quarta-feira, 22 maio, 24
HomeCinema e SériesCinco filmes de Stanley Kubrick que você precisa assistir

Cinco filmes de Stanley Kubrick que você precisa assistir

Para sair do óbvio, aqui está uma lista de cinco obras do diretor que você talvez não tenha assistido 

Quando o nome Stanley Kubrick entra em pauta, alguns filmes são certeiros na discussão. O diretor é reconhecido por grandes clássicos do cinema, como 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), Laranja Mecânica (1971) e, é claro, a adaptação cinematográfica, amada pelo público e odiada pelo próprio Stephen King, de O Iluminado (1980). Mas essas não foram as únicas grandes produções do consagrado cineasta. Aqui estão cinco obras de Kubrick que você precisa conhecer:

Filmes de Stanley Kubrick 

1- O Grande Golpe (1956)

filmes de Stanley Kubrick
O Grande Golpe (1956). | Foto: Reprodução.

O ex-presidiário, Johnny Clay, tem um plano: roubar dois milhões de dólares. Esse é o seu último golpe antes de sossegar na vida tranquila do casamento, mas a missão deve permanecer em segredo. Quando um dos envolvidos compartilha a informação com a esposa, Clay descobre que as coisas não vão ser tão simples quanto ele imagina. O filme é baseado no romance Clean Break, do autor Lionel White.

2- Lolita (1962)

Stanley Kubrick
Lolita (1962). | Foto: Reprodução.

O filme é uma adaptação homônima da obra clássica de Nabokov. A trama gira em torno da relação de Hubert, um professor europeu recém-chegado nos Estados Unidos, e Lolita. Após alugar um quarto na residência da viúva Charlotte, Hubert se apaixona pela filha pré-adolescente da mulher.

A obra é uma materialização em tela da garota Lolita, reconhecida, e controversa, por sua simbolização sexual. O filme foi bem recebido tanto pelo público quanto pela crítica especializada, atingindo 84% e 91% de aprovação pelo Rotten Tomatoes, respectivamente. Ciente da natureza polêmica e delicada da história, Kubrick afirmou após o lançamento do filme que precisou tomar bastante cuidado na construção do relacionamento entre o homem e a menina, suavizando o erotismo que envolve toda a trama.

3- Dr. Fantástico (1964)

filmes Stanley Kubrick
Dr. Fantástico (1964). | Foto: Reprodução.

Outra adaptação cinematográfica, o filme se baseia no romance Red Alert, de Peter George. O filme gira em torno do confronto entre duas grandes potências mundiais: Estados Unidos e União Soviética. Jack D. Ripper é um general que acredita que os comunistas planejam a dominação mundial. Para impedir que isso aconteça, o homem ordena o bombeamento da União Soviética, iniciando uma possível Guerra Nuclear. Preocupados com a situação iminente, as autoridades americanas se esforçam para impedir o lançamento da bomba no território inimigo.

Esse é o filme com melhor recepção crítica de Kubrick, atingindo 98% de aprovação no Rotten Tomatoes. Roger Ebert, crítico de cinema, o classificou como “possivelmente a melhor sátira política do século”, enquanto a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos o considerou “culturalmente significativo”.

4- Nascido Para Matar (1987)

Nascido Para Matar
Nascido Para Matar (1987). | Foto: Reprodução.

Considerado um dos maiores filmes sobre a Guerra do Vietnã, o longa dá enfoque aos soldados Joker e Pyle enquanto fazem parte de um pelotão de fuzileiros navais da Marinha norte-americana. No Rotten Tomatoes, essa é tida como outra grande obra do diretor, alcançando 92% de aprovação pela crítica especializada. O título original, Full Metal Jacket, faz referência a um tipo específico de munição militar.

5- De Olhos Bem Fechados (1999)

De Olhos Bem Fechados
De Olhos Bem Fechados (1999). | Foto: Reprodução.

Essa foi a última produção de Kubrick antes de seu falecimento. Estrelado por um dos maiores casais de Hollywood naquele momento, Tom Cruise e Nicole Kidman interpretam um jovem casal típico nova-iorquino. Aos poucos, o marido, Dr. Bill Hartford (Cruise), se encontra envolvido num universo secreto de fantasias sexuais, emergindo com rapidez na realidade de seus próprios desejos. O filme explora bastante a sensualidade e o erotismo, provocando curiosidade sobre os caminhos e vontades da mente humana.

____________________________
Por Carolina Gomes – Fala! Mack

ARTIGOS RECOMENDADOS