. Preocupados com a situação iminente, as autoridades americanas se esforçam para impedir o lançamento da bomba no território inimigo.

Esse é o filme com melhor recepção crítica de Kubrick, atingindo 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. Roger Ebert, crítico de cinema, o classificou como “possivelmente a melhor sátira política do século”, enquanto a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos o considerou “culturalmente significativo”.

4- Nascido Para Matar (1987)

Nascido Para Matar
Nascido Para Matar (1987). | Foto: Reprodução.

Considerado um dos maiores filmes sobre a Guerra do Vietnã, o longa dá enfoque aos soldados Joker e Pyle enquanto fazem parte de um pelotão de fuzileiros navais da Marinha norte-americana. No Rotten Tomatoes, essa é tida como outra grande obra do diretor, alcançando 92% de aprovação pela crítica especializada. O título original, Full Metal Jacket, faz referência a um tipo específico de munição militar.

5- De Olhos Bem Fechados (1999)

De Olhos Bem Fechados
De Olhos Bem Fechados (1999). | Foto: Reprodução.

Essa foi a última produção de Kubrick antes de seu falecimento. Estrelado por um dos maiores casais de Hollywood naquele momento, Tom Cruise e Nicole Kidman interpretam um jovem casal típico nova-iorquino. Aos poucos, o marido, Dr. Bill Hartford (Cruise), se encontra envolvido num universo secreto de fantasias sexuais, emergindo com rapidez na realidade de seus próprios desejos. O filme explora bastante a sensualidade e o erotismo, provocando curiosidade sobre os caminhos e vontades da mente humana.

____________________________
Por Carolina Gomes – Fala! Mack

Tags mais acessadas